Instalação GPL Renault Laguna II 1.6 - RESOLVIDO

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por voltinhas » 12 nov 2010, 10:49

A tua Laguna é a 1.6 ou maior cilindrada (desculpa a pergunta, é pra não ler tudo :D ...) :?:

m_r_c
Utilizador
Mensagens: 102
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por m_r_c » 12 nov 2010, 11:00

É Renault Laguna II, 1.6 Expression de Nov. de 2001
(Só por curiosidade, ainda esta semana foi a inspecção e como o levei a trabalhar a gasolina, não fizerem medições com o carro a gás, nem confirmaram o nº do depósito, além de que repararam no dístico íman e nada a apontar ... :lol: )

O sistema foi montado na EccoGás, no Porto, sistema tartarini sequencial com depósito tórico de 60 lts.

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por voltinhas » 12 nov 2010, 11:06

Os injectores de GPL estão colocados nas "saliências" próprias que a admissão tem pra estes serem instalados?
É que esse motor já vem com muito "pré instalação" de GPL... A centralina de gota sabe quando tá a GPL... porque a mesma tem essa função na programação...

Quanto a mim, deixo aki o meu pensamento: ele está mal a gasolina, sim, certo, mas se for colocado noutro local poderá "atrofiar" o restante...



Se estiver errado que me corrijam os mestres

:ymhug:

m_r_c
Utilizador
Mensagens: 102
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por m_r_c » 16 nov 2010, 09:30

Boas,

Relativamente à montagem não sei dizer se os injectores estão montados no sítio certo ... o que posso fazer é tirar umas fotos ao motor, o que ainda não tive oportunidade de fazer.
Hoje ao final do dia vou tentar tirar umas fotos ao local de instalação dos injectores de GPL e colocar aqui.
Agora, a verdade é que realmente trata-se de um motor e centralina supostamente pré-preparados para instalação de GPL. Eu sinceramente tenho algum receio que seja efectivamente da bomba de gasolina :oops:


Cumpts.

Romisport
Utilizador
Mensagens: 150
Registado: 17 mai 2006, 14:40
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma
Ano: 1998

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por Romisport » 16 nov 2010, 11:38

A solução desse problema é apenas esta:

Forçar o carro a ler um valor de cerca 4000/4500 Ohm, na sonda do liquido de refrigeração, quando é dada a ignição.
O procedimento é fazer um circuito com um relé e um sensor de temperatura (30 graus) que vai forçar esse valor 4500 Ohm (que corresponde a uma temperatura de -5 a 0 graus), e ser desactivado através do próprio sensor ou através do relé do kit gpl. Apartir dos 30 graus a centralina já poderá ler o sinal original do sensor.

Imprima isto e leve ao seu instalador.

Só para um breve teste faça uma coisa, de manhã antes de ligar o carro, abra o capot e tire a ficha do sensor de temperatura e nos contactos meta uma resistencia de 4000/4500/5000 Ohm e deixe assim. De seguida vá ligar o carro e transmita aqui o resultado. (O problema do acelerar e o carro abafar fica também resolvido).

Cumprimentos \m/

m_r_c
Utilizador
Mensagens: 102
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por m_r_c » 16 nov 2010, 12:40

Romisport Escreveu:A solução desse problema é apenas esta:

Forçar o carro a ler um valor de cerca 4000/4500 Ohm, na sonda do liquido de refrigeração, quando é dada a ignição.
O procedimento é fazer um circuito com um relé e um sensor de temperatura (30 graus) que vai forçar esse valor 4500 Ohm (que corresponde a uma temperatura de -5 a 0 graus), e ser desactivado através do próprio sensor ou através do relé do kit gpl. Apartir dos 30 graus a centralina já poderá ler o sinal original do sensor.

Imprima isto e leve ao seu instalador.

Só para um breve teste faça uma coisa, de manhã antes de ligar o carro, abra o capot e tire a ficha do sensor de temperatura e nos contactos meta uma resistencia de 4000/4500/5000 Ohm e deixe assim. De seguida vá ligar o carro e transmita aqui o resultado. (O problema do acelerar e o carro abafar fica também resolvido).

Cumprimentos \m/
Isto parece-me uma resposta à maneira! :-D
Ora bem, vamos ver se percebi ... o que se pretende aí é dar a ideia de uma temperatura mais baixa ao motor para que seja injectada uma mistura mais rica no motor?
Basicamente diz-me que o sensor apresenta erros de leitura em temperaturas baixas (é sempre a frio), mas já agora questiono-o o porquê de não colocar uma nova sonda, em vez da relé sugerida? :-?

