Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Moderador: rdd48856
Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Estava a ver televisão quando vejo um reclame sobre um automóvel hibrido.
Eu que não ando a par disto, fiquei algo espantado por haver um automóvel com emissões zero.
Mais informações em http://www.toyota.pt/cars/new_cars/prius/index.aspx
http://image.motortrend.com/f/car-news/ ... hybrid.jpg
O Que dizem disto?
Eu que não ando a par disto, fiquei algo espantado por haver um automóvel com emissões zero.
Mais informações em http://www.toyota.pt/cars/new_cars/prius/index.aspx
http://image.motortrend.com/f/car-news/ ... hybrid.jpg
O Que dizem disto?
-
gvrv
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 732
- Registado: 06 jul 2007, 15:38
- Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
o prius comecou a ser comercializado em 97 no japao e em 2000 na europa
a versao que tens na foto é a versao americana com jantes 15. a europeia tem jantes 16 e comecou a ser vendida em 2004. a versao europeia tem o botao EV que serve para o carro "esforcar-se" mais para andar a electrico abaixo dos 50km\h e durante cerca de 2kms (mx se acelerar um bocado mais brusco muda para gasolina+electrico)
é nesta fase e a baixa velocidade que é emisao zero
um carro mt inteligente e confortavel (excelente para por a gpl....).
a versao que tens na foto é a versao americana com jantes 15. a europeia tem jantes 16 e comecou a ser vendida em 2004. a versao europeia tem o botao EV que serve para o carro "esforcar-se" mais para andar a electrico abaixo dos 50km\h e durante cerca de 2kms (mx se acelerar um bocado mais brusco muda para gasolina+electrico)
é nesta fase e a baixa velocidade que é emisao zero
um carro mt inteligente e confortavel (excelente para por a gpl....).
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
E como se põe isto a carregar à electricidade?
-
rara
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 10094
- Registado: 25 out 2005, 13:22
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Fiat
- Modelo: Stilo MW JTD 16V
- Ano: 2004
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Ligas á ficha.... :mrgreen: :wink:jotix Escreveu:E como se põe isto a carregar à electricidade?
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Então deve ficar dias e dias para se carregar totalmente!
-
gvrv
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 732
- Registado: 06 jul 2007, 15:38
- Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
nao metes a carregar.... o motor a gasolina esta ligado ao electrico, sendo que o electrico funciona tambem como um gerador quando nao esta a ser usado, e assim recarrega as baterias.
se quiseres ver melhor como funciona:
http://john1701a.com/prius/prius-how.htm
cumprimentos
ps: nao tenhum cabo pa ligar a tomada... mas em 2009 o prius passar - vai passar a ser um plug-in hybrid.
se quiseres ver melhor como funciona:
http://john1701a.com/prius/prius-how.htm
cumprimentos
ps: nao tenhum cabo pa ligar a tomada... mas em 2009 o prius passar - vai passar a ser um plug-in hybrid.
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
estranho este jotix. os hibridos existem à n anos... era mesmo um grande azar neste forum não sabermos de sua existencia...
-
voltinhas
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 8318
- Registado: 17 jun 2006, 21:45
- Distrito onde reside.: Viseu
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato
- Marca do Veículo: Peugeot
- Modelo: 306 1.4
- Ano: 1995
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Já agora, como eu não sei pergunto aos sabios...
Qual a idade média de duração dessas ditas baterias dos hibridos??
Por acaso perguntaram-me... há uns dias atrás... como naturalmente não respondi.., :oops:
:roll:
Qual a idade média de duração dessas ditas baterias dos hibridos??
Por acaso perguntaram-me... há uns dias atrás... como naturalmente não respondi.., :oops:
:roll:
-
gvrv
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 732
- Registado: 06 jul 2007, 15:38
- Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
ha prius com 10anos que elas ainda funcionam.... (havia um taxi com 400000kms onde elas ainda tavam ok...)
