Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Moderador: FLP
-
CherokeeV6
- Utilizador Junior
- Mensagens: 44
- Registado: 28 ago 2007, 20:19
- Distrito onde reside.: Santarém
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: N Sei
- Marca do Veículo: Opel
- Modelo: Astra Caravan 1.4
- Ano: 1997
Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Ola,
Pergunta: Como conseguir um regulador de tensão (limitador de tensão) para proteger os LEDs no carro? Eles aguentam de 9-12, mas o alternador consta que anda pelos 13.8 e pode ter picos maiores, o que mata os LEDs.
esta não é uma questão de mecanica, por isso nao sabia bem onde a por. E tb não é especifica sobre GPL, mas com tanta malta porreira aqui, nao vejo necessidade de ir para outro forum.
Estou a pensar em meter alguns LED na bagageira, para o camping, bricolage, etc. E claro, como bom forreta (ou nao andaria a GPL) quero comprar os LEDs e instalar eu próprio, sem kits com eletronica. Compro apenas os LEDs ou a fita..
Duas opções.
Alguns LEDs individuais de 10w, que mandam luz inacreditável que mete medo, para alguma utilização pontual (com cuidado no aquecimento). Custam menos de 1 euro cada: http://www.ebay.es/itm/10W-100W-High-Po ... b88&_uhb=1
Outra é usar pedaçoes deste strip, e ate se substitui facilmente as luzes do tecto, por um branco quente, e nao a porcaria do branco frigorifico que os chinocas vendem. Pensava nisto: http://www.amazon.com/gp/product/B00ASV ... uctDetails
Aí os eletronicos sabem a forma mais economica? Talvez um zener, ou basta meter isto?
http://www.ebay.es/itm/5x-Regulador-ten ... 546&_uhb=1
Seguramente que vários de vcs já tem experiencia na coisa, o que podem partilhar?
Abraço
Leonel
Pergunta: Como conseguir um regulador de tensão (limitador de tensão) para proteger os LEDs no carro? Eles aguentam de 9-12, mas o alternador consta que anda pelos 13.8 e pode ter picos maiores, o que mata os LEDs.
esta não é uma questão de mecanica, por isso nao sabia bem onde a por. E tb não é especifica sobre GPL, mas com tanta malta porreira aqui, nao vejo necessidade de ir para outro forum.
Estou a pensar em meter alguns LED na bagageira, para o camping, bricolage, etc. E claro, como bom forreta (ou nao andaria a GPL) quero comprar os LEDs e instalar eu próprio, sem kits com eletronica. Compro apenas os LEDs ou a fita..
Duas opções.
Alguns LEDs individuais de 10w, que mandam luz inacreditável que mete medo, para alguma utilização pontual (com cuidado no aquecimento). Custam menos de 1 euro cada: http://www.ebay.es/itm/10W-100W-High-Po ... b88&_uhb=1
Outra é usar pedaçoes deste strip, e ate se substitui facilmente as luzes do tecto, por um branco quente, e nao a porcaria do branco frigorifico que os chinocas vendem. Pensava nisto: http://www.amazon.com/gp/product/B00ASV ... uctDetails
Aí os eletronicos sabem a forma mais economica? Talvez um zener, ou basta meter isto?
http://www.ebay.es/itm/5x-Regulador-ten ... 546&_uhb=1
Seguramente que vários de vcs já tem experiencia na coisa, o que podem partilhar?
Abraço
Leonel
-
PauloAns
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 6166
- Registado: 12 abr 2005, 08:50
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Aqui é o sitio certo, mas eu sou a pessoa errada :)
Já aparece alguém que perceba da poda....
Já aparece alguém que perceba da poda....
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
não sabia que era preciso um limitador de tesão... é sempre bom saber.
-
Terrano
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1341
- Registado: 07 ago 2007, 16:26
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: --
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Prius 3G
- Ano: 2009
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
E é? É que eu pus a luz interior do meu carro toda em leds e tudo funciona na perfeição...
Um amigo meu tem um Land Rover e pos réguas de leds por dentro do capot e ligou direto... (esta régua é muito útil quando se abre o capot, é que é um LAND ROVER... :mrgreen: )
Um amigo meu tem um Land Rover e pos réguas de leds por dentro do capot e ligou direto... (esta régua é muito útil quando se abre o capot, é que é um LAND ROVER... :mrgreen: )
-
Botabaixo
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3530
- Registado: 24 mar 2006, 21:15
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Mercedes-Benz
- Modelo: C220 sportmatic
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
CherokeeV6 Escreveu:Ola,
Pergunta: Como conseguir um regulador de tensão (limitador de tensão) para proteger os LEDs no carro? Eles aguentam de 9-12, mas o alternador consta que anda pelos 13.8 e pode ter picos maiores, o que mata os LEDs.
esta não é uma questão de mecanica, por isso nao sabia bem onde a por. E tb não é especifica sobre GPL, mas com tanta malta porreira aqui, nao vejo necessidade de ir para outro forum.
