Carta por Pontos

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Carta por Pontos

Mensagem por voltinhas » 24 mai 2016, 09:40

A Carta por Pontos entra em vigor, já a 1 de Junho de 2016...

Carta por Pontos.pdf

Boa condução...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: Carta por Pontos

Mensagem por timfusion » 24 mai 2016, 10:04

Finalmente!
De certeza isso inibirá quem ainda pratique condução irresponsável, e não tem problemas em pagar.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 mai 2016, 10:45

Sou pouco optimista acerca deste sistema por pontos, por várias razões. Não vai impedir as pessoas que conduzem sem carta de o fazer. Quer esta esteja apreendida ou nunca a tenham tirado. Quem tem muito dinheiro vai continuar a conseguir dar a volta à situação e continuar a conduzir como lhe der na gana. As cartas vão continuar a ser renovadas a pessoas que já não têm condições físicas ou mentais para conduzir. E muitos outros casos que de momento não me recordo mas que todos reconhecemos quando andamos nas estradas.
Os condutores responsáveis vão continuar a conduzir de forma responsável e os irresponsáveis vão continuar a ser irresponsáveis. É apenas mais uma forma de algumas pessoas ganharem dinheiro.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Carta por Pontos

Mensagem por rdd48856 » 24 mai 2016, 10:58

Pelo que percebi às penalizações que já estavam em vigor soma-se a perda de pontos.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 mai 2016, 11:14

rdd48856 Escreveu:Pelo que percebi às penalizações que já estavam em vigor soma-se a perda de pontos.
Que se podem recuperar pagando e tirando cursos e tudo aquilo de que se lembrarem para ganhar/extorquir algum dinheiro ao zé povinho. Faz lembrar quando nos deram o presente envenenado do selo verde e quem já tinha instalações feitas tinha que voltar a fazer uma inspecção extraordinária se o quisesse usar.
É tudo um bando de xupistas :mrgreen:

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: Carta por Pontos

Mensagem por timfusion » 24 mai 2016, 11:24

Obviamente que defendo essa lei tendo em vista que serão cumpridas as penalizações, sem existirem "cunhas" para os endinheirados.
Se formos pela ideia que não adianta mudar, pq alguns darão volta à situação, nunca iremos a lado algum!

É como não limparmos uma casa pq ela ira sujar-se novamente!

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 mai 2016, 11:43

timfusion Escreveu:Obviamente que defendo essa lei tendo em vista que serão cumpridas as penalizações, sem existirem "cunhas" para os endinheirados.
Se formos pela ideia que não adianta mudar, pq alguns darão volta à situação, nunca iremos a lado algum!

É como não limparmos uma casa pq ela ira sujar-se novamente!
O que é que muda assim tão radicalmente que vá fazer com que haja melhorias a nível da segurança nas estradas? Na minha opinião a lei actual é bastante repressiva e pouco pedagógica. E não creio que esta versão seja uma melhoria significativa. Existem no mundo sistemas bem mais justos para serem aplicados mas esses já não interessam porque iam magoar os bolsos de pessoas a quem agora só fazem cócegas, como o valor da multa ser proporcional ao rendimento do condutor.
No meu entender, reciclagens anuais a preços adequados, fariam muito mais sentido. O código da estrada muda quase todos os anos, alterado por pessoas de reconhecido mérito e conhecimento como bem sabemos, e temos pessoas que não se dão ao trabalho de ver o que muda, a conduzir como aprenderam há 30 ou mais anos. Para já não falar daqueles que só passa as vistas pelas partes que lhes interessam...
Não é não limpar a casa porque se vai sujar outra vez. É que não limparam nada. Limitaram-se a trazer mais pó para dentro de casa.
Mas isto sou eu a ser reali...pessimista :))

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Carta por Pontos

Mensagem por pcta » 24 mai 2016, 11:47

Carta por pontos, sim.
É da minha opinião que deva estar previsto a perda da carta para quem cometa infracções muito graves, como velocidade excessivas, conduzir embriagado ou drogado, etc...
Para ter novamente carta, teria de ir outra vez tirar. Se tiver uma segunda cassacão, ficar de vez sem carta.
Autoridades deveriam ter em todos os veículos um controlo automático de matriculas, desta forma quem anda a conduzir sem carta, seguro, inspecções e outros seria detectado muito mais facilmente.
Ando muito pela ic2 e vejo autenticas barbaridades, em Portugal a prevenção já deixou de funcionar, devem as autoridades ser razoáveis e passar à tolerância zero.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 mai 2016, 12:33

