Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Moderador: rdd48856
-
nuso
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 427
- Registado: 27 set 2010, 17:53
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Kia
- Modelo: Cee'd 1.6 SW TX GPL
- Ano: 2010
Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
A Comissão Europeia (CE) insurgiu-se hoje, mais uma vez, contra a diversidade de sistemas de impostos que subsistem nos 15 Estados-membros, prometendo combatê-los nos próximos tempos, a favor da criação de um verdadeiro mercado único para o automóvel ligeiro.
Para Bruxelas, o principal problema reside no Imposto Automóvel (IA), que é aplicado em grande número de países no acto do registo do automóvel ligeiro de passageiros, mas que tem um peso diferenciado de país para país. Em vez de um imposto à cabeça, a CE quer que o esforço financeiro do adquirente seja feito ao longo da vida útil do veículo e no combustível que utilizar.
A ideia já não é nova, mas adquiriu um novo impulso nos últimos tempos, à medida que o mercado de automóvel se deparou com a crise que se vive no sector e com a importância crescente do ambiente na agenda dos políticos europeus.
Nada ainda está decidido, mas de ano para ano aperta-se o cerco aos Estados-membros que se desviam das intenções de Bruxelas de criar um mercado único na compra de um veículo. O preço deverá ser idêntico em qualquer país da União, o que neste momento está longe de acontecer.
De futuro, e não se sabe quando, promete-se que o imposto sobre os automóveis será anual, e não no acto do registo, e uma outra parcela irá incidir sobre os combustíveis, o que fará aumentar ainda mais o preço do litro.
O comissário responsável pelo Mercado Único e a Fiscalidade, Frits Bolkestein, diz, num comunicado emitido hoje, que está "determinado a derrubar os obstáculos que subsistem para os cidadãos e indústria automóvel no mercado único".
Apesar das declarações de intenções, o facto é que, por exemplo, em Portugal o IA faz subir em várias milhares de euros o preço de um carro utilitário, em contraponto aos outros Estados-membros que têm um imposto muito mais brando e menos penoso no acto de aquisição da viatura.
No final da semana passada, as associações do comércio automóvel portuguesas mostraram-se a favor da redução gradual e futura eliminação do IA, conforme o desejo de Bruxelas.
In Publico
Para Bruxelas, o principal problema reside no Imposto Automóvel (IA), que é aplicado em grande número de países no acto do registo do automóvel ligeiro de passageiros, mas que tem um peso diferenciado de país para país. Em vez de um imposto à cabeça, a CE quer que o esforço financeiro do adquirente seja feito ao longo da vida útil do veículo e no combustível que utilizar.
A ideia já não é nova, mas adquiriu um novo impulso nos últimos tempos, à medida que o mercado de automóvel se deparou com a crise que se vive no sector e com a importância crescente do ambiente na agenda dos políticos europeus.
Nada ainda está decidido, mas de ano para ano aperta-se o cerco aos Estados-membros que se desviam das intenções de Bruxelas de criar um mercado único na compra de um veículo. O preço deverá ser idêntico em qualquer país da União, o que neste momento está longe de acontecer.
De futuro, e não se sabe quando, promete-se que o imposto sobre os automóveis será anual, e não no acto do registo, e uma outra parcela irá incidir sobre os combustíveis, o que fará aumentar ainda mais o preço do litro.
O comissário responsável pelo Mercado Único e a Fiscalidade, Frits Bolkestein, diz, num comunicado emitido hoje, que está "determinado a derrubar os obstáculos que subsistem para os cidadãos e indústria automóvel no mercado único".
Apesar das declarações de intenções, o facto é que, por exemplo, em Portugal o IA faz subir em várias milhares de euros o preço de um carro utilitário, em contraponto aos outros Estados-membros que têm um imposto muito mais brando e menos penoso no acto de aquisição da viatura.
No final da semana passada, as associações do comércio automóvel portuguesas mostraram-se a favor da redução gradual e futura eliminação do IA, conforme o desejo de Bruxelas.
In Publico
-
rumiko
- Utilizador Junior
- Mensagens: 39
- Registado: 27 mar 2009, 22:16
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Não
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Eu defendo isto há muito tempo e só fico feliz por a UE estar a equacionar ir neste sentido já que os nossos governantes preferem a via gananciosa.
