Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Moderador: FLP
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Hoje foi um dia triste para mim...
O meu primeiro carro, um Fiat Uno 45 S, foi para abate.
Mantive-o na família enquanto pude mas o meu pai já não se encontra em condições de conduzir e assim teve que ser.
Foi ontem que eu a tresandar a hormonas e auto-confiança como se tem em certa fase da vida, lhe escolhi no meio de tantos irmãos, com a sua risquinha amarela de Evolution e as suas matrículas pretas com letras brancas.
Cedo lhe pintei os para-choques e coloquei os faróis de nevoeiro.
Na sua garupa I went “home for Christmas” ao som da RFM, cada Km galgado na Serra Algarvia um batimento a mais no coração.
Frugal foi, 4,5l/100Km, modesto sempre. (Só agora, 26 anos depois, volto a ter um carro a gasolina capaz de rivalizar em consumos)
Nele vivi tristezas e alegrias, por vezes chorando em ambas, e até milagres mesmo. Adeus, os cavalos também se abatem…
O meu primeiro carro, um Fiat Uno 45 S, foi para abate.
Mantive-o na família enquanto pude mas o meu pai já não se encontra em condições de conduzir e assim teve que ser.
Foi ontem que eu a tresandar a hormonas e auto-confiança como se tem em certa fase da vida, lhe escolhi no meio de tantos irmãos, com a sua risquinha amarela de Evolution e as suas matrículas pretas com letras brancas.
Cedo lhe pintei os para-choques e coloquei os faróis de nevoeiro.
Na sua garupa I went “home for Christmas” ao som da RFM, cada Km galgado na Serra Algarvia um batimento a mais no coração.
Frugal foi, 4,5l/100Km, modesto sempre. (Só agora, 26 anos depois, volto a ter um carro a gasolina capaz de rivalizar em consumos)
Nele vivi tristezas e alegrias, por vezes chorando em ambas, e até milagres mesmo. Adeus, os cavalos também se abatem…
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1757
- Registado: 22 fev 2015, 22:43
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Volkswagen
- Modelo: GOLF mk4 1.6 SR ++
- Ano: 1999
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).


Enviado do meu T06 através de Tapatalk
-
- Utilizador
- Mensagens: 248
- Registado: 19 fev 2015, 19:17
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: brc
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: picasso 1.6
- Ano: 2001
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Estava quase a ser um clássico [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]. Também tive um.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
É sempre triste dizar adeus a um companheiro, mesmo que seja um objecto como é o caso de um carro. Andei em alguns Uno's, um amigo dos tempos da Universidade (o primeiro a ter carro no ultimo ano) era um Uno 60.
Cheguei a andar num Uno Turbo ie, uma vez para nunca mais, acho que quem os teve e se mantém vivo são autenticos sobreviventes, aquilo era um "caixão" com rodas.
Mas o 45 "fire" (que deve ser o caso) era económico e em cidade tinha uma resposta muito interessante, sem grandes problemas mecânicos. Um carro "honesto" como lhe chamavamos.
Cheguei a andar num Uno Turbo ie, uma vez para nunca mais, acho que quem os teve e se mantém vivo são autenticos sobreviventes, aquilo era um "caixão" com rodas.
Mas o 45 "fire" (que deve ser o caso) era económico e em cidade tinha uma resposta muito interessante, sem grandes problemas mecânicos. Um carro "honesto" como lhe chamavamos.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 517
- Registado: 14 jul 2006, 22:37
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Marca do Veículo: Opel
- Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
- Ano: 2010
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Lembro-me de um amigo que comprou um A3 1.9 tdi de 130 cv mal acabaram de sair.lobito Escreveu: Cheguei a andar num Uno Turbo ie, uma vez para nunca mais, acho que quem os teve e se mantém vivo são autenticos sobreviventes, aquilo era um "caixão" com rodas.
Toda a gente cabava o carro pela performance e consumos.
Certo dia vão 4 amigos meus dentro do carro a ultrapassar tudo e todos na A3 quando a certa altura passa um uno turbo ie e os abanou completamente...
Foi história para aí para um mês!
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 83
- Registado: 15 jun 2017, 15:22
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landirenzo
- Marca do Veículo: Volvo
- Modelo: S80
- Ano: 2001
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Eu sou um fiatista... Na família ainda existe um Punto ELX 75cv... Mas eu tive os kamikazes todos.... Tive uno turbo ie... Punto GT2 ... Fiat Coupé 20vt .... Depois tive mais um Punto Sport 85cv.... De momento os carros da família são Volvo S80 2.0 T e o Fiat Punto 1.2 ELX 75cv e este já leva 270 mil km
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1882
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Cá em casa também mora um dessa família.
É o 20v turbo 220cv amarelinho, este, apesar de já ter 20 anos está (novíssimo) como que se tivesse agora saído do stand, nunca dormiu uma noite fora de garagem, tem apenas 23.000 km ainda cheira a novo, não sei se existirá nesta gama algum com menos km que este?
É o 20v turbo 220cv amarelinho, este, apesar de já ter 20 anos está (novíssimo) como que se tivesse agora saído do stand, nunca dormiu uma noite fora de garagem, tem apenas 23.000 km ainda cheira a novo, não sei se existirá nesta gama algum com menos km que este?
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Tratado dessa forma esse carro deve ser um "mimalho", aposto que se se fizer qualquer coisa que não gosta faz birra :D .mpsfilho Escreveu:Cá em casa também mora um dessa família.