a toyota garante 160000kms mas fala (nao garante) que elas devem funcionar durante 300000kms
cumps
a toyota garante 160000kms mas fala (nao garante) que elas devem funcionar durante 300000kms
cumps
-
apocalypsealexi
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 2868
- Registado: 26 out 2005, 10:31
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: BMW
- Modelo: 528i
- Ano: 1998
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Em termos ecológicos os hibridos são uma farsa do pior. Quero ver o que irão fazer às baterias quando chegar ao final de vida. Procurem também saber como é obtida a matéria prima para as baterias dos prius, lexus, ima's e afins... :evil:
-
gvrv
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 732
- Registado: 06 jul 2007, 15:38
- Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
a toyota diz que quando os prius estiverem em fim de vida para serem devolvidos aos stands que es tratam (de borla) da reciclagem dos componentes do carro (inclusive baterias)
deram esta resposta depois de uma estatica feita nos states ha uns tempos.
cumps
deram esta resposta depois de uma estatica feita nos states ha uns tempos.
cumps
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Eu não sabia mesmo! Será assim tão anormal não saber destas coisas?!chorao Escreveu:estranho este jotix. os hibridos existem à n anos... era mesmo um grande azar neste forum não sabermos de sua existencia...
-
rara
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 10094
- Registado: 25 out 2005, 13:22
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Fiat
- Modelo: Stilo MW JTD 16V
- Ano: 2004
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Calma Jotix....o que o chorão queria dizer ( penso eu ) é que num forum sobre energias renovaveis e combustiveis mais limpos e tal,não termos conhecimento dos veiculos hibridos era no minino estranho.... :wink:
Acho q não era uma pergunta pessoal.... :mrgreen:
Acho q não era uma pergunta pessoal.... :mrgreen:
-
L0pht
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 659
- Registado: 05 jul 2007, 09:47
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Volvo
- Modelo: B4184S
- Ano: 1999
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
eu não diria emissões zero, mas sim parciais emissões zero, visto que apenas não emite co2 quanto está eu auto-stop ou quando circula em modo eléctrico. todo o restante tempo circula em modo misto ou modo gasolina.
as baterias são previstas durar muito mais de 10 anos, sem qualquer outra manutenção que não seja a normal manutenção de um carro a gasolina normal, que não deixa ser, visto que não passa de um sistema montado em série ao motor a gasolina, um pouco diferente do sistema híbrido da honda, sistema este que funciona, não em série, mas acoplado, como se fosse um só, que apesar de parecer mais complexo, é muito mais simples do que o complexo sistema HSD da Toyota.
não existem incompatibilidades destes carros com pessoas que tenham pacemaker, embora gerem um campo electromagnético.
não existem incompatilidades com gpl, o que é excelente.
são considerados híbridos porque:
:arrow: tem dois motores (térmico[ICE]+eléctrico)
:arrow: tem dois depósitos de combustível (gasolina+bateria Ni-mH [metal hídrido]
problemas de vício da bateria? não tem. as baterias de metal hídrido apenas víciam se o ciclo chegar ao fim. isto não acontece, pois, tanto o sistema HSD, como no IMA, não deixam chegar nunca a bateria ao fim.
a bateria não se carrega em qualquer sistema eléctrico de rede, mas sim através do movimento da das rodas, que agem como que um "gerador" de energia. o próprio motor eléctrico do sistema IMA funciona inversamente, recarregando, sempre que existe uma travagem, aproveitando assim a energia que de outro modo seria desperdiçada para o ambiente sobre forma de calor. o sistema HSD tem dois motores eléctricos, um para dar energia auxiliar e outro para produzir energia. ambos os sistemas eléctricos apenas funcionam até certa velocidade, sendo assim, limitados.
também fica colmatada a possível dúvida do auto-stop, em que o carro automaticamente para o motor térmico, numa travagem para imobilizar, seja num stop, semaforos, etc. o carro inicia marcha novamente automaticamente, ponto o motor a trabalhar. isto insistentemente feito, não danifica o motor, pois o carro inicia sempre em modo eléctrico, não existe aquele barulho sequer, da ignição, típico de uma viatura "normal".
estes dois sistemas comercializados em portugal não possuem caixas automáticas, ao contrário do que possa parecer.
o sistema IMA possui uma caixa de variação contínua (CVT) e o sistema HSD possui uma caixa planetária.
qual o melhor?