pcta Escreveu:Carta por pontos, sim.
É da minha opinião que deva estar previsto a perda da carta para quem cometa infracções muito graves, como velocidade excessivas, conduzir embriagado ou drogado, etc...
Para ter novamente carta, teria de ir outra vez tirar. Se tiver uma segunda cassacão, ficar de vez sem carta.
Autoridades deveriam ter em todos os veículos um controlo automático de matriculas, desta forma quem anda a conduzir sem carta, seguro, inspecções e outros seria detectado muito mais facilmente.
Ando muito pela ic2 e vejo autenticas barbaridades, em Portugal a prevenção já deixou de funcionar, devem as autoridades ser razoáveis e passar à tolerância zero.
Concordo com alguns pontos e não tanto com outros. Há zonas do país que parece que metade dos condutores receberam o carro nesse dia tal é a quantidade de asneiras que se vê. As punições devem ser duras, mas o investimento na prevenção devia ser maior que na repressão. Carros da brigada de trânsito escondidos a controlar velocidades em vez de visíveis nos pontos negros é pouco preventivo, acho eu. Mas quando o valor que se espera arrecadar em multas faz parte do orçamento de estado, julgo que temos as prioridades do estado definidas. Resumindo e concluindo estamos cá para ser ovelhas à disposição dos lobos que nos governam. :evil:

ok_computer
Cidadão Virtual
Mensagens: 5089
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ok_computer » 24 mai 2016, 12:56

muitos que andam ai e não têm problema em pagar multa vão continuar a fazê-lo porque na maioria dos casos são carros de empresas, e a empresa pode não identificar que era o condutor..

Nessas situações a multa aumenta para aa empresa mas ninguém fica sem pontos

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: Carta por Pontos

Mensagem por timfusion » 24 mai 2016, 13:06

ok_computer Escreveu:muitos que andam ai e não têm problema em pagar multa vão continuar a fazê-lo porque na maioria dos casos são carros de empresas, e a empresa pode não identificar que era o condutor..

Nessas situações a multa aumenta para aa empresa mas ninguém fica sem pontos
Isso no caso de não se fazer autuação, na hora. No caso dos pontos, tem de existir o flagrante.

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Carta por Pontos

Mensagem por voltinhas » 24 mai 2016, 13:17

ok_computer Escreveu:muitos que andam ai e não têm problema em pagar multa vão continuar a fazê-lo porque na maioria dos casos são carros de empresas, e a empresa pode não identificar que era o condutor..

Nessas situações a multa aumenta para aa empresa mas ninguém fica sem pontos
Ficam com carro em questão apreendido durante 6 meses...

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: Carta por Pontos

Mensagem por timfusion » 24 mai 2016, 13:24

voltinhas Escreveu:
ok_computer Escreveu:muitos que andam ai e não têm problema em pagar multa vão continuar a fazê-lo porque na maioria dos casos são carros de empresas, e a empresa pode não identificar que era o condutor..

Nessas situações a multa aumenta para aa empresa mas ninguém fica sem pontos
Ficam com carro em questão apreendido durante 6 meses...
Onde consta isso Voltinhas? Se assim for, será mais um fator de inibição! :clap:

ok_computer
Cidadão Virtual
Mensagens: 5089
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: Carta por Pontos

Mensagem por ok_computer » 24 mai 2016, 13:25

sim, no caso de nao forem parados na hora

isso aconteceu com um colega e o carro vai ficar apreendido 2 meses

Braz
Cidadão Virtual
Mensagens: 3908
Registado: 20 abr 2005, 20:12
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Re: Carta por Pontos

Mensagem por Braz » 24 mai 2016, 13:32

Enquanto a fiscalização não for eficiente, de nada servirá a carta ter 12, 10 ou 3 pontos...

Se a polícia, se colocasse em carros descaracterizados e andasse a circular pelas estradas, a fiscalizar manobras perigosas, sinais vermelhos, faltas de cedência de prioridades, ou até meros estacionamentos indevidos, muita coisa mudaria.

Em Portugal, só se fiscaliza, com afinco, as velocidades. De facto, somos um país onde se circula a uma velocidade muito elevada, mas também há muita falta de respeito por quem partilha a estrada connosco...

Por mim, esta medida em nada ou quase nada alterará no panorama rodoviário.

Responder