É o 20v turbo 220cv amarelinho, este, apesar de já ter 20 anos está (novíssimo) como que se tivesse agora saído do stand, nunca dormiu uma noite fora de garagem, tem apenas 23.000 km ainda cheira a novo, não sei se existirá nesta gama algum com menos km que este?
23.000 km em 20 anos é mesmo conservar por amor, parabéns. Por acaso é o coupé?
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1882
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Sim lobito é o coupé.
É um felizardo só vai aos casamentos e baptizados da familia! a viagem maior que fez foi de CB a Lisboa, o chassis visto por baixo está limpo e novo sem nunca ter sido lavado, mesmo em garagem está sempre coberto com um pano e assim até a pintura está imaculada, está a ser bem tratado e conservado.
É um felizardo só vai aos casamentos e baptizados da familia! a viagem maior que fez foi de CB a Lisboa, o chassis visto por baixo está limpo e novo sem nunca ter sido lavado, mesmo em garagem está sempre coberto com um pano e assim até a pintura está imaculada, está a ser bem tratado e conservado.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Tal como ele merece ;-)mpsfilho Escreveu:Sim lobito é o coupé.
É um felizardo só vai aos casamentos e baptizados da familia! a viagem maior que fez foi de CB a Lisboa, o chassis visto por baixo está limpo e novo sem nunca ter sido lavado, mesmo em garagem está sempre coberto com um pano e assim até a pintura está imaculada, está a ser bem tratado e conservado.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Eu também tive um Punto TD, e o Burrié...lembro-me de um colega de estágio que comprou um Punto GT mal eles começaram a ser vendidos(depois foi roubado e partiram-lhe o carro todo), e eu, que não gosto de velocidades, até me "borrava todo" na Via do Infante...na altura era quase o mesmo preço de um TD de 5 lugares...só que ainda não existiam kits de GPL de injeção eletrónica.
Para mim, a nível de estética, e depois de passarem a fase horribilis, que se iniciou com os Brava e Bravo em 1995 e culminou com o "aracnídeo" Múltipla, e só terminou com o Grandpunto em 2006, continua a ser um dos mais apelativos.
Aliás, quase de certeza que o sucessor do Burrié será um Punto.
Para mim, a nível de estética, e depois de passarem a fase horribilis, que se iniciou com os Brava e Bravo em 1995 e culminou com o "aracnídeo" Múltipla, e só terminou com o Grandpunto em 2006, continua a ser um dos mais apelativos.
Aliás, quase de certeza que o sucessor do Burrié será um Punto.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Ainda bem que vives em Castelo Branco. Se fosse na minha zona, tinhas grandes manchas de ferrugem a aparecer debaixo do carro.mpsfilho Escreveu:Sim lobito é o coupé.
É um felizardo só vai aos casamentos e baptizados da familia! a viagem maior que fez foi de CB a Lisboa, o chassis visto por baixo está limpo e novo sem nunca ter sido lavado, mesmo em garagem está sempre coberto com um pano e assim até a pintura está imaculada, está a ser bem tratado e conservado.
E diz o @rdd48856: lá vem este dizer mal dos Fiat!!!!
Bem, o mal é praticamente de todos os italianos... sei de um Ferrari que as portas ficaram soldadas pela ferrugem.
Mas aqui até as placas de transito se desfazem em pó.
Mas @rdd48856, compreendo a tua dor... acabamos por nos ligar de uma forma muito especial aos carros.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1882
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Para dizer a verdade ele já tem ferrugem numa zona muito sensível, na panela de escape, o que é muito normal, mas, já há muito que tenho uma nova de origem ainda empacotada que comprei em promoção e que tenho de reserva.
Relativamente há dor do @rdd488565 e da sua ligação ao Fiat, lamento! mas, não esquecer a dor de quem partiu coitado? deve ter sofrido com a separação e o abate? e agora ver o seu dono feliz com outra (Toyota) deve estar a sofrer? é a vida, se calhar ele encarnou no Journey, não?.
se assim for proponho que o rdd mude o nome do seu tópico para "Auris Touring Sports Hibrid Journey com Alma de Fiat".
Relativamente há dor do @rdd488565 e da sua ligação ao Fiat, lamento! mas, não esquecer a dor de quem partiu coitado? deve ter sofrido com a separação e o abate? e agora ver o seu dono feliz com outra (Toyota) deve estar a sofrer? é a vida, se calhar ele encarnou no Journey, não?.
se assim for proponho que o rdd mude o nome do seu tópico para "Auris Touring Sports Hibrid Journey com Alma de Fiat".
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
A isso chama-se: "sacrilégio"
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Adeus a um Fiat (não, não é o Burrié).
Lembro-me dum "Top Gear" feito em Espanha onde andaram a afazer umas corridas num bairro completamente deserto (nenhum apartamento foi vendido devido à então crise) onde se bem me lembro era um Ferrari, um Mclaren e o outro já não sei. Como sempre um é melhor nisto, o outro noutra coisa, não interessa. Com a "coça" que deram aos carros estes ficaram com algumas mazelas, o piro foi o Ferrari que ficou todo picado por baixo devido à gravilha, ou seja, em principio o menos robusto para andar nestas andanças.
Mas no fim quando após as famosas discussões qual seria o melhor, todos concordaram que a ficar... ficavam com o Ferrari.
É uma questão de gostos e preferências e a importância que se dá a umas e outras coisas.
Mas no fim quando após as famosas discussões qual seria o melhor, todos concordaram que a ficar... ficavam com o Ferrari.
É uma questão de gostos e preferências e a importância que se dá a umas e outras coisas.