Cumps e obrigado pelo reply

rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10094
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por rara » 16 nov 2010, 13:08

m_r_c Escreveu:
Romisport Escreveu:A solução desse problema é apenas esta:

Forçar o carro a ler um valor de cerca 4000/4500 Ohm, na sonda do liquido de refrigeração, quando é dada a ignição.
O procedimento é fazer um circuito com um relé e um sensor de temperatura (30 graus) que vai forçar esse valor 4500 Ohm (que corresponde a uma temperatura de -5 a 0 graus), e ser desactivado através do próprio sensor ou através do relé do kit gpl. Apartir dos 30 graus a centralina já poderá ler o sinal original do sensor.

Imprima isto e leve ao seu instalador.

Só para um breve teste faça uma coisa, de manhã antes de ligar o carro, abra o capot e tire a ficha do sensor de temperatura e nos contactos meta uma resistencia de 4000/4500/5000 Ohm e deixe assim. De seguida vá ligar o carro e transmita aqui o resultado. (O problema do acelerar e o carro abafar fica também resolvido).

Cumprimentos \m/
Isto parece-me uma resposta à maneira! :-D
Ora bem, vamos ver se percebi ... o que se pretende aí é dar a ideia de uma temperatura mais baixa ao motor para que seja injectada uma mistura mais rica no motor?
Basicamente diz-me que o sensor apresenta erros de leitura em temperaturas baixas (é sempre a frio), mas já agora questiono-o o porquê de não colocar uma nova sonda, em vez da relé sugerida? :-?

Cumps e obrigado pelo reply
Portanto,basicamente é o que o carro deve fazer quando está frio,se não faz,é pq tem problemas.Se tem problemas,eu resolvia,o que se está a propor é para remediar e não resolver....

Romisport
Utilizador
Mensagens: 150
Registado: 17 mai 2006, 14:40
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma
Ano: 1998

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por Romisport » 16 nov 2010, 13:20

rara Escreveu:
m_r_c Escreveu:
Romisport Escreveu:A solução desse problema é apenas esta:

Forçar o carro a ler um valor de cerca 4000/4500 Ohm, na sonda do liquido de refrigeração, quando é dada a ignição.
O procedimento é fazer um circuito com um relé e um sensor de temperatura (30 graus) que vai forçar esse valor 4500 Ohm (que corresponde a uma temperatura de -5 a 0 graus), e ser desactivado através do próprio sensor ou através do relé do kit gpl. Apartir dos 30 graus a centralina já poderá ler o sinal original do sensor.

Imprima isto e leve ao seu instalador.

Só para um breve teste faça uma coisa, de manhã antes de ligar o carro, abra o capot e tire a ficha do sensor de temperatura e nos contactos meta uma resistencia de 4000/4500/5000 Ohm e deixe assim. De seguida vá ligar o carro e transmita aqui o resultado. (O problema do acelerar e o carro abafar fica também resolvido).

Cumprimentos \m/

Isto parece-me uma resposta à maneira! :-D
Ora bem, vamos ver se percebi ... o que se pretende aí é dar a ideia de uma temperatura mais baixa ao motor para que seja injectada uma mistura mais rica no motor?
Basicamente diz-me que o sensor apresenta erros de leitura em temperaturas baixas (é sempre a frio), mas já agora questiono-o o porquê de não colocar uma nova sonda, em vez da relé sugerida? :-?

Cumps e obrigado pelo reply
Portanto,basicamente é o que o carro deve fazer quando está frio,se não faz,é pq tem problemas.Se tem problemas,eu resolvia,o que se está a propor é para remediar e não resolver....
Faça o favor de resolver então... É que isto já vai em 7 paginas, fora os € que já foram deitados à rua.

Não falo com base em "experiência de foruns", é com base em carros que já correram "n" oficinas Renault e não só... Mas fico por aqui, que a minha intenção é ajudar e não acumular post's a mandar postas de pescada sem fundamento nenhum =))

Romisport
Utilizador
Mensagens: 150
Registado: 17 mai 2006, 14:40
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma
Ano: 1998

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por Romisport » 16 nov 2010, 13:25

