Terrano Escreveu:A Vialle é pública? ou é privada? que dinheiro está lá a ser injectado? dos contribuintes?...
É dinheiro de investidores, e Holandeses (que já tinham 20% da empresa e adquiriram a totalidade). E mantêm o CEO (que era o principal accionista, Peter Rutten) à frente da empresa.
Pode parecer curioso mas neste momento está com o maior pico de encomendas desde que lançou o LiquidSi. Pelos vistos as noticias e o anuncio da morte da Vialle que tentaram passar por vários meios, teve efeito contrário ao desejado.
A partir de 2009 fez fortes investimentos em sistemas LPDi para motores de injecção directa onde foi pioneira e outras a seguiram. Também foi pioneira nos sistemas LPi e LiquidSi que outros também já seguiram mas que por "opção" não comercializam. Não porque não acreditem nas vantagens da injecção liquida, nem porque a injecção liquida não é adequada aos motores de injecção indirecta, nem porque não dominem a tecnologia. Nada disso, apenas porque não têm preço (por enquanto pelo menos) para competir, tão simples quanto isso.
Mas dentro de algum tempo vão começar a aparecer outras soluções com injecção liquida, é a evolução natural, cada vez com conversões menos agressivas para os componentes do motor (a instalação dum redutor implica adicionar 8 ligações no circuito de água do motor).
já há algumas empresas a testar estes tipos de equipamentos e desta vez não estão à espera das referências Italianas. É um pouco como aconteceu com a passagem dos sistemas aspirados para os de injecção.
Mas muitos de nós se lembrarão que muitos instaladores continuavam a preferir os sistemas aspirados, "dão menos problemas, é mais simples", "isso de furar o colector para por os injectores só vai dar problemas"... etc. É uma espécie de "déjà vu".
Espero que a Vialle esteja sempre um passo à frente como até aqui.