GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. 2020 por HelGPL)

Novidades dos Fabricantes, e outras informações...

Moderador: rdd48856

Responder
sergiodfalmeida
Utilizador Junior
Mensagens: 42
Registado: 23 mai 2008, 22:38
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Avensis
Ano: 2003

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por sergiodfalmeida » 28 dez 2015, 12:16

carlossantos Escreveu:Epá!!!30 000 para o primeiro semestre de 2016? :-?
Se quiseres o meu Honda Jazz com 221 000 kms até me ajudavas a chegar aos 300 000 mais depressa que esta porra teima em não me largar o meu rabo! :((
Ainda por cima para o ano de 2016 temo que nem 3000 devo fazer, pois o ano que vem está a...8 kms do trabalho :ympeace:

Eu bem queria...queria...mas ele não me larga!
Ainda por cima já existe este á venda de serviço:
xxxx://usados.honda.pt/detalheusado.aspx?id=9540 x_x x_x x_x

Acho que vou só ter um Jazz novo lá para a...4º geração :-bd
Caro Carlos, como eu gostava de te ajudar a meter km nessa bomba, o meu era de 2003...um carro FANTÁSTICO, corri centenas de stands à procura de um ou um irmão mais velho (CIVIC)..mas nada onde os havia não queriam a minha retoma :evil: . Nunca devia ter vendido o meu :cry: estava só com 135000 +/-

sergiodfalmeida
Utilizador Junior
Mensagens: 42
Registado: 23 mai 2008, 22:38
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Avensis
Ano: 2003

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por sergiodfalmeida » 28 dez 2015, 12:21

correção: o meu estava com 120000

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por pcta » 28 dez 2015, 12:51

sergiodfalmeida Escreveu:
pcta Escreveu:e depois....anos seguintes...
Ok, vamos lá explicar isto bem...

Cá em casa eu e a minha maria temos de correr todos os dia para os empregos...
Eu faço aproximadamente por ano, só para o trabalho, cerca de 18000km .
A minha mulher irá fazer de janeiro até junho os tais 30000km, se ela continuar a trabalhar no mesmo local até ao final do ano...soma cerca de 60000 em 2016 mais 30000 até junho de 2017 (aproximadamente), se por ficar a trabalhar mais perto...nunca fará menos de 9000 no restante semestre o que totaliza cerca de 40000 em 2016...nos anos seguintes nunca de sabe...mas a probabilidade de continuar a trabalhar longe é muito grande.
Bom como a incerteza é grande, o numero de kms será em principio elevado, gpl em 0.9cc até 1.4cc está fora de questão.
Tendo em conta as minhas condições, válvulas duras e cilindrada não mto baixa, pois quer que o carro dure .... não vejo nenhuma opção gpl de origem..... lamento mas, ia para diesel pois em estrada não vais ter problemas com fap.

rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10094
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por rara » 28 dez 2015, 14:43

Vou ter de concordar com o Pcta,para essa kilometragem diesel sem dúvida....


Enviado através de pombo correio turbinado

sergiodfalmeida
Utilizador Junior
Mensagens: 42
Registado: 23 mai 2008, 22:38
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Avensis
Ano: 2003

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por sergiodfalmeida » 28 dez 2015, 16:57

Estou a ficar baralhado :-\ ....então um carro a GPL não se torna mais económico que um diesel? (quer na aquisição, manutenção, iuc's e consumos) e quando falo em consumos estou a referir-me aos €/100km.
E quantos mais km, mais económico se torna.... certo :-\
Eu entendo as desconfianças relativamente aos motores mais fracos mas com motores 1.3 ou 1.4, não são suficientemente desenrascados e duradouros?

mastersoul
Cidadão Virtual
Mensagens: 1096
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por mastersoul » 28 dez 2015, 17:36

Sim um GPL torna-se mais económico. Mas o problema é que aqui que tu esperas que 1.2 ou mesmo 1.4 aguente 60.000 km ao ano e provavelmente em AE. Eles desenrascados até são, agora duradouros(em utilização intensiva)... tenho as minhas duvidas neste motores novos... até por aquilo que tenho em casa.
Se queres mesmo continuar no GPL recomendo comprares um carro para converteres e que tenha mais cilindrada..

http://olx.pt/anuncio/ford-focus-1-6i-t ... 8f6194552d

http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8640935/

Ou então segues o conselho do pcta.
Eu quero ver se até a Agosto me desfaço do meu Corsa, pois existe sempre qualquer coisa que aparece.

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por pcta » 28 dez 2015, 18:57

A questão não é os diesel durarem mais.....já la vai tempo.
Diesel vs gasolina, começa nos 1.4, os 1.6tdi os mais difundidos e depois os 2.0, a gasolina 1.0, 1.2, 1.4 .... vê-se grandes diferenças.
1) gasolina - se for para andar em estrada 80/90/100 na maior parte das vezes e com estas cilindradas penso que farão tb bons kms.
2) gasolina - se for para fazer muita AE em velocidades 120 para cima e viagens mais longas, cilindrada um pouco maior é recomendável.

