PPPs Metro e Carris

O Sítio ideal para a desbunda ... :)
(Uma Necessidade de uma comunidade em crescimento)

Moderador: FLP

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 29 set 2015, 09:34

Saiu no Diário de República II Série, publicado no dia 23/09/2015 a autorização para pagamentos no valor total de 462 milhões de euros em PPPs à multinacional Avanza pela subconcessão da exploração do Metro por 8 anos.

Este valor é apenas pela subconcessão do Metro, mas com a Carris, ascende a 1075 milhões de euros.
A multinacional vai usar gratuitamente a frota de comboios, cuja manutenção e respectivos custos continuam no sector público.
A multinacional ainda passa a receber as receitas de publicidade (mais de 15 milhões por ano) e todas as receitas de aluguer de instalações e frota.
Os eléctricos, ascensores e elevadores passam a estar dedicados exclusivamente ao turismo.

Mais informação detalhada da PPP do Metro em:
https://dre.pt/application/file/70344945

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3904
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por j_verne » 29 set 2015, 13:30

Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por chorao » 29 set 2015, 14:11

j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
ou seja. uma concessão com o intuito não de dar lucro mas menos prejuízo

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 29 set 2015, 14:36

j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3904
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por j_verne » 29 set 2015, 15:25

forunista Escreveu:
j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.
Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)

Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por chorao » 29 set 2015, 15:30

j_verne Escreveu:
forunista Escreveu:
j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.
Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)

Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...
é a diferença entre ser comido por um elefante ou um cavalo... (piadas dolorosas à parte)

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 29 set 2015, 15:54

j_verne Escreveu:
forunista Escreveu:
j_verne Escreveu:Qual foi o montante das transferências do Estado para essas companhias, num período semelhante ao período agora concessionado?
Zero. A Avanza não tinha PPP no Metro e Carris com o Estado.
Não estou a falar das concessionárias, mas sim da carris e metro ;-)

Só poderemos opinar sobre o facto de estarmos (de novo) a ser roubados, quando soubermos como eram as coisas antes...
O Estado entrega 30% das receitas geradas, desde tarifas dos bilhetes a aluguer de frotas.
Com esta mudança, a Avanza arrecada 1075 milhões, em que fazem parte, também, 30% das receitas, durante os 8 anos de contrato.
Portanto, até agora só sabemos que irão sair 1075 milhões em 8 anos.

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por pcta » 29 set 2015, 17:04

É o eterno problema das PPPs, por norma nunca são a favor do estado.
Ninguém tem a coragem ou pq não quer em moralizar o sistema.

Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Temos visto até a data quem vai para as empresas publicas de transportes (boys) e a quantidade de trabalhadores desnecessários.... basta ver aqui nas câmara, vem a equipa da água remendar uma cano e chega um carro com 5, desses 5, 2 trabalham e 3 conversam.
Acho que o problema dos transportes públicos é não ser possível serem geridos........ má gestão, sindicatos, greves, etc..... não estou disponível para andar a enterrar o meu dinheiro nisto.

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por chorao » 29 set 2015, 18:21

pcta Escreveu:É o eterno problema das PPPs, por norma nunca são a favor do estado.
Ninguém tem a coragem ou pq não quer em moralizar o sistema.

Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Temos visto até a data quem vai para as empresas publicas de transportes (boys) e a quantidade de trabalhadores desnecessários.... basta ver aqui nas câmara, vem a equipa da água remendar uma cano e chega um carro com 5, desses 5, 2 trabalham e 3 conversam.
Acho que o problema dos transportes públicos é não ser possível serem geridos........ má gestão, sindicatos, greves, etc..... não estou disponível para andar a enterrar o meu dinheiro nisto.
fala baixinho que os sindicatos e partidos de esquerda fazem como o elefante e o cavalo mas na tua pessoa...

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 30 set 2015, 08:39

pcta Escreveu: Os transportes públicos são fundamentais ao bom desenvolvimento do país/região, até admito a entrada de privados para gerir, mas com a condição de todos ganharem (estado, privado e utente), se bem negociado deve ser possível.
Mas alguém acredita, mesmo sem conhecimento de causa, que o privado traz melhores condições para o utente a um melhor preço ? Oh meus amigos, o privado quer lucro, ponto. Qual é o privado que consegue competir a nível de preços com o público ? Nenhum, como é óbvio. Os transportes públicos servem para servir a população, é para isso que pagamos impostos, não serve para dar lucros a privados.

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 30 set 2015, 08:43

chorao Escreveu: fala baixinho que os sindicatos e partidos de esquerda fazem como o elefante e o cavalo mas na tua pessoa...
"mas na tua pessoa" ? Explica lá isso. :-\

Farfalho
Cidadão Virtual
Mensagens: 741
Registado: 17 nov 2014, 23:48
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLK 230 Kompressor
Ano: 1999

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por Farfalho » 30 set 2015, 08:50

Ser comido por um elefante ou cavalo. Neste caso os sindicatos e partidos de esquerda "comem-te".

Enviado do meu ASUS_T00J através de Tapatalk

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 30 set 2015, 09:02

Então não seria um "mas" porque ambos fazem "à tua pessoa".

Chorao, sê directo quando fazes acusações. "sindicatos e partidos de esquerda", QUAIS ?
Eu sou sindicalizado e delegado, logo, sou afectado pela tua acusação.
Igualmente sou militante de um partido de esquerda(PCP), portanto, estou igualmente a ser acusado de..veja-se só...ser o culpado de maus serviços públicos (só me faltava mais esta !).

É muito bonito dizer "isto é tudo uma cambada, uns chupistas, uns ladrões" porque não se está em partidos, organizações, etc. Confio mais num tipo do CDS do que em quem não diz em quem vota. Porque o tipo do CDS, identifica-se, sabe-se com o que se pode contar. Quem só atira umas para o ar e não se identifica com nada, ou esconde em que se identifica ou é como o Marinho Pinto, das dezenas de partidos, não gosta de nenhum e cria mais um. Qualquer dia é um partido por pessoa ! A estes digo, não gostas da comida, salta para a cozinha e faz tu, agora, cuspir na própria sopa, não.

leoj
Utilizador
Mensagens: 196
Registado: 27 abr 2005, 18:47
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LandiRenzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Mokka
Ano: 2014

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por leoj » 30 set 2015, 10:01

Em 2013 a situação de todas as empresas de transporte do estado era esta, não acredito que tenha melhorado:

http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 95187.html

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: PPPs Metro e Carris

Mensagem por forunista » 30 set 2015, 10:10

leoj Escreveu:Em 2013 a situação de todas as empresas de transporte do estado era esta, não acredito que tenha melhorado:

http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 95187.html
Sim, as dividas aumentarem são fruto do governo sub-contratar(PPPs) outras empresas para fazerem o que faziam antes funcionários da empresa. E...de financiarem mais essas empresas privadas que entram em vez da própria empresa pública. Exemplo concreto, a CP tem às costas 3 empréstimos de 100 milhões de euros, cada. Enquanto isso, deu-se ao luxo de dar(a palavra é mesmo esta) os comboios à Fertagus.

Responder