Partilho esta opinião, com a qual concordo e adiciono que o impacto da produção de carros, sobretudo elétricos, não é pequeno, e portanto estes não devem ser tratados como bens descartáveis, embora devam ser sujeitos a manutenções que os mantenham com níveis de emissões adequados:
https://www.razaoautomovel.com/opiniao/ ... -portugal/
Opinião pelo direito a ter carro "velho"
Moderator: chorao
Re: Opinião pelo direito a ter carro "velho"
Estou completamente de acordo. Há sempre a questão da economia, a economia Europeia depende muito da indústria automóvel, por isso convém fazer alterações legislativas de forma a favorecer sempre a compra de carros novos e abater os "velhos". A ecologia serve de alavanca, lembremos o que diziam sobre os motores diesel, a melhor solução, menores emissões de CO2 (afinal não era bem assim). Com isso fabricaram-se e venderam-se milhões de utilitários a diesel, com gasóleo a pagar menos impostos artificialmente. As empresas podiam descontar o IVA do gasóleo mas não dá gasolina, tudo a empurrar para o diesel.
E agora? Não é o que está a acontecer com os EVs? Mas parece que desta vez o tiro saiu pela colatra, a economia que está a beneficiar é a Chinesa e a Europeia em maus lençóis.
E agora? Não é o que está a acontecer com os EVs? Mas parece que desta vez o tiro saiu pela colatra, a economia que está a beneficiar é a Chinesa e a Europeia em maus lençóis.
Equipamentos de conversão de veículos a GPL.
Alex-Optima, Vialle, V-Lube.
Alex-Optima, Vialle, V-Lube.
Re: Opinião pelo direito a ter carro "velho"
Actualmente, o único problema dos VEs é o armazenamento de energia (bateria). Dentro de +-5 anos haverá tecnologia menos poluente e de muito maior densidade energética.
Posto isto, não faz sentido andar com motores com eficiências de 40%, quando os VEs serão mais simples mecânica e electronicamente.
Como a rede elétrica não aguenta só VEs ... haverá sp espaço para ICEs (hidrogénio e sintéticos).
Quanto a ter carro com mais idade, depende das posses de cada um (o tuga não é rico), daí não deve ser prejudicado por não conseguir comprar novo.
Sou contra andar a subsidiar a compra de carro novo, principalmente por quem pode comprar. O pobre a subsidiar o rico.
...
Posto isto, não faz sentido andar com motores com eficiências de 40%, quando os VEs serão mais simples mecânica e electronicamente.
Como a rede elétrica não aguenta só VEs ... haverá sp espaço para ICEs (hidrogénio e sintéticos).
Quanto a ter carro com mais idade, depende das posses de cada um (o tuga não é rico), daí não deve ser prejudicado por não conseguir comprar novo.
Sou contra andar a subsidiar a compra de carro novo, principalmente por quem pode comprar. O pobre a subsidiar o rico.
...
Last edited by pcta on Sat Apr 26, 2025 10:34 pm, edited 1 time in total.