GPL vs ELÉCTRICO

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

AACM
Cidadão Virtual
Mensagens: 510
Registado: 15 out 2005, 08:44
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por AACM » 10 mai 2011, 19:05

Para quem estiver interessado.

Dizem que fazem conversões de todo tipo veiculos para ve.

Tecnitron

212388230

Não estou a dar referencias pois não conheço trabalho.

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por sousal » 10 mai 2011, 21:47

chorao Escreveu:pena que nada disto responda às minhas perguntas...
O Tozé gastou cerca de 8.000€.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &start=180

JAPL
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2011, 11:49
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Eléctrico
Ano: 1999

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por JAPL » 11 mai 2011, 15:22

Boa tarde,
Entrei neste forum hoje pela primeira vez após ter sido contactado por um habitual participante, não tenho nenhum veículo a GPL mas sim um Opel Astra convertido para VE 100% feito pela empresa TECNITROM que está a desenvolver esta nova actividade de conversão de veículos térmicos em 100% eléctricos.
Poderei dar alguns esclarecimentos se o forum assim o desejar. Posso adiantar que o VE tem uma autonomia de 130KM e continua com os 5 lugares disponíveis e está a usar uma bateria de Lithium Ion Prismática de 20KWh o motor eléctrico é de 42Hp, usa a caixa de velocidades de origem, está prestes a fazer 6.000Km depois da conversão, anda todos os dias e pode ser carregado em casa numa tomada normal de 16A.
Estou à vossa disposição para responder a algumas questões.

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por PauloAns » 11 mai 2011, 15:38

Bem vindo JAPL, pode passar pela secção das apresentações,
de qualquer maneira, gostava era de ver um carro eléctrico com um pequeno motor a GPL para aumentar a autonomia da viatura e não ser preciso estar sempre à procura de uma tomada.

JAPL
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2011, 11:49
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Eléctrico
Ano: 1999

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por JAPL » 11 mai 2011, 15:45

Boa tarde Paulo Ans, obrigado pelas boas vindas, quanto à sua ideia será um passo mais à frente, aí temos um hibrído à semelhança do futuro Opel Ampera mas em vez de gasolina poderia o extensor de autonomia funcionar a GPL.

Showbiz
Utilizador Frequente
Mensagens: 431
Registado: 29 mai 2007, 15:40
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Multiwagon 1.6

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por Showbiz » 11 mai 2011, 16:06

Bem-vindo JAPL, fiquei curioso em relação à transformação que fez ao seu carro.
Pode falar mais um pouco em relação aos custos que teve com a instalação, custos de electricidade ao carregar o veículo e tempo que demora a carregar a bateria.
Já agora, ficou sem a mala do carro? Quando termina a autonomia dos 130 Km's como procede?

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por pcta » 11 mai 2011, 17:40

JAPL Escreveu:Boa tarde Paulo Ans, obrigado pelas boas vindas, quanto à sua ideia será um passo mais à frente, aí temos um hibrído à semelhança do futuro Opel Ampera mas em vez de gasolina poderia o extensor de autonomia funcionar a GPL.
Olá JAPL, faça uma apresentação , bem vindo :)
Já agora a malta está curiosa, quanto custou a transformação? O motor eletrico é de DC ou AC, está satisfeiro....e umas fotos :)

Cumps

JAPL
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2011, 11:49
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Eléctrico
Ano: 1999

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por JAPL » 11 mai 2011, 21:46

Boa noite a todos,

Respondendo ao Showbiz e ao PCTA e começando pelo custo estas transformações podem começar nos 9.000€ e ir até 15.000€, depende da profundidade da transformação, da potência do motor e da autonomia.
O motor é um motor AC de indução, continua a ter mala só está ligeiramente reduzida, deixou de ter a roda de reserva.
Após 100Km o tempo de recarga é de cerca de 7 horas numa tomada normal, não consome mais de 3000W de pico, o custo de energia para recarregar após 100Km é de aproximadamente 1,50€. Respondendo à pergunta "o que se faz quando a autonomia chega ao fim (130Km)", não se deve utilizar sempre o limite, caso aconteça existe uma botão de emergência que pode fazer mais 10 Km até chegar a um ponto de carga. Estes carros os VE´s são carros para uma utilização citadina ou urbana, a média de um europeu por dia é de cerca de 57Km. Se quiser fazer mais que os 130KM/dia terá que recarregar parcialmente a bateria durante o dia, por exemplo, se trabalhar num local onde lhe permitam ligar o carro, poderá fazer 100Km ou mais para cada lado.
penso que respondi às vossas questões, quanto às fotos vou prepará-las.

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por sousal » 11 mai 2011, 21:52

Qual o tempo de carga após fazer 50km ?
Tem algum indicador que mostre os 80% de carga que os fabricantes anunciam como sendo rapidamente atingidos e quantos km proporcionam.