Estou a pensar em meter alguns LED na bagageira, para o camping, bricolage, etc. E claro, como bom forreta (ou nao andaria a GPL) quero comprar os LEDs e instalar eu próprio, sem kits com eletronica. Compro apenas os LEDs ou a fita..
Duas opções.
Alguns LEDs individuais de 10w, que mandam luz inacreditável que mete medo, para alguma utilização pontual (com cuidado no aquecimento). Custam menos de 1 euro cada: http://www.ebay.es/itm/10W-100W-High-Po ... b88&_uhb=1
Outra é usar pedaçoes deste strip, e ate se substitui facilmente as luzes do tecto, por um branco quente, e nao a porcaria do branco frigorifico que os chinocas vendem. Pensava nisto: http://www.amazon.com/gp/product/B00ASV ... uctDetails
Aí os eletronicos sabem a forma mais economica? Talvez um zener, ou basta meter isto?
http://www.ebay.es/itm/5x-Regulador-ten ... 546&_uhb=1
Seguramente que vários de vcs já tem experiencia na coisa, o que podem partilhar?
Abraço
Leonel
A forma mais simples é utilizar um LM317, é um controlador/regulador de tensão muito barato e de simples aplicação.
-
Erbium
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1105
- Registado: 15 nov 2007, 17:44
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Prius
- Ano: 2008
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Só teras esses 13,xV com o motor a trabalhar, sendo luzes da bagageira não deve ser comum acender com o motor a trabalhar. Mais, no "interior" do carro só devem chegar os 12V e mesmo que fossem os 13V acho que não será significativo senão mais coisas avariavam porque quase tudo no carro é feito para 12v e aguenta. Tou em crer que não tens de te preocupar mas não sou eletricista "profissional"...
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Supostamente bastaria subir a resistência dos LEDs na mesma proporção que a voltagem, ou seja, cerca de 15% (de 12 para 13.8 volts). Claro que isso pode ser complicado no caso dos LEDs de 10W...
É capaz de ficar mais em conta com o tal regulador, para além de ficar sem aquelas flutuações na intensidade de luz quando o carro está a trabalhar ou parado? Aqui já estou a especular...
Sent from my HUAWEI G510-0200 using Tapatalk
É capaz de ficar mais em conta com o tal regulador, para além de ficar sem aquelas flutuações na intensidade de luz quando o carro está a trabalhar ou parado? Aqui já estou a especular...
Sent from my HUAWEI G510-0200 using Tapatalk
-
ok_computer
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5089
- Registado: 04 abr 2008, 12:18
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Volvo
- Modelo: V70 2.0T
- Ano: 2002
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia
-
Botabaixo
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3530
- Registado: 24 mar 2006, 21:15
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Mercedes-Benz
- Modelo: C220 sportmatic
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
E o suposto é não fundir!ok_computer Escreveu:tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia
O regulador de tensão que mencionei acima é válido para qualquer tensão de entrada e saída (podes ter X à entrada e Y na saída) com uma carga até 1,5A.
-
ok_computer
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5089
- Registado: 04 abr 2008, 12:18
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Volvo
- Modelo: V70 2.0T
- Ano: 2002
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
smd 5050Erbium Escreveu:Sms ou smd?
-
sousal
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 694
- Registado: 22 ago 2008, 20:28
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: Berlingo/clio/C1
- Ano: 2006
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Existem conjuntos de led´s que já incorporam um limitador de tensão, outros que pela quantidade de led´s que têm provocam uma queda de tensão equivalente à tensão de funcionamento (12V). Tanto num caso como noutro podem queimar, ou porque a tensão ultrapassa os 12v ou porque o limitador não suporta os picos de corrente.
Podes usar o 7812 que referencias-te e liga-lo directamente, ele suporte até 74v na entrada estabilizando a saída nos 12.
Podes usar o 7812 que referencias-te e liga-lo directamente, ele suporte até 74v na entrada estabilizando a saída nos 12.
-
sousal
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 694
- Registado: 22 ago 2008, 20:28
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: Berlingo/clio/C1
- Ano: 2006
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Não é válido para qualquer tensão, tem limitações e depende do seu encapsulamento.Botabaixo Escreveu:E o suposto é não fundir!ok_computer Escreveu:tenho leds sms no megane e na volvo á varios anos e nunca fundiram. Não meti nenhuma resistencia
O regulador de tensão que mencionei acima é válido para qualquer tensão de entrada e saída (podes ter X à entrada e Y na saída) com uma carga até 1,5A.
-
Botabaixo
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3530
- Registado: 24 mar 2006, 21:15
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Mercedes-Benz
- Modelo: C220 sportmatic
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Óbvio que não dá para qq tensão... neste tópico estamos a falar de tensões em torno de 10~15v...
-
sousal
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 694
- Registado: 22 ago 2008, 20:28
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: Berlingo/clio/C1
- Ano: 2006
Re: Como instalar LEDs? (nao sabia onde colocar, pus aqui)
Eu percebi, foi só para complementar o tópico e... mais vale prevenir! :-??Botabaixo Escreveu:Óbvio que não dá para qq tensão... neste tópico estamos a falar de tensões em torno de 10~15v...