3) gpl - válvulas duras e cilindrada um pouco maior para que as rpm não andem muito altas durante as viagens.
4) gpl - se for para fazer muita AE em velocidades 120 para cima e viagens mais longas .... gpl=off.

É tudo uma questão de adequar o tipo de carro ao uso que lhe vamos dar.
Eu se fosse colocar a gpl iria para um destes http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8657087/
Se fizesse AE maioritariamente http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8282479/ pena terem acabado :(

Julgo que ambos de válvulas duras, mas no caso de muita AE ponderaria lubrificante a usar em rpms mais altas.
Bem analisado chega-se sempre ao que pretendemos.

carlossantos
Cidadão Virtual
Mensagens: 554
Registado: 03 out 2012, 23:18
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Jazz Live 1.2 i-DSI
Ano: 2005

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por carlossantos » 28 dez 2015, 19:24

Pois eu coloquei GPL neste HONDA jAZZ de 1278cc e 78cv aos...130 000 kms!
Para fazer tanta quilometro por ano teria sempre que ponderar em ter um carro com motor "de guerra"!
Sempre disse que neste Honda "fraquinho" de motor ( comparativamente com a restante gama Honda) iria o trocar aos 100 000 kms...depois dizia...150 000 kms...e depois dizia aos 200 000 kms...e o certo é que já lá vão 221 000 kms desde 2005.Se fizermos a média...será certamente 22 100 kms!Poderia-se dizer...o normalissimo para um carro!

Mas...se me perguntarem se um dia a fazer o dobro dos quilómetros ao ano...ou mesmo o triplo...eu optaria por que carro...eu diria o seguinte:

-Vou e sempre irei comprar um carro japonês e o converter com kit GPL!
Fiquei FARTO de carros europeus em que se os motores até eram bons naquela altura...mas o envolvente eléctrico e mecânico era uma panóplia de "merdisses" sempre a surgir na carteira!Quanto mais agora nas gamas dosultimos anos em que tudo é eletronico por modulos e afins!

Por isso...motor japonês...e kit GPL num instalador PRO!Nada de GPL de origem!
E claro vos digo que tenho tido sorte neste carro sem lubrificação extra de ainda não ter tido problemas de válvulas!

Por isso e para adicionar ao meu pensamento acima referido...Flashlube e afinações de válvulas de vez em quando...serão uma obrigação futura nas minhas opções japonesas a comprar!

Depois de ter o sabor de ter tido o meu primeiro carro com ZERO problemas elétricos e mecãnicos...estar a atravessar os 221 000 kms que nunca imaginaria...e com kit GPL mais que pago a encher depósitos com 19 paus e a dar uma autonomia de cerca de 420 kms...quero lá saber de carros a gasóleo europeus!
Com revisões obrigatórias periodicas normalissimas e revisões GPL a 25 paus...nem pensar devo...em alterações de pensamento!

Certo que a minha experiência em gasóleo é...nula!
Mas certamente terei mais idas á oficina extra que com carros japoneses...a gasolina!

Ainda sou mais crente numa observação estatística...senão observemos:

http://www.rtp.pt/noticias/economia/por ... el_n804296

http://observador.pt/2015/10/15/porque- ... a-gasoleo/

Atencão á ultima palavra do ultimo artigo logo acima aqui citado do observador....a palavra GÁS! :ymhug: OU POR OUTRAS PALAVRAS.... :GPL:
Última edição por carlossantos em 28 dez 2015, 19:29, editado 1 vez no total.

mastersoul
Cidadão Virtual
Mensagens: 1096
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por mastersoul » 28 dez 2015, 19:29

Olha que esse Audi era um excelente carro a GPL. Mas tem de tirar pelo menos 1500€ ao preço...


Este apesar já ter uns anos, também é excelente a GPL.

Volvo S40 T4
http://www.standvirtual.com/P8590247

lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5226
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: F-PACE 30T
Ano: 2018

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por lobito » 28 dez 2015, 22:37

O Audi parece bem equipado, o Volvo tem um excelente motor. Agora com essa idade só com 50.000 km e os estofos da frente com esse aspecto... Eu tentaria investigar.É que os meus têm quase 225.000 e estão aparentemente mais bem conservados, mas pode ser impressão minha.
Estes carros em conforto continuam a ser melhores que qq pequeno a gasóleo.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por rdd48856 » 29 dez 2015, 16:14

@sergiodfalmeida,

Acho que a questão está mal colocada desde o início...não há almoços grátis, o que lhe dão a mais pela retoma provavelmente dar-lhe-iam na mesma(como desconto) se vendesse o seu carro diretamente...deverá portanto comparar preços e não os valores da retoma.

Eu quando troquei de carro pela última vez fiz um melhor negócio vendendo o meu carro diretamente...obviamente que para isso é necessário algum fundo de maneio (comprei primeiro um carro e depois é que vendi o outro).

Também em termos de fiabilidade está a tentar "colar" a fiabilidade de carros de origem Coreana, de um segmento baixo, fabricados na Europa(com fornecedores Europeus) à fiabilidade de veículos de origem Japonesa, o que me parece "esticar a corda"...

