PPPs Metro e Carris
Moderador: FLP
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
PPPs Metro e Carris
Saiu no Diário de República II Série, publicado no dia 23/09/2015 a autorização para pagamentos no valor total de 462 milhões de euros em PPPs à multinacional Avanza pela subconcessão da exploração do Metro por 8 anos.
Este valor é apenas pela subconcessão do Metro, mas com a Carris, ascende a 1075 milhões de euros.
A multinacional vai usar gratuitamente a frota de comboios, cuja manutenção e respectivos custos continuam no sector público.
A multinacional ainda passa a receber as receitas de publicidade (mais de 15 milhões por ano) e todas as receitas de aluguer de instalações e frota.
Os eléctricos, ascensores e elevadores passam a estar dedicados exclusivamente ao turismo.
Mais informação detalhada da PPP do Metro em:
https://dre.pt/application/file/70344945
Este valor é apenas pela subconcessão do Metro, mas com a Carris, ascende a 1075 milhões de euros.
A multinacional vai usar gratuitamente a frota de comboios, cuja manutenção e respectivos custos continuam no sector público.
A multinacional ainda passa a receber as receitas de publicidade (mais de 15 milhões por ano) e todas as receitas de aluguer de instalações e frota.
Os eléctricos, ascensores e elevadores passam a estar dedicados exclusivamente ao turismo.
Mais informação detalhada da PPP do Metro em:
https://dre.pt/application/file/70344945
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: PPPs Metro e Carris
Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: PPPs Metro e Carris
ou seja. uma concessão com o intuito não de dar lucro mas menos prejuízoj_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: PPPs Metro e Carris
Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)forunista Escreveu:Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: PPPs Metro e Carris
é a diferença entre ser comido por um elefante ou um cavalo... (piadas dolorosas à parte)j_verne Escreveu:Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)forunista Escreveu:Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
O Estado entrega 30% das receitas geradas, desde tarifas dos bilhetes a aluguer de frotas.j_verne Escreveu:Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)forunista Escreveu:Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...
Com esta mudança, a Avanza arrecada 1075 milhões, em que fazem parte, também, 30% das receitas, durante os 8 anos de contrato.
Portanto, até agora só sabemos que irão sair 1075 milhões em 8 anos.
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: PPPs Metro e Carris
É o eterno problema das PPPs, por norma nunca são a favor do estado.
Ninguém tem a coragem ou pq não quer em moralizar o sistema.
Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Temos visto até a data quem vai para as empresas publicas de transportes (boys) e a quantidade de trabalhadores desnecessários.... basta ver aqui nas câmara, vem a equipa da água remendar uma cano e chega um carro com 5, desses 5, 2 trabalham e 3 conversam.
Acho que o problema dos transportes públicos é não ser possível serem geridos........ má gestão, sindicatos, greves, etc..... não estou disponível para andar a enterrar o meu dinheiro nisto.
Ninguém tem a coragem ou pq não quer em moralizar o sistema.
Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Temos visto até a data quem vai para as empresas publicas de transportes (boys) e a quantidade de trabalhadores desnecessários.... basta ver aqui nas câmara, vem a equipa da água remendar uma cano e chega um carro com 5, desses 5, 2 trabalham e 3 conversam.
Acho que o problema dos transportes públicos é não ser possível serem geridos........ má gestão, sindicatos, greves, etc..... não estou disponível para andar a enterrar o meu dinheiro nisto.
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: PPPs Metro e Carris
fala baixinho que os sindicatos e partidos de esquerda fazem como o elefante e o cavalo mas na tua pessoa...pcta Escreveu:É o eterno problema das PPPs, por norma nunca são a favor do estado.
Ninguém tem a coragem ou pq não quer em moralizar o sistema.
Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Temos visto até a data quem vai para as empresas publicas de transportes (boys) e a quantidade de trabalhadores desnecessários.... basta ver aqui nas câmara, vem a equipa da água remendar uma cano e chega um carro com 5, desses 5, 2 trabalham e 3 conversam.
Acho que o problema dos transportes públicos é não ser possível serem geridos........ má gestão, sindicatos, greves, etc..... não estou disponível para andar a enterrar o meu dinheiro nisto.