O IA (em Portugal ISV) visa tributar a poluição que o veículo produz durante a sua vida útil; nestes termos, o imposto deve ser pago ao longo da vida útil do veículo sendo que cada proprietário deverá pagar unicamente a parte que lhe compete da poluição total produzida pelo veículo.
No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição, realizando a receita fiscal logo no acto da compra, sendo que cada proprietário irá tentar repercutir nos demais proprietários o valor que pagou, encarecendo consideravelmente a compra do veículo.
A ganância do Estado é de tal ordem a ponto de o sector automóvel encontrar-se completamente sufocado, com redução acentuada na venda de veículos, stands a fecharem, postos de trabalho a perderem-se.
Como de costume: tem que ser Bruxelas a governar-nos pois nós só preferimos a via gananciosa que realiza de melhor forma os interesses do aparelho estadual e não da comunidade.
O IA (em Portugal ISV) visa tributar a poluição que o veículo produz durante a sua vida útil; nestes termos, o imposto deve ser pago ao longo da vida útil do veículo sendo que cada proprietário deverá pagar unicamente a parte que lhe compete da poluição total produzida pelo veículo.
No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição, realizando a receita fiscal logo no acto da compra, sendo que cada proprietário irá tentar repercutir nos demais proprietários o valor que pagou, encarecendo consideravelmente a compra do veículo.
A ganância do Estado é de tal ordem a ponto de o sector automóvel encontrar-se completamente sufocado, com redução acentuada na venda de veículos, stands a fecharem, postos de trabalho a perderem-se.
Como de costume: tem que ser Bruxelas a governar-nos pois nós só preferimos a via gananciosa que realiza de melhor forma os interesses do aparelho estadual e não da comunidade.
-
AACM
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 510
- Registado: 15 out 2005, 08:44
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.
A retirada do imposto é para eles venderem mais uns carrinhos...
Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.
A retirada do imposto é para eles venderem mais uns carrinhos...
-
Erbium
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1105
- Registado: 15 nov 2007, 17:44
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Prius
- Ano: 2008
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
E o carro tanto pode circular 1 dia como 1 século... [-(rumiko Escreveu:No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição
Acho que existem seguros que permitem associar mais que um carro e podes alternar entre o "activo"...AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
-
gplprimera
- Utilizador Junior
- Mensagens: 28
- Registado: 10 nov 2011, 23:17
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: primera 1.6 gpl
- Ano: 1999
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Erbium Escreveu:E o carro tanto pode circular 1 dia como 1 século... [-(rumiko Escreveu:No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição
Acho que existem seguros que permitem associar mais que um carro e podes alternar entre o "activo"...AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
é verdade sin senhor o unico mal é estares sempre a ligar pra te mudarem sempre que quiseres mudar de viatura =:)
-
AACM
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 510
- Registado: 15 out 2005, 08:44
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Se conheceres algum seguro que dê para alternar, agradeço que me informes, e eles não cobram cada vez que alternas?
-
gplprimera
- Utilizador Junior
- Mensagens: 28
- Registado: 10 nov 2011, 23:17
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: primera 1.6 gpl
- Ano: 1999
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
amamnha ja digo algo agora a maria ja esta a chonar éla é que trabalha nesse ramo :DAACM Escreveu:Se conheceres algum seguro que dê para alternar, agradeço que me informes, e eles não cobram cada vez que alternas?
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.
A retirada do imposto é para eles venderem mais uns carrinhos...
.... alguém com visão.AACM Escreveu:Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.
Uniformizar o quê, IA? Para nós importarmos mais ainda e desequilibrar mais a balança comercial.... concordo com as cotas aos veiculos, tal como temos no leite, pesca e outros......
Mais, aguardo mesmo muito e gostarei de ver a Alemanha e França a chiar quando os chineses colocarem na Europa carros bons a metade do preço.... já não falta mto. Uma cópia (genérico) de um BMW a metade do preço.... :)
Espero que lhes aconteça o mesmo que nos aconteceu a nós com a imposição do mercado global....nos já estamos a recuperar no calçado, têxteis e afins.....vamos ver ainda esses países a pedir proteccionismo à sua industria.....quero ver se depois os nossos governantes têm tomates para dizer que PT quer mercado aberto......
Paulo.
Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA
Subscrevo o que o pcta disse. Eliminar o IA é defender os interesses alemaes