Tenho um Dacia Duster de terceira geração, a GPL de origem, e nas últimas duas vezes que fui abastecer tive problemas. Apesar da pistola estar colocada no adaptador não entrava gás. Depois de examinar verifiquei que existia uma pequena esfera no local onde enroscava o adaptador. Na bomba disseram que por vezes essa esfera fica presa, para eu pôr bala.
Isso é mesmo assim?
Problemas no abastecimento
Moderator: chorao
Re: Problemas no abastecimento
Sim, é verdade que por vezes essa esfera fica com impurezas e a pressão da bomba não é suficiente para a empurrar para dentro.
Assim, empurrando-a para dentro, por exemplo com uma chave de fendas pequena, é possível fazer o abastecimento.
Admitindo que a válvula antiretorno está boa, o procedimento referido não tem qualquer perigo, porque a quantidade de GPL libertada será sempre pequena, mas se por acaso essa válvula não estiver boa poderá libertar-se mais GPL.
A solução preconizada, de adicionar um lubrificante, é correta, no entanto convém ser um lubrificante à base mesmo só de óleo(por exemplo óleo de correntes de bicicleta), e não Bala ou WD-40, porque estes têm aditivos que vão acabar na linha de alimentação do GPL.
Caso o problema persista após a lubrificação, e como o carro ainda está na garantia, o melhor é ir a um concessionário Dácia, mas não espere muita rapidez na resolução do problema.
A Renault/Dácia investiu no treino de alguns dos seus mecânicos para as problemáticas do GPL, mas há coisas que só os instaladores com muitos anos de GPL sabem...
Assim, empurrando-a para dentro, por exemplo com uma chave de fendas pequena, é possível fazer o abastecimento.
Admitindo que a válvula antiretorno está boa, o procedimento referido não tem qualquer perigo, porque a quantidade de GPL libertada será sempre pequena, mas se por acaso essa válvula não estiver boa poderá libertar-se mais GPL.
A solução preconizada, de adicionar um lubrificante, é correta, no entanto convém ser um lubrificante à base mesmo só de óleo(por exemplo óleo de correntes de bicicleta), e não Bala ou WD-40, porque estes têm aditivos que vão acabar na linha de alimentação do GPL.
Caso o problema persista após a lubrificação, e como o carro ainda está na garantia, o melhor é ir a um concessionário Dácia, mas não espere muita rapidez na resolução do problema.
A Renault/Dácia investiu no treino de alguns dos seus mecânicos para as problemáticas do GPL, mas há coisas que só os instaladores com muitos anos de GPL sabem...