JAPL
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2011, 11:49
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Eléctrico
Ano: 1999

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por JAPL » 11 mai 2011, 22:13

O tempo de carga é proporcional aos Km feitos, portanto para repor os 50Km é necessário umas 3,5 horas.
O indicador de autonomia está canalizado para o antigo indicador de combustível, assim pode sempre visualizar o estado de caraga da bateria.
Penso que queria se referir à recarga rápida em 20 minutos para atingir 80% da carga da bateria, será?

Cumprimentos
JAPL

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por sousal » 12 mai 2011, 12:13

JAPL Escreveu:O tempo de carga é proporcional aos Km feitos, portanto para repor os 50Km é necessário umas 3,5 horas.
O indicador de autonomia está canalizado para o antigo indicador de combustível, assim pode sempre visualizar o estado de caraga da bateria.
Penso que queria se referir à recarga rápida em 20 minutos para atingir 80% da carga da bateria, será?

Cumprimentos
JAPL
Nem mais.

SlowDriver
Utilizador Frequente
Mensagens: 290
Registado: 17 mar 2010, 20:46
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Vectra B 1.6
Ano: 1998

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por SlowDriver » 12 mai 2011, 15:34

assim de repente....
fiz um comparativo hipotetico entre este caso electrico ( 1,5 euros aos 100km ) e investimento inicial de 9000 eur
- carro a gasolina (1.620) a gastar 6,5 litros
- carro a GPL ( 0,750) a gastar 8 litros e investimento inicial de 1400 eur.

electrico vs G95 diferença de 9 euros aos 100, logo demora 100000 km a recuperar o investimento. a partir dai é uma poupança fantastica.

electrico vs GPL o carro a GPL mantem-se vantajoso até aos 169000 km. só a partir dai o electrico está em poupança ( e muita)
pessoalmente....não me convence, pois demora muito a tornar-se vantajoso. entretanto o GPL proporciona-me uma autonomia absoluta. posso ir do Minho ao Algarve, na boa.
por enquanto, com tamanho custo de transformação, ainda é pouco atractivo e não será para todas as bolsas.

Slippery
Cidadão Virtual
Mensagens: 1674
Registado: 12 abr 2005, 11:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S80 T5
Ano: 1999

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por Slippery » 12 mai 2011, 16:02

JAPL Escreveu:Boa noite a todos,

Respondendo ao Showbiz e ao PCTA e começando pelo custo estas transformações podem começar nos 9.000€ e ir até 15.000€, depende da profundidade da transformação, da potência do motor e da autonomia.
O motor é um motor AC de indução, continua a ter mala só está ligeiramente reduzida, deixou de ter a roda de reserva.
Após 100Km o tempo de recarga é de cerca de 7 horas numa tomada normal, não consome mais de 3000W de pico, o custo de energia para recarregar após 100Km é de aproximadamente 1,50€. Respondendo à pergunta "o que se faz quando a autonomia chega ao fim (130Km)", não se deve utilizar sempre o limite, caso aconteça existe uma botão de emergência que pode fazer mais 10 Km até chegar a um ponto de carga. Estes carros os VE´s são carros para uma utilização citadina ou urbana, a média de um europeu por dia é de cerca de 57Km. Se quiser fazer mais que os 130KM/dia terá que recarregar parcialmente a bateria durante o dia, por exemplo, se trabalhar num local onde lhe permitam ligar o carro, poderá fazer 100Km ou mais para cada lado.
penso que respondi às vossas questões, quanto às fotos vou prepará-las.
Só uma pequena questão...
E como funciona a legalização destas viaturas transformadas?

AACM
Cidadão Virtual
Mensagens: 510
Registado: 15 out 2005, 08:44
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por AACM » 12 mai 2011, 16:48

Concordo em parte com os valores do SlowDriver, mas há mais factores alem desses que podem alterar as contas.

zeuz
Cidadão Virtual
Mensagens: 661
Registado: 12 abr 2010, 16:00
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra H GTC 1.3 CDTi
Ano: 2007

Re: GPL vs ELÉCTRICO

Mensagem por zeuz » 12 mai 2011, 18:34

Slippery Escreveu: Só uma pequena questão...
E como funciona a legalização destas viaturas transformadas?
E o IUC ?
Houve uma actualização, correcto ?
AACM Escreveu:Concordo em parte com os valores do SlowDriver, mas há mais factores alem desses que podem alterar as contas.
Como por exemplo a manutenção do motor de combustão...
Parece indiscutível que os VE ainda são uma solução cara, mas viável. Até os primeiros carros eram demasiado caros para o comum cidadão... ;)

O que talvez não seja tão consensual é a efectiva poluição gerada pelos VE e, pelo menos a meu ver, o aumento do preço da electricidade para valores bem mais altos que os actuais com a massificação do seu uso... :-?

Responder