Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

O Sítio ideal para a desbunda ... :)
(Uma Necessidade de uma comunidade em crescimento)

Moderador: FLP

CherokeeV6
Utilizador Junior
Mensagens: 44
Registado: 28 ago 2007, 20:19
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: N Sei
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Caravan 1.4
Ano: 1997

Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por CherokeeV6 » 09 jun 2014, 21:33

Ola,

Pergunta: Como conseguir um regulador de tensão (limitador de tensão) para proteger os LEDs no carro? Eles aguentam de 9-12, mas o alternador consta que anda pelos 13.8 e pode ter picos maiores, o que mata os LEDs.


esta não é uma questão de mecanica, por isso nao sabia bem onde a por. E tb não é especifica sobre GPL, mas com tanta malta porreira aqui, nao vejo necessidade de ir para outro forum.

Estou a pensar em meter alguns LED na bagageira, para o camping, bricolage, etc. E claro, como bom forreta (ou nao andaria a GPL) quero comprar os LEDs e instalar eu próprio, sem kits com eletronica. Compro apenas os LEDs ou a fita..

Duas opções.
Alguns LEDs individuais de 10w, que mandam luz inacreditável que mete medo, para alguma utilização pontual (com cuidado no aquecimento). Custam menos de 1 euro cada: http://www.ebay.es/itm/10W-100W-High-Po ... b88&_uhb=1


Outra é usar pedaçoes deste strip, e ate se substitui facilmente as luzes do tecto, por um branco quente, e nao a porcaria do branco frigorifico que os chinocas vendem. Pensava nisto: http://www.amazon.com/gp/product/B00ASV ... uctDetails

Aí os eletronicos sabem a forma mais economica? Talvez um zener, ou basta meter isto?
http://www.ebay.es/itm/5x-Regulador-ten ... 546&_uhb=1

Seguramente que vários de vcs já tem experiencia na coisa, o que podem partilhar?
Abraço
Leonel

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por PauloAns » 11 jun 2014, 12:19

Aqui é o sitio certo, mas eu sou a pessoa errada :)
Já aparece alguém que perceba da poda....

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por chorao » 11 jun 2014, 13:44

não sabia que era preciso um limitador de tesão... é sempre bom saber.

Terrano
Cidadão Virtual
Mensagens: 1341
Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G
Ano: 2009

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Terrano » 11 jun 2014, 15:00

E é? É que eu pus a luz interior do meu carro toda em leds e tudo funciona na perfeição...
Um amigo meu tem um Land Rover e pos réguas de leds por dentro do capot e ligou direto... (esta régua é muito útil quando se abre o capot, é que é um LAND ROVER... :mrgreen: )

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Botabaixo » 11 jun 2014, 21:23

CherokeeV6 Escreveu:Ola,

Pergunta: Como conseguir um regulador de tensão (limitador de tensão) para proteger os LEDs no carro? Eles aguentam de 9-12, mas o alternador consta que anda pelos 13.8 e pode ter picos maiores, o que mata os LEDs.


esta não é uma questão de mecanica, por isso nao sabia bem onde a por. E tb não é especifica sobre GPL, mas com tanta malta porreira aqui, nao vejo necessidade de ir para outro forum.

Estou a pensar em meter alguns LED na bagageira, para o camping, bricolage, etc. E claro, como bom forreta (ou nao andaria a GPL) quero comprar os LEDs e instalar eu próprio, sem kits com eletronica. Compro apenas os LEDs ou a fita..

Duas opções.
Alguns LEDs individuais de 10w, que mandam luz inacreditável que mete medo, para alguma utilização pontual (com cuidado no aquecimento). Custam menos de 1 euro cada: http://www.ebay.es/itm/10W-100W-High-Po ... b88&_uhb=1


Outra é usar pedaçoes deste strip, e ate se substitui facilmente as luzes do tecto, por um branco quente, e nao a porcaria do branco frigorifico que os chinocas vendem. Pensava nisto: http://www.amazon.com/gp/product/B00ASV ... uctDetails

Aí os eletronicos sabem a forma mais economica? Talvez um zener, ou basta meter isto?
http://www.ebay.es/itm/5x-Regulador-ten ... 546&_uhb=1

Seguramente que vários de vcs já tem experiencia na coisa, o que podem partilhar?
Abraço
Leonel

A forma mais simples é utilizar um LM317, é um controlador/regulador de tensão muito barato e de simples aplicação.

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Erbium » 11 jun 2014, 22:05

Só teras esses 13,xV com o motor a trabalhar, sendo luzes da bagageira não deve ser comum acender com o motor a trabalhar. Mais, no "interior" do carro só devem chegar os 12V e mesmo que fossem os 13V acho que não será significativo senão mais coisas avariavam porque quase tudo no carro é feito para 12v e aguenta. Tou em crer que não tens de te preocupar mas não sou eletricista "profissional"...

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3904
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por j_verne » 11 jun 2014, 22:18

Supostamente bastaria subir a resistência dos LEDs na mesma proporção que a voltagem, ou seja, cerca de 15% (de 12 para 13.8 volts). Claro que isso pode ser complicado no caso dos LEDs de 10W...

É capaz de ficar mais em conta com o tal regulador, para além de ficar sem aquelas flutuações na intensidade de luz quando o carro está a trabalhar ou parado? Aqui já estou a especular...


Sent from my HUAWEI G510-0200 using Tapatalk

ok_computer
Cidadão Virtual
Mensagens: 5089
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por ok_computer » 12 jun 2014, 09:14

tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Erbium » 12 jun 2014, 17:26

Sms ou smd?

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Botabaixo » 13 jun 2014, 22:08

ok_computer Escreveu:tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia
E o suposto é não fundir!

O regulador de tensão que mencionei acima é válido para qualquer tensão de entrada e saída (podes ter X à entrada e Y na saída) com uma carga até 1,5A.

ok_computer
Cidadão Virtual
Mensagens: 5089
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por ok_computer » 16 jun 2014, 11:14

Erbium Escreveu:Sms ou smd?
smd 5050

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por sousal » 16 jun 2014, 12:01

Existem conjuntos de led´s que já incorporam um limitador de tensão, outros que pela quantidade de led´s que têm provocam uma queda de tensão equivalente à tensão de funcionamento (12V). Tanto num caso como noutro podem queimar, ou porque a tensão ultrapassa os 12v ou porque o limitador não suporta os picos de corrente.
Podes usar o 7812 que referencias-te e liga-lo directamente, ele suporte até 74v na entrada estabilizando a saída nos 12.

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por sousal » 16 jun 2014, 12:02

Botabaixo Escreveu:
ok_computer Escreveu:tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia
E o suposto é não fundir!

O regulador de tensão que mencionei acima é válido para qualquer tensão de entrada e saída (podes ter X à entrada e Y na saída) com uma carga até 1,5A.
Não é válido para qualquer tensão, tem limitações e depende do seu encapsulamento.

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por Botabaixo » 16 jun 2014, 22:48

Óbvio que não dá para qq tensão... neste tópico estamos a falar de tensões em torno de 10~15v...

sousal
Cidadão Virtual
Mensagens: 694
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)

Mensagem por sousal » 17 jun 2014, 09:32

Botabaixo Escreveu:Óbvio que não dá para qq tensão... neste tópico estamos a falar de tensões em torno de 10~15v...
Eu percebi, foi só para complementar o tópico e... mais vale prevenir! :-??

Responder