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
Mas alguém acredita, mesmo sem conhecimento de causa, que o privado traz melhores condições para o utente a um melhor preço ? Oh meus amigos, o privado quer lucro, ponto. Qual é o privado que consegue competir a nível de preços com o público ? Nenhum, como é óbvio. Os transportes públicos servem para servir a população, é para isso que pagamos impostos, não serve para dar lucros a privados.pcta Escreveu: Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
"mas na tua pessoa" ? Explica lá isso. :-\chorao Escreveu: fala baixinho que os sindicatos e partidos de esquerda fazem como o elefante e o cavalo mas na tua pessoa...
-
Farfalho
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 741
- Registado: 17 nov 2014, 23:48
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato
- Marca do Veículo: Mercedes-Benz
- Modelo: CLK 230 Kompressor
- Ano: 1999
Re: PPPs Metro e Carris
Ser comido por um elefante ou cavalo. Neste caso os sindicatos e partidos de esquerda "comem-te".
Enviado do meu ASUS_T00J através de Tapatalk
Enviado do meu ASUS_T00J através de Tapatalk
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
Então não seria um "mas" porque ambos fazem "à tua pessoa".
Chorao, sê directo quando fazes acusações. "sindicatos e partidos de esquerda", QUAIS ?
Eu sou sindicalizado e delegado, logo, sou afectado pela tua acusação.
Igualmente sou militante de um partido de esquerda(PCP), portanto, estou igualmente a ser acusado de..veja-se só...ser o culpado de maus serviços públicos (só me faltava mais esta !).
É muito bonito dizer "isto é tudo uma cambada, uns chupistas, uns ladrões" porque não se está em partidos, organizações, etc. Confio mais num tipo do CDS do que em quem não diz em quem vota. Porque o tipo do CDS, identifica-se, sabe-se com o que se pode contar. Quem só atira umas para o ar e não se identifica com nada, ou esconde em que se identifica ou é como o Marinho Pinto, das dezenas de partidos, não gosta de nenhum e cria mais um. Qualquer dia é um partido por pessoa ! A estes digo, não gostas da comida, salta para a cozinha e faz tu, agora, cuspir na própria sopa, não.
Chorao, sê directo quando fazes acusações. "sindicatos e partidos de esquerda", QUAIS ?
Eu sou sindicalizado e delegado, logo, sou afectado pela tua acusação.
Igualmente sou militante de um partido de esquerda(PCP), portanto, estou igualmente a ser acusado de..veja-se só...ser o culpado de maus serviços públicos (só me faltava mais esta !).
É muito bonito dizer "isto é tudo uma cambada, uns chupistas, uns ladrões" porque não se está em partidos, organizações, etc. Confio mais num tipo do CDS do que em quem não diz em quem vota. Porque o tipo do CDS, identifica-se, sabe-se com o que se pode contar. Quem só atira umas para o ar e não se identifica com nada, ou esconde em que se identifica ou é como o Marinho Pinto, das dezenas de partidos, não gosta de nenhum e cria mais um. Qualquer dia é um partido por pessoa ! A estes digo, não gostas da comida, salta para a cozinha e faz tu, agora, cuspir na própria sopa, não.
-
leoj
- Utilizador
- Mensagens: 196
- Registado: 27 abr 2005, 18:47
- Distrito onde reside.: Braga
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: LandiRenzo
- Marca do Veículo: Opel
- Modelo: Mokka
- Ano: 2014
Re: PPPs Metro e Carris
Em 2013 a situação de todas as empresas de transporte do estado era esta, não acredito que tenha melhorado:
http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 95187.html
http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 95187.html
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: PPPs Metro e Carris
Sim, as dividas aumentarem são fruto do governo sub-contratar(PPPs) outras empresas para fazerem o que faziam antes funcionários da empresa. E...de financiarem mais essas empresas privadas que entram em vez da própria empresa pública. Exemplo concreto, a CP tem às costas 3 empréstimos de 100 milhões de euros, cada. Enquanto isso, deu-se ao luxo de dar(a palavra é mesmo esta) os comboios à Fertagus.leoj Escreveu:Em 2013 a situação de todas as empresas de transporte do estado era esta, não acredito que tenha melhorado:
http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 95187.html