Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Moderador: rdd48856
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
@ricardo_fcr2005,
Com os kits LiquidSi (ou LPi) o tempo que demora a passar para GPL também tem a ver com a temperatura, mas sempre o mesmo para determinada temperatura (não tem a ver com o aquecimento de água do motor). O sistema faz um processo que se chama "Hydraulic Conditions" que não é mais do que garantir que todo o circuito está com GPL liquido a uma pressão no mínimo 1,3 (nas PT70 é 2,1, por norma some entre 3 a 7 Bar) acima do que está no depósito na altura de por o motor a trabalhar. Como o GPL não precisa de ser vaporizado por calor, desde que esta situação se verifica, pode passar a GPL. Há no entanto alguns motores que abaixo de determinada temperatura têm uma mistura muito rica, nesses casos e quanto a temperatura é baixa, o sistema, depois do tal teste, aguarda mais uns segundos que podem ir até aos 120 segundos (abaixo dos -20º). Em Portugal, por norma não chega a 1 minuto (todo o processo) mesmo quando está frio.
Com os kits LiquidSi (ou LPi) o tempo que demora a passar para GPL também tem a ver com a temperatura, mas sempre o mesmo para determinada temperatura (não tem a ver com o aquecimento de água do motor). O sistema faz um processo que se chama "Hydraulic Conditions" que não é mais do que garantir que todo o circuito está com GPL liquido a uma pressão no mínimo 1,3 (nas PT70 é 2,1, por norma some entre 3 a 7 Bar) acima do que está no depósito na altura de por o motor a trabalhar. Como o GPL não precisa de ser vaporizado por calor, desde que esta situação se verifica, pode passar a GPL. Há no entanto alguns motores que abaixo de determinada temperatura têm uma mistura muito rica, nesses casos e quanto a temperatura é baixa, o sistema, depois do tal teste, aguarda mais uns segundos que podem ir até aos 120 segundos (abaixo dos -20º). Em Portugal, por norma não chega a 1 minuto (todo o processo) mesmo quando está frio.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 587
- Registado: 06 fev 2007, 17:38
- Distrito onde reside.: Santarém
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
- Ano: 2014
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Obrigado pela explicação lobito. Por aqui encantado com o LiquidSI.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 73
- Registado: 27 dez 2015, 21:29
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Corolla
- Ano: 1991
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Eu faco esta pergunta pelo simples facto de que o meu pai tem um carro que está farto de lhe dar problemas e anda a pensar comprar uma dacia logan a gpl e já falou com algumas pessoas que tem veículos de origem a gpl (dacia e opel), com os vendedores e com dois instaladores e têm surgido algumas dúvidas.
1) vários deles referem que os carros a gpl de origem demoram demasiado a mudar de gasolina para gpl a frio e quem não fizer viagens longas não compensa porque vai andar sempre a gasolina.
2) sobretudo os instaladores dizem que não conseguem fazer afinações nos sistemas de origem por terem uma Centralina diferente e que se tiver problemas no gpl a marca também não vai saber ajudar porque não percebem nada de gpl.
3) também lhe referiram que há marcas/concessionários cobrar praticamente o preço de duas revisões por o carro ser a gpl e a mandar os carros para eles fazerem a vistoria ao gpl.
4) ambos os instaladores que falou lhe disseram que era melhor comprar a carrinha sem o gpl e instalar posteriormente o gpl porque além de poder por um depósito maior, não ter esperas longas para entrega nem ter de estar dependente da marca, os sistemas de origem da opel e da dacia não têm lubrificação de válvulas e