Muita informação sobre GPL

Coloque aqui referências a Websites Externos com Conteúdos de interesse á comunidade.

Moderador: rdd48856

Responder
Volvo_850_T5
Utilizador Frequente
Mensagens: 373
Registado: 11 abr 2005, 22:54
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850 T5
Ano: 1995

Muita informação sobre GPL

Mensagem por Volvo_850_T5 » 16 jul 2005, 14:55

Boas,

Encontrei hoje, ao mexer nuns cd´s antigos um ficheiro que descarreguei da net há uns dois anos. Este ficheiro tem informação muito detalhada sobre GPL, é pena estar em francês, mas tem muita informação útil, nomeadamente sobre as performances da injecção liquida.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cali
Cidadão Virtual
Mensagens: 1386
Registado: 11 abr 2005, 10:39
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 406 coupe
Ano: 1998

Mensagem por Cali » 16 jul 2005, 15:53

T5, como sabes, neste forum 'Chat' os posts com mais de 7 dias sem respostas, 'vão-se'. Concordas com a deslocação deste topico para o "Links Externos" ?

Volvo_850_T5
Utilizador Frequente
Mensagens: 373
Registado: 11 abr 2005, 22:54
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850 T5
Ano: 1995

Mensagem por Volvo_850_T5 » 16 jul 2005, 18:08

Boas,

Sim, claro.
O que achaste do ficheiro?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 16 jul 2005, 21:22

5 estrelas...resume muito do aqui já foi dito....inclusivamente SOBRE A NECESSIDADE DE PEAs
P.S. Acho que já me deparei com este ficheiro algures....
Un supplément d'avance est favorable dans une zone de faibles charges et de bas régimes, alors que
les hauts régimes associés à de fortes charges s'accommodent d'une décrémentation (diminution) de
l'avance à l'allumage.
:wink:

V70
Cidadão Virtual
Mensagens: 1861
Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagem por V70 » 18 jul 2005, 11:08

Uma verdadeira bíblia. Está excelente... até mesmo o francês se percebe...
Pena que já tenha 5 anitos, mas mesmo assim muito bom!

Diz lá que é de esperar um aumento de consumo de 26% de GPL em relação a gasolina. Se é assim não tenho muito que me queixar... só me queixo mesmo foi de terem dito que o consumo ficava igual, quando muito era só mais um litro
:evil:

Gestor
Site Admin
Mensagens: 427
Registado: 10 abr 2005, 21:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Caravan 1.6
Ano: 2004

Consumos 26lt

Mensagem por Gestor » 18 jul 2005, 16:36

Esses valores são em relação a tec. existente na altura :)

V70
Cidadão Virtual
Mensagens: 1861
Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagem por V70 » 19 jul 2005, 09:52

Olha o administrador 8)
Ora viva. Seja bem vindo à sua Casa :lol:
Pois, também me pareceu que o "mal" do texto é estar a desactualizar com as evoluções dos últimos anos.
Já agora se me puder responder: para um carro que consome (delicie-se com o preciosismo) 10,3 litros de Gasolina Sem Chumbo 98 (V-Power, G-Force, etc.), quanto era "normal" a GPL? Acho 13,4 uma diferença excessiva! Exactamente 30%. O sistema está aí em baixo na minha assinatura. E funciona tudo como um relógio :roll:

Bom, mas um livro daqueles em português e actualizado era que era. A bem da informação!!! :)

Gestor
Site Admin
Mensagens: 427
Registado: 10 abr 2005, 21:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Caravan 1.6
Ano: 2004

Mensagem por Gestor » 23 jul 2005, 21:15

"Exactamente 30%"
Possivelmente poderá ainda ganhar alguma coisa se efectuar um "tuning" ao tempos de injeção de GPL... Qual é o Kit ?

V70
Cidadão Virtual
Mensagens: 1861
Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagem por V70 » 23 jul 2005, 22:36

Está na minha assinatura :roll:
BRC "Flying injection"

Nos testes feitos no instalador (comparação dos mapas de ignição das centralinas) tudo se mostrou perfeito... e empobrecer a mistura está fora de questão.
A única coisa que decobri foi as velas muito "queimadas" sinal de "ignição fraca". Ando a estudar isto das velas e dos cabos... mas não me parece que esteja a chegar a algum lado por aqui...
Tunning aos tempos de ignição? :?: É exactamente o quê? Tem riscos?

Gestor
Site Admin
Mensagens: 427
Registado: 10 abr 2005, 21:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra Caravan 1.6
Ano: 2004

Re

Mensagem por Gestor » 24 jul 2005, 16:48

V70 Escreveu:e empobrecer a mistura está fora de questão
Ir a Estrada com o carro e verificar/adaptar o mapa de injecção com a sua condução..
(empobrecer a mistura) mas se já o fez, acredite que o António nao lhe deixa-se vir o carro se ele pudesse fazer mais alguma coisa nele...

As Velas tambêm podem ter alguma infulência ...

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 24 jul 2005, 18:19

Boas....de facto o documento está desactualizado em relação aos sistemas de injecção porque não abarca os sistemas sequenciais. V70 o seu sistema deveria ser o sequent, sequent24 ou qualquer coisa do género porque o Flying Injection não funciona com a centralina da gasolina mas com uma centralina própria, sendo específico para cada veículo(a menos que tenha havido grandes alterações de que eu não estou a par). Quero ainda chamar à atenção para o facto de que os aumentos de consumo apontados no documento se referem ao GPL Francês(40 a 60% de propano)....conforme já indiquei para o GPL português, se este tiver as quantidades de propano que seria suposto, os aumentos não deveriam ultrapassar(salvo erro não tenho os cálculos aqui à mão) os 25%. Acho 30% a mais um pouco exagerado....se a reprogramação dos tempos de injecção já foi feita, haveria a tentar o PEA, as velas, etc. Teoricamente se o PEA conseguisse obter uma curva de ignição correcta pra o GPL o consumo deveria diminuir....no entanto não sei se os PEAs(apesar de específicos) o conseguem, porque em vez de terem uma curva própria estão a modificar em tempo real a curva da gasolina.....

Responder