Não gosto muito de entrar na polémica da discussão da fiabilidade, porque para isso seria necessário ter dados concretos em relação às falhas verificadas (sei que as companhias de seguros têm uma listagem desse tipo).

Em relação exclusivamente ao GPL havendo a certeza de que as sedes e válvulas estão reforçadas isso é uma mais valia nos carros de origem...não havendo...Quanto à cilindrada(não confundir com a potência), algures em algum ponto do caminho chegaremos a uma situação em que a fiabilidade de um motor de baixa cilindrada será equivalente a outro de potência semelhante de cilindrada mais elevada, se já lá estamos sinceramente não sei...

Há 10 anos a ideia era converter um carro que nas condições em que fosse utilizado dispusesse sempre de uma reserva de potência...esse raciocínio nem sempre funciona, como foi o caso do Subaru do @Terrano.

O contra dos carros de origem a GPL é a assistência...

Quanto se passa para o Diesel, então de certeza que também não os encontra por esses valores...

sergiodfalmeida
Utilizador Junior
Mensagens: 42
Registado: 23 mai 2008, 22:38
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Avensis
Ano: 2003

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por sergiodfalmeida » 29 dez 2015, 22:13

rdd48856 Escreveu:
Acho que a questão está mal colocada desde o início...não há almoços grátis, o que lhe dão a mais pela retoma provavelmente dar-lhe-iam na mesma(como desconto) se vendesse o seu carro diretamente...deverá portanto comparar preços e não os valores da retoma.

Eu quando troquei de carro pela última vez fiz um melhor negócio vendendo o meu carro diretamente...obviamente que para isso é necessário algum fundo de maneio (comprei primeiro um carro e depois é que vendi o outro).

Em relação exclusivamente ao GPL havendo a certeza de que as sedes e válvulas estão reforçadas isso é uma mais valia nos carros de origem...não havendo...Quanto à cilindrada(não confundir com a potência), algures em algum ponto do caminho chegaremos a uma situação em que a fiabilidade de um motor de baixa cilindrada será equivalente a outro de potência semelhante de cilindrada mais elevada, se já lá estamos sinceramente não sei...
@rdd48856

Boa noite, eu sei que ninguém da nada a ninguém, mas o tipo de carro que estou a trocar é complicado de vender (Marca, Modelo), tem um publico alvo muito especifico, assim a melhor proposta que obtive foi para adquirir um carro novo, já procurei noutros concessionários o mesmo carro/modelo e tive as seguintes propostas:

Proposta 1: Retoma=x Carro novo=15600 (valor mínimo sem extras e com a cor branca, supostamente mais barata)
Proposta 2: Retoma=x+1/3 x Carro novo=14650 (mesmas características do anterior)
Proposta 3: Retoma=2x Carro novo=14900(com extras:jantes faróis de nevoeiro e cor "cara", não têm branco para entrega)

Eu até poderia vender o carro mais tarde...mas a minha economia financeira não me permite isso, já o fiz anteriormente quando vendi o Jazz, mas falávamos de carros diferentes, eu arrisquei com o Jazz pois sabia que facilmente o venderia (valores mais baixos e excelente carro), assim tenho de aproveitar a melhor proposta...
...se não houver nenhum percalço irei decidir-me pelo corsa 1.4....falta só acertar uns euros...Será que este carro tem as ditas sedes e válvulas reforçadas??Como é que sabemos isso? Se não são reforçadas deverei usar um lub. de val.?

sergiodfalmeida
Utilizador Junior
Mensagens: 42
Registado: 23 mai 2008, 22:38
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Avensis
Ano: 2003

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por sergiodfalmeida » 29 dez 2015, 22:26

Se eu fechar negócio no dia 31/12, já não será possível matricular o carro neste ano e virá com a matricula de 2016, certo?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por rdd48856 » 29 dez 2015, 22:46

Será que este carro tem as ditas sedes e válvulas reforçadas?
Uma forma indireta de saber isto, mais tarde, é deslocar-se à secção de peças do concessionário e verificar a referência das válvulas e perguntar para um motor igual a gasolina.

De qualquer forma com a quilometragem que vai fazer descobre isso ainda na garantia. (Os motores TwinPort da Opel têm válvulas macias).
Se não são reforçadas deverei usar um lub. de val.?
Sim
Se eu fechar negócio no dia 31/12, já não será possível matricular o carro neste ano e virá com a matricula de 2016, certo?
Isso depende do concessionário, mas imagino que a GPL ainda não o tenham matriculado.

mastersoul
Cidadão Virtual
Mensagens: 1096
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012

Re: GPL em carros novos. Quais as marcas? (Act. Pág. 6)

Mensagem por mastersoul » 29 dez 2015, 22:59

sergiodfalmeida Escreveu: não houver nenhum percalço irei decidir-me pelo corsa 1.4....falta só acertar uns euros...Será que este carro tem as ditas sedes e válvulas reforçadas??Como é que sabemos isso? Se não são reforçadas deverei usar um lub. de val.?
http://media.opel.pt/media/pt/pt/opel/v ... xFuel.html

Presumo que o tratamento para o 1.4 tenha sido o mesmo. Até porque praticamente têm o mesmo código de motor.

Responder