
Fonte: Wikipedia
As válvulas, sobretudo as de escape, arrefecem por contacto com as sedes (onde encostam quando fecham), é por isso absolutamente fundamental que os tempos em que as válvulas permaneçam encostadas às sedes sejam suficientes para que estas arrefeçam, o que é particularmente importante num motor a GPL, porque o pico de temperatura atingido nas paredes do cilindro é maior.
Nas figuras seguintes é possível perceber que o tempo durante o qual as válvulas permanecem abertas depende da ação do came no tucho (ou impulsor) da válvula. Para que a válvula feche tem de haver uma folga entre o came e o tucho, de forma a que esta só abra quando é empurrada pela parte pontiaguda do came.
Fonte: Wikipedia
Isto é conseguido através de uma regulação adequada das folgas das válvulas.
Por isso é necessário saber antes de mais qual o tipo de regulação das folgas das válvulas que se aplica ao motor em questão (esta informação deveria ser fornecida pelo instalador ao cliente, para que este possa adequar o plano de manutenção do seu veículo).
Existem 4 tipos de regulação da folga das válvulas:
1.Regulação por tuchos hidráulicos – neste caso a regulação é automática (não necessita de nenhuma intervenção) o que permite, dentro de determinados limites, que a folga se mantenha correta, mesmo que exista algum desgaste das sedes.
2.Regulação por pastilhas sobre o impulsor – à medida que ocorre desgaste nas sedes, a folga pode ser resposta substituindo a pastilha por outra de menor espessura. É uma operação simples, que apenas implica retirar a tampa da caixa de válvulas, verificar a folga, substituir as pastilhas, colocar uma junta da caixa de válvulas nova e recolocar a tampa da caixa de válvulas.
3.Regulação por pastilhas sob (por baixo) o impulsor. Este tipo de regulação e o seguinte são os mais complicados. Neste tipo de regulação a pastilha está colocado por baixo do impulsor (tucho), obrigando à desmontagem deste para a sua substituição. Esta desmontagem não é simples, obrigando a substituir a distribuição, pelo que deverá ser feita preferencialmente aquando desta operação (que na maioria das marcas é a cada 5 anos no máximo). Felizmente que grande parte dos motores com este tipo de regulação das folgas das válvulas é de corrente de distribuição. Já a verificação da folga é muito mais simples e pode ser feita como habitualmente.
4.Regulação por substituição dos tuchos. Idêntico ao anterior mas neste caso é o próprio tucho que tem que ser substituído. Isto obriga a uma imobilização do veículo algo prolongada, porque as marcas nem sempre têm as medidas de tuchos necessárias disponíveis. Por isso por vezes é possível maquinar no torneiro o tucho, o que se torna muito mais simples. Mais uma vez a verificação da folga é simples e pode ser feita como habitualmente.
Finalmente chamo mais uma vez a atenção para a importância de cada proprietário de um carro a GPL saber qual o tipo de afinação de válvulas do motor do seu carro e de as verificar periodicamente (independentemente do que lhe diga o mecânico generalista).
O tipo de afinação de válvulas para alguns motores está disponível em: http://www.borel.fr/faisabilites/vehicu ... es-gpl.php