Página 4 de 4
Re: Injecção líquida
Enviado: 04 jan 2012, 16:16
por pcta
chorao Escreveu:lobito Escreveu:ok_computer Escreveu:até á bem pouco tempo não eram permitidos em PT os kits de injecção liquida.. Portugal sempre na frente :D
Continuam válidas alineas duma lei feita em 1991. A malta da AR às sextas à tarde tem de ir para o "monte" ou jogar golfe, vão lá agora pensar em GPL ou sermos como os restantes europeus. Calma, só ainda passaram 21 anos, não sejam chatos pá! Também o que é que a tecnologia evoluiu em 21 anos? Os politicos não continuam na mesma? Alguns nem sequer actualizaram o software que gere os discursos...
estás com um sarcasmo extremamente refinado lobito :D ainda tenho de ira ai para beber um café contigo.
.... mais, alguns deputados ainda se enganam na assembleia da republica ao utilizar o voto electrónico .... Portugal no seu melhor ....
Re: Injecção líquida
Enviado: 08 jan 2012, 19:32
por lobito
chorao Escreveu:lobito Escreveu:ok_computer Escreveu:até á bem pouco tempo não eram permitidos em PT os kits de injecção liquida.. Portugal sempre na frente :D
Continuam válidas alineas duma lei feita em 1991. A malta da AR às sextas à tarde tem de ir para o "monte" ou jogar golfe, vão lá agora pensar em GPL ou sermos como os restantes europeus. Calma, só ainda passaram 21 anos, não sejam chatos pá! Também o que é que a tecnologia evoluiu em 21 anos? Os politicos não continuam na mesma? Alguns nem sequer actualizaram o software que gere os discursos...
estás com um sarcasmo extremamente refinado lobito :D ainda tenho de ira ai para beber um café contigo.
És bem-vindo, café ou outra coisa aparece para escrevermos uns "poemas" :D .
Re: Injecção líquida
Enviado: 09 jan 2012, 01:39
por pcta
Em questões de manutenção e fiabilidade estes sistemas de injeção liquida são melhores ou iguais aos gasosos, isto é que se tem de comparar ....... já ha dados, dão mais ou menos problemas que os gasosos....
Re: Injecção líquida
Enviado: 08 out 2013, 20:27
por Hernâni Moura
Esclareçam-me um ponto por favor: os sistemas de injecção líquida de GPL também precisam de Flashlube? A temperatura de combustão é na mesma alta à semelhança dos sistemas gasosos?
Desde já obrigado.
Re: Injecção líquida
Enviado: 08 out 2013, 21:16
por lobito
Nos kits de injecção liquida também é conveniente colocar aditivo nos motores mais criticos.
Re: Injecção líquida
Enviado: 08 out 2013, 22:24
por Hernâni Moura
E a temperatura de combustão não baixa pelo facto da injecção ser líquida? Penso que devia baixar.
Re: Injecção líquida
Enviado: 09 out 2013, 09:58
por PauloAns
a temperatura NÃO É O ÚNICO factor em causa...
Re: Injecção líquida
Enviado: 09 out 2013, 13:47
por lobito
Para ser frontal e directo, acho que a temperatura de combustão do GPL ser mais elevada é meio mito. Digo isto porque o 1L de GPL dispersa menos cerca de 75% de calor do que 1L de gasolina. Mesmo que entre mais 25% GPL que gasolina nas mesma circunstâncias, deveria ser idêntica, pelos menos na teoria.
A falta de aditivo no GPL (que protege o bater das válvulas nas sedes) e a explosão mais tardia do GPL (a ignição dá-se mais tarde que a gasolina), faz com que os gases de escape passem pelas válvulas e sedes mais quente, é que pode provocar um maior desgaste das válvulas.
As válvulas e as sedes realmente têm tendência a aquecer mais com o GPL mas julgo pela explosão ser mais tardia e pela falta do efeito de evaporação.
O GPL em estado liquido com certeza arrefece as válvulas de admissão e a combustão pode ser mais baixa (o GPL gasoso entra aquecido e o liquido frio, muito frio até) mas em motores criticos não se deve arriscar sem aditivo.
Re: Injecção líquida
Enviado: 09 out 2013, 21:49
por Hernâni Moura
OK, Lobito! Obrigado pela explicação.
Cumprimentos.
Hernâni
Re: Injecção líquida
Enviado: 10 out 2013, 09:37
por PauloAns
lobito Escreveu:
As válvulas e as sedes realmente têm tendência a aquecer mais com o GPL mas julgo pela explosão ser mais tardia e pela falta do efeito de evaporação.
hê páh, que flashback, parecias o rdd a escrever.
tenho a certeza que já li isto.
fantástico.
Re: Injecção líquida
Enviado: 10 out 2013, 09:56
por rara
PauloAns Escreveu:lobito Escreveu:
As válvulas e as sedes realmente têm tendência a aquecer mais com o GPL mas julgo pela explosão ser mais tardia e pela falta do efeito de evaporação.
hê páh, que flashback, parecias o rdd a escrever.
tenho a certeza que já li isto.
fantástico.
Já tive o prazer de almoçar com o Lobito e com o Rdd , aquilo é tar caladito e absorver o conhecimento... :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Re: Injecção líquida
Enviado: 11 out 2013, 23:04
por pcta
Pois, mas o gpl liquido pode não ser frio, bastam 5 a 6 bar (dependendo da relação butano/propano) para o tornar liquido à temperatura ambiente. Aliás se forem ao deposito não vêm lá ponta de gelo.
O gpl ao ser injectado na câmara de combustão no estado liquido ao vaporizar instantaneamente absorve calor, pois trata-se de uma expansão fortemente endotérmica. Daí baixar a temperatura da câmara, quanto não sei, ter-se-iam de fazer contas......
Quando ao abastecer sai gpl e vai para as mãos :( o frio que sentimos é já da expansão a absorver o calor e não que o gpl venha frio ;)
Re: Injecção líquida
Enviado: 11 out 2013, 23:58
por j_verne
Realmente faz todo o sentido!
Re: Injecção líquida
Enviado: 13 abr 2014, 02:57
por brunomcf2
alguma novidade? É possível instalar este sistema num Civic 1.5i LS de 96?
Re: Injecção líquida
Enviado: 14 abr 2014, 09:55
por lobito
brunomcf2 Escreveu:alguma novidade? É possível instalar este sistema num Civic 1.5i LS de 96?
É possível sim. O LiquidSi pode ser instalado em qualquer motor de injecção, turbo, valvetronic, start/stop, Hibrido...
Já foram convertidos alguns Civic com injecção liquida, alguns na zona do Porto que julgo ser onde reside. Este sistema também permite a adição parcial de gasolina, útil a partir de determinda carga do motor para prevenir aquecimento das válvulas. Costumam ficar com consumos muito bons.