Venho aqui procurar a vossa ajuda para tentar encontrar uma explicação, ou solução, para um problema com o GPL do meu Ford Mondeo 1.8, pois parece-me estranho os sintomas apresentados pelo veículo e estou cansada com as idas e voltas à oficina sem que o problema fique definitivamente resolvido.
Após uma reparação de substituição de tubos do sistema de arrefecimento o carro deixou de passar automaticamente para GPL. Levei-o à oficina do instalador GPL que disse ser o tubo do vaporizador do gás entupido, contudo, depois desta intervenção o carro voltou passados alguns kms percorridos a apresentar o mesmo problema. Resolvi recorrer a outra oficina (infelizmente aqui no Algarve existem poucas oficinas de instalação GPL e as opções são escassas) e foi-me dito que o problema era da centralina do GPL. Foi feito um trabalho de substituição e instalação de Kit Frente Optima 4 Cil. Flipper e Kit Acessórios completo 4 Cilindros (descritivo na factura/recibo).
Com o tanque do GPL cheio percorri 100 kms, acreditando que o carro estaria a consumir GPL. Tinha o tanque de gasolina a ¼ e quando cheguei a Espanha abasteci 20 euros de gasolina (o depósito da gasolina ficou 1/2).
No regresso e depois de percorridos cerca de100 kms verifiquei que o indicador do depósito da gasolina apontava ¼, ou seja, tinha consumido o equivalente ao abastecimento de gasolina que fiz em Espanha!!! Contactei a oficina questionando o facto de aparentemente o carro ter consumido gasolina (para além do consumo obrigatório na fase de ignição do veículo) e GPL, responderam-me que se tal acontecesse o carro apresentaria sintomas. O certo é que percorri cerca de 400 kms após ter atestado o tanque de GPL e acreditando que já estaria na reserva voltei ontem a abastecer, mas o tanque só encheu 13 litros de GPL (afinal consumiu gasolina e não GPL, ou então ambos) !!! Depois disto e após conduzir cerca de 50 kms o carro começou a soluçar e a perder a força e o motor desliga. Após a ignição o máximo que atingiu foram 800 rotações oscilando e baixando até desligar totalmente não conseguindo iniciar a marcha, perda total de potência. Tive de chamar a assistência em viagem e o veículo seguiu no reboque para a oficina. Na oficina disseram-me que o carro estava a trabalhar normalmente e que o sistema GPL precisava de ser afinado pelo técnico que no momento não estava presente, contudo, o carro voltou a apresentar os mesmos sintomas: falta de potência acabando por parar nas subidas, não passa para GPL e o motor faz um barulho estranho parecendo que vai estoirar estremecendo muito. O motor vai abaixo e só há ignição e marcha ao fim de algum tempo depois do motor arrefecer. Na oficina até agora ainda não encontraram solução para o problema, nem conseguiram identificar a avaria. Alguém já teve alguma experiência destas com um GPL ou conhece qual pode ser o problema?
Conto com a vossa experiência para aprender e agradeço todos os vossos comentários.
Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL
Moderator: chorao
Re: Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL
Bom, vamos por partes.
Em 1ºlugar é preciso compreender o funcionamento de um componente muito importante de um sistema GPL: o vaporizador.
Quando utiliza uma lata de spray, por exemplo um desodorizante, a lata arrefece. Isso acontece porque o GPL que está no interior da lata, ao passar do estado líquido para o gasoso absorve calor. No caso dos carros, como a quantidade de GPL a vaporizar é muito grande, é necessário encontrar uma fonte da calor, ou o vaporizador iria congelar devido à enorme quantidade de calor absorvido.
Essa fonte de calor é o líquido de refrigeração que sai do motor muito quente e que normalmente serviria para aquecer o interior do carro (chaufagem). (Ver imagem abaixo). Voltando ao seu carro, tenho algumas dúvidas. Quando diz substituição dos tubos de arrefecimento, está a referir-se a que tubos? Porque é que foram substituídos? O carro apresentou algum sintoma?
Em relação ao carro funcionar a gasolina, quando achava que estava a funcionar a GPL, os LEDs do sistema de GPL indicavam que o carro estava a GPL?
A informação que lhe deram, do ponteiro da gasolina baixar, mas o carro não estar a consumir acontece em alguns carros (eu tenho 3 carros a GPL, sendo que no Renault Modus isso acontece, o nível da gasolina vai baixando, chegando por vezes mesmo a atingir a reserva, quando desligo e volto a ligar o carro ele atualiza e mostra outra vez o nível real).
De que ano é o seu carro?
Em 1ºlugar é preciso compreender o funcionamento de um componente muito importante de um sistema GPL: o vaporizador.
Quando utiliza uma lata de spray, por exemplo um desodorizante, a lata arrefece. Isso acontece porque o GPL que está no interior da lata, ao passar do estado líquido para o gasoso absorve calor. No caso dos carros, como a quantidade de GPL a vaporizar é muito grande, é necessário encontrar uma fonte da calor, ou o vaporizador iria congelar devido à enorme quantidade de calor absorvido.
Essa fonte de calor é o líquido de refrigeração que sai do motor muito quente e que normalmente serviria para aquecer o interior do carro (chaufagem). (Ver imagem abaixo). Voltando ao seu carro, tenho algumas dúvidas. Quando diz substituição dos tubos de arrefecimento, está a referir-se a que tubos? Porque é que foram substituídos? O carro apresentou algum sintoma?
Em relação ao carro funcionar a gasolina, quando achava que estava a funcionar a GPL, os LEDs do sistema de GPL indicavam que o carro estava a GPL?
A informação que lhe deram, do ponteiro da gasolina baixar, mas o carro não estar a consumir acontece em alguns carros (eu tenho 3 carros a GPL, sendo que no Renault Modus isso acontece, o nível da gasolina vai baixando, chegando por vezes mesmo a atingir a reserva, quando desligo e volto a ligar o carro ele atualiza e mostra outra vez o nível real).
De que ano é o seu carro?
Re: Perda de potência do motor Ford Mondeo GPL
Alguma novidade?