Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Responder
nuso
Utilizador Frequente
Mensagens: 427
Registado: 27 set 2010, 17:53
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Kia
Modelo: Cee'd 1.6 SW TX GPL
Ano: 2010

Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por nuso » 25 abr 2011, 16:56

A Comissão Europeia (CE) insurgiu-se hoje, mais uma vez, contra a diversidade de sistemas de impostos que subsistem nos 15 Estados-membros, prometendo combatê-los nos próximos tempos, a favor da criação de um verdadeiro mercado único para o automóvel ligeiro.

Para Bruxelas, o principal problema reside no Imposto Automóvel (IA), que é aplicado em grande número de países no acto do registo do automóvel ligeiro de passageiros, mas que tem um peso diferenciado de país para país. Em vez de um imposto à cabeça, a CE quer que o esforço financeiro do adquirente seja feito ao longo da vida útil do veículo e no combustível que utilizar.

A ideia já não é nova, mas adquiriu um novo impulso nos últimos tempos, à medida que o mercado de automóvel se deparou com a crise que se vive no sector e com a importância crescente do ambiente na agenda dos políticos europeus.

Nada ainda está decidido, mas de ano para ano aperta-se o cerco aos Estados-membros que se desviam das intenções de Bruxelas de criar um mercado único na compra de um veículo. O preço deverá ser idêntico em qualquer país da União, o que neste momento está longe de acontecer.

De futuro, e não se sabe quando, promete-se que o imposto sobre os automóveis será anual, e não no acto do registo, e uma outra parcela irá incidir sobre os combustíveis, o que fará aumentar ainda mais o preço do litro.

O comissário responsável pelo Mercado Único e a Fiscalidade, Frits Bolkestein, diz, num comunicado emitido hoje, que está "determinado a derrubar os obstáculos que subsistem para os cidadãos e indústria automóvel no mercado único".

Apesar das declarações de intenções, o facto é que, por exemplo, em Portugal o IA faz subir em várias milhares de euros o preço de um carro utilitário, em contraponto aos outros Estados-membros que têm um imposto muito mais brando e menos penoso no acto de aquisição da viatura.

No final da semana passada, as associações do comércio automóvel portuguesas mostraram-se a favor da redução gradual e futura eliminação do IA, conforme o desejo de Bruxelas.

In Publico

rumiko
Utilizador Junior
Mensagens: 39
Registado: 27 mar 2009, 22:16
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por rumiko » 28 out 2011, 18:55

Eu defendo isto há muito tempo e só fico feliz por a UE estar a equacionar ir neste sentido já que os nossos governantes preferem a via gananciosa.

O IA (em Portugal ISV) visa tributar a poluição que o veículo produz durante a sua vida útil; nestes termos, o imposto deve ser pago ao longo da vida útil do veículo sendo que cada proprietário deverá pagar unicamente a parte que lhe compete da poluição total produzida pelo veículo.

No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição, realizando a receita fiscal logo no acto da compra, sendo que cada proprietário irá tentar repercutir nos demais proprietários o valor que pagou, encarecendo consideravelmente a compra do veículo.

A ganância do Estado é de tal ordem a ponto de o sector automóvel encontrar-se completamente sufocado, com redução acentuada na venda de veículos, stands a fecharem, postos de trabalho a perderem-se.

Como de costume: tem que ser Bruxelas a governar-nos pois nós só preferimos a via gananciosa que realiza de melhor forma os interesses do aparelho estadual e não da comunidade.

AACM
Cidadão Virtual
Mensagens: 510
Registado: 15 out 2005, 08:44
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por AACM » 28 out 2011, 23:35

Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.

Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.

A retirada do imposto é para eles venderem mais uns carrinhos...

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por Erbium » 11 nov 2011, 17:00

rumiko Escreveu:No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição
E o carro tanto pode circular 1 dia como 1 século... [-(
AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
Acho que existem seguros que permitem associar mais que um carro e podes alternar entre o "activo"...

gplprimera
Utilizador Junior
Mensagens: 28
Registado: 10 nov 2011, 23:17
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: primera 1.6 gpl
Ano: 1999

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por gplprimera » 18 nov 2011, 01:25

Erbium Escreveu:
rumiko Escreveu:No sistema que temos actualmente, presume-se que o veículo vai ter uma vida útil de X anos e cobra-se logo ao início o montante presumido de poluição
E o carro tanto pode circular 1 dia como 1 século... [-(
AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.
Acho que existem seguros que permitem associar mais que um carro e podes alternar entre o "activo"...


é verdade sin senhor o unico mal é estares sempre a ligar pra te mudarem sempre que quiseres mudar de viatura =:)

AACM
Cidadão Virtual
Mensagens: 510
Registado: 15 out 2005, 08:44
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por AACM » 18 nov 2011, 05:57

Se conheceres algum seguro que dê para alternar, agradeço que me informes, e eles não cobram cada vez que alternas?

gplprimera
Utilizador Junior
Mensagens: 28
Registado: 10 nov 2011, 23:17
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: primera 1.6 gpl
Ano: 1999

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por gplprimera » 22 nov 2011, 00:07

AACM Escreveu:Se conheceres algum seguro que dê para alternar, agradeço que me informes, e eles não cobram cada vez que alternas?
amamnha ja digo algo agora a maria ja esta a chonar éla é que trabalha nesse ramo :D

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por pcta » 31 jan 2012, 09:19

AACM Escreveu:Se o imposto é relativo à poluição do veiculo acho que deveria ser cobrado só quando o veiculo circula, se estiver parado, não devia pagar, bem como o seguro, no meu caso tenho 3 carros e pago 3 seguros, e so ando com um carro de cada vez.

Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.

A retirada do imposto é para eles venderem mais uns carrinhos...
AACM Escreveu:Agora uma coisa a UE devia pôr cotas de produção de veiculos, como fazem na agricultura, e na pecuaria e pescas, Mas isso não interessa a Alemanha nem à França... Eles gostam de impor cotas ao que os outros produzem mas ao que les produzem já nao querem.
.... alguém com visão.
Uniformizar o quê, IA? Para nós importarmos mais ainda e desequilibrar mais a balança comercial.... concordo com as cotas aos veiculos, tal como temos no leite, pesca e outros......
Mais, aguardo mesmo muito e gostarei de ver a Alemanha e França a chiar quando os chineses colocarem na Europa carros bons a metade do preço.... já não falta mto. Uma cópia (genérico) de um BMW a metade do preço.... :)
Espero que lhes aconteça o mesmo que nos aconteceu a nós com a imposição do mercado global....nos já estamos a recuperar no calçado, têxteis e afins.....vamos ver ainda esses países a pedir proteccionismo à sua industria.....quero ver se depois os nossos governantes têm tomates para dizer que PT quer mercado aberto......

Paulo.

jccgold
Utilizador
Mensagens: 245
Registado: 30 nov 2005, 03:06

Re: Bruxelas apela aos Estados-membros para eliminar IA

Mensagem por jccgold » 21 mai 2012, 18:34

Subscrevo o que o pcta disse. Eliminar o IA é defender os interesses alemaes

Responder