é quase como os clubes de futebol o nosso é sempre melhor do que os outros.
uma diferença aqui, o sistema IMA foi inventado pela Honda; o sistema HSD, embora rotulado pela Toyota, foi "roubado" da ideia de um cientista norte americano, tendo a toyota recentemente sido obrigada a pagar 25.000.000 USDollar pelo feito.
existem muitas outras diferenças entres os dois sistemas comercializados em portugal, caso tenham algumas dúvidas, perguntem, que eu vou tentando responder.
as baterias são previstas durar muito mais de 10 anos, sem qualquer outra manutenção que não seja a normal manutenção de um carro a gasolina normal, que não deixa ser, visto que não passa de um sistema montado em série ao motor a gasolina, um pouco diferente do sistema híbrido da honda, sistema este que funciona, não em série, mas acoplado, como se fosse um só, que apesar de parecer mais complexo, é muito mais simples do que o complexo sistema HSD da Toyota.
não existem incompatibilidades destes carros com pessoas que tenham pacemaker, embora gerem um campo electromagnético.
não existem incompatilidades com gpl, o que é excelente.
são considerados híbridos porque:
:arrow: tem dois motores (térmico[ICE]+eléctrico)
:arrow: tem dois depósitos de combustível (gasolina+bateria Ni-mH [metal hídrido]
problemas de vício da bateria? não tem. as baterias de metal hídrido apenas víciam se o ciclo chegar ao fim. isto não acontece, pois, tanto o sistema HSD, como no IMA, não deixam chegar nunca a bateria ao fim.
a bateria não se carrega em qualquer sistema eléctrico de rede, mas sim através do movimento da das rodas, que agem como que um "gerador" de energia. o próprio motor eléctrico do sistema IMA funciona inversamente, recarregando, sempre que existe uma travagem, aproveitando assim a energia que de outro modo seria desperdiçada para o ambiente sobre forma de calor. o sistema HSD tem dois motores eléctricos, um para dar energia auxiliar e outro para produzir energia. ambos os sistemas eléctricos apenas funcionam até certa velocidade, sendo assim, limitados.
também fica colmatada a possível dúvida do auto-stop, em que o carro automaticamente para o motor térmico, numa travagem para imobilizar, seja num stop, semaforos, etc. o carro inicia marcha novamente automaticamente, ponto o motor a trabalhar. isto insistentemente feito, não danifica o motor, pois o carro inicia sempre em modo eléctrico, não existe aquele barulho sequer, da ignição, típico de uma viatura "normal".
estes dois sistemas comercializados em portugal não possuem caixas automáticas, ao contrário do que possa parecer.
o sistema IMA possui uma caixa de variação contínua (CVT) e o sistema HSD possui uma caixa planetária.
qual o melhor?
é quase como os clubes de futebol o nosso é sempre melhor do que os outros.
uma diferença aqui, o sistema IMA foi inventado pela Honda; o sistema HSD, embora rotulado pela Toyota, foi "roubado" da ideia de um cientista norte americano, tendo a toyota recentemente sido obrigada a pagar 25.000.000 USDollar pelo feito.
existem muitas outras diferenças entres os dois sistemas comercializados em portugal, caso tenham algumas dúvidas, perguntem, que eu vou tentando responder.
-
efernandes
- Utilizador
- Mensagens: 235
- Registado: 19 abr 2005, 19:31
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: scenic 1.4
- Ano: 2000
Re: Toyota Prius ~ o automóvel hibrido
Ando há uns dias a equacionar a possibilidade de comprar um hibrido uma vez que pelo lado do gasóleo estou a ver que não me safo.gvrv Escreveu:o prius comecou a ser comercializado em 97 no japao e em 2000 na europa
a versao que tens na foto é a versao americana com jantes 15. a europeia tem jantes 16 e comecou a ser vendida em 2004. a versao europeia tem o botao EV que serve para o carro "esforcar-se" mais para andar a electrico abaixo dos 50km\h e durante cerca de 2kms (mx se acelerar um bocado mais brusco muda para gasolina+electrico)
é nesta fase e a baixa velocidade que é emisao zero
um carro mt inteligente e confortavel (excelente para por a gpl....).
O preço do gasoleo está cada vez mais alto e, em Espanha (vi eu este fds) já é mais caro do que a gasolina(95)
A evolução dos preços em Portugal será mais ou menos nesse sentido. Portanto um hibrido será uma solução a curto/medio prazo mesmo que o seu custo inicial seja um pouco mais alto.
O que eu gostava de saber, é se alguém conhece um hibrido a funcionar a GPL e se é exequível em termos económicos essa montagem.
Se assim fosse, teríamos um veículo "tri-fuel"