Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL

Aqui poderá encontrar e/ou colocar questões de mecânica relacionadas com GPL

Moderator: chorao

Post Reply
GBarbara

Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL

Post by GBarbara »

Venho aqui procurar a vossa ajuda para tentar encontrar uma explicação, ou solução, para um problema com o GPL do meu Ford Mondeo 1.8, pois parece-me estranho os sintomas apresentados pelo veículo e estou cansada com as idas e voltas à oficina sem que o problema fique definitivamente resolvido.
Após uma reparação de substituição de tubos do sistema de arrefecimento o carro deixou de passar automaticamente para GPL. Levei-o à oficina do instalador GPL que disse ser o tubo do vaporizador do gás entupido, contudo, depois desta intervenção o carro voltou passados alguns kms percorridos a apresentar o mesmo problema. Resolvi recorrer a outra oficina (infelizmente aqui no Algarve existem poucas oficinas de instalação GPL e as opções são escassas) e foi-me dito que o problema era da centralina do GPL. Foi feito um trabalho de substituição e instalação de Kit Frente Optima 4 Cil. Flipper e Kit Acessórios completo 4 Cilindros (descritivo na factura/recibo).
Com o tanque do GPL cheio percorri 100 kms, acreditando que o carro estaria a consumir GPL. Tinha o tanque de gasolina a ¼ e quando cheguei a Espanha abasteci 20 euros de gasolina (o depósito da gasolina ficou 1/2).
No regresso e depois de percorridos cerca de100 kms verifiquei que o indicador do depósito da gasolina apontava ¼, ou seja, tinha consumido o equivalente ao abastecimento de gasolina que fiz em Espanha!!! Contactei a oficina questionando o facto de aparentemente o carro ter consumido gasolina (para além do consumo obrigatório na fase de ignição do veículo) e GPL, responderam-me que se tal acontecesse o carro apresentaria sintomas. O certo é que percorri cerca de 400 kms após ter atestado o tanque de GPL e acreditando que já estaria na reserva voltei ontem a abastecer, mas o tanque só encheu 13 litros de GPL (afinal consumiu gasolina e não GPL, ou então ambos) !!! Depois disto e após conduzir cerca de 50 kms o carro começou a soluçar e a perder a força e o motor desliga. Após a ignição o máximo que atingiu foram 800 rotações oscilando e baixando até desligar totalmente não conseguindo iniciar a marcha, perda total de potência. Tive de chamar a assistência em viagem e o veículo seguiu no reboque para a oficina. Na oficina disseram-me que o carro estava a trabalhar normalmente e que o sistema GPL precisava de ser afinado pelo técnico que no momento não estava presente, contudo, o carro voltou a apresentar os mesmos sintomas: falta de potência acabando por parar nas subidas, não passa para GPL e o motor faz um barulho estranho parecendo que vai estoirar estremecendo muito. O motor vai abaixo e só há ignição e marcha ao fim de algum tempo depois do motor arrefecer. Na oficina até agora ainda não encontraram solução para o problema, nem conseguiram identificar a avaria. Alguém já teve alguma experiência destas com um GPL ou conhece qual pode ser o problema?
Conto com a vossa experiência para aprender e agradeço todos os vossos comentários.
rdd48856

Re: Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL

Post by rdd48856 »

Bom, vamos por partes.

Em 1ºlugar é preciso compreender o funcionamento de um componente muito importante de um sistema GPL: o vaporizador.
Quando utiliza uma lata de spray, por exemplo um desodorizante, a lata arrefece. Isso acontece porque o GPL que está no interior da lata, ao passar do estado líquido para o gasoso absorve calor. No caso dos carros, como a quantidade de GPL a vaporizar é muito grande, é necessário encontrar uma fonte da calor, ou o vaporizador iria congelar devido à enorme quantidade de calor absorvido.

Essa fonte de calor é o líquido de refrigeração que sai do motor muito quente e que normalmente serviria para aquecer o interior do carro (chaufagem). (Ver imagem abaixo).
Funcionamento vaporizador.png
Funcionamento vaporizador.png (4.65 KiB) Viewed 224 times
Voltando ao seu carro, tenho algumas dúvidas. Quando diz substituição dos tubos de arrefecimento, está a referir-se a que tubos? Porque é que foram substituídos? O carro apresentou algum sintoma?
Em relação ao carro funcionar a gasolina, quando achava que estava a funcionar a GPL, os LEDs do sistema de GPL indicavam que o carro estava a GPL?

A informação que lhe deram, do ponteiro da gasolina baixar, mas o carro não estar a consumir acontece em alguns carros (eu tenho 3 carros a GPL, sendo que no Renault Modus isso acontece, o nível da gasolina vai baixando, chegando por vezes mesmo a atingir a reserva, quando desligo e volto a ligar o carro ele atualiza e mostra outra vez o nível real).

De que ano é o seu carro?
rdd48856

Re: Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL

Post by rdd48856 »

Alguma novidade?
Post Reply