Isto parece-me uma resposta à maneira!
Ora bem, vamos ver se percebi ... o que se pretende aí é dar a ideia de uma temperatura mais baixa ao motor para que seja injectada uma mistura mais rica no motor?
Basicamente diz-me que o sensor apresenta erros de leitura em temperaturas baixas (é sempre a frio), mas já agora questiono-o o porquê de não colocar uma nova sonda, em vez da relé sugerida?
Porque o problema não é do sensor, poderá comprar um novo que vai-lhe continuar a acontecer o mesmo. (Até agora) só desta maneira se consegue solucionar esse problema de alguns Laguna II 1.6

m_r_c
Utilizador
Mensagens: 102
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por m_r_c » 22 nov 2010, 10:04

Romisport Escreveu: Isto parece-me uma resposta à maneira!
Ora bem, vamos ver se percebi ... o que se pretende aí é dar a ideia de uma temperatura mais baixa ao motor para que seja injectada uma mistura mais rica no motor?
Basicamente diz-me que o sensor apresenta erros de leitura em temperaturas baixas (é sempre a frio), mas já agora questiono-o o porquê de não colocar uma nova sonda, em vez da relé sugerida?


Porque o problema não é do sensor, poderá comprar um novo que vai-lhe continuar a acontecer o mesmo. (Até agora) só desta maneira se consegue solucionar esse problema de alguns Laguna II 1.6
Bom dia,

Já lhe enviei uma MP a questionar sobre que tipo de sonda de temperatura é que referiu
Romisport Escreveu:O procedimento é fazer um circuito com um relé e um sensor de temperatura (30 graus)
Este é o único ponto que o meu instalador desconhecia, porque ele próprio já se tinha lembrado da questão da resistência, só que sem esse tal sensor o carro iria gastar sempre mais.
Fico a aguardar por uma resposta o mais rápido possível.

Cumpts

Romisport
Utilizador
Mensagens: 150
Registado: 17 mai 2006, 14:40
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma
Ano: 1998

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por Romisport » 22 nov 2010, 12:07

Aí vai:


http://img16.imageshack.us/img16/1083/d ... 0001fh.jpg


Quanto ao sensor, um qualquer sensor térmico de encosto daqueles aparafusáveis é suficiente.

Espero que seja perceptível.

Cumprimentos

m_r_c
Utilizador
Mensagens: 102
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por m_r_c » 22 nov 2010, 12:16

Romisport Escreveu:Quanto ao sensor, um qualquer sensor térmico de encosto daqueles aparafusáveis é suficiente.

Espero que seja perceptível.

Cumprimentos
Muito obrigado. :-bd

Vou tentar ainda agora à hora do almoço levar isto ao instalador.

Cumpts

paulo caleiro
Utilizador
Mensagens: 141
Registado: 12 out 2009, 10:51
Distrito onde reside.: Évora
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 540ia touring
Ano: 1997

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por paulo caleiro » 22 nov 2010, 16:43

experimente tambem ir a um instalador de gpl e sincronizar os injectores e verificar o mapa de injecção. podem ter uma diferença muito grande a nivel
do avanço de ignição. o que pode estar a acontecer é que ao andar a gpl a centralina do carro pode adiantar a ignicão para coincidir com o mapa de gpl, ao passar para gasolina ela demora a acompanhar e pode estar a provocar esses sintomas. a nivel do carro ir abaixo, pode mesmo ser a diferença entre os mapas
de gasolina e gpl. boas curvas :-bd

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por voltinhas » 22 nov 2010, 17:42

paulo caleiro Escreveu:experimente tambem ir a um instalador de gpl e sincronizar os injectores e verificar o mapa de injecção. podem ter uma diferença muito grande a nivel
do avanço de ignição. o que pode estar a acontecer é que ao andar a gpl a centralina do carro pode adiantar a ignicão para coincidir com o mapa de gpl, ao passar para gasolina ela demora a acompanhar e pode estar a provocar esses sintomas. a nivel do carro ir abaixo, pode mesmo ser a diferença entre os mapas
de gasolina e gpl. boas curvas :-bd
Julgo que isso acontecia se andasse em auto-adptabilidade...

paulo caleiro
Utilizador
Mensagens: 141
Registado: 12 out 2009, 10:51
Distrito onde reside.: Évora
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 540ia touring
Ano: 1997

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel

Mensagem por paulo caleiro » 23 nov 2010, 13:28

pode acontecer se a ignição estiver demasiado avançada, pode funcionar bem com o GPL que tem 100 octanas e poder estar ao ponto de causar pre-detonação por usar gasolina 95, e demorar a adaptar-se. possivelmente estarei errado, mas é uma hipotese que vale a pena verificar...as vezes pode ser que se encontre o caminho com uma ideia que ao principio parece absurda...boas curvas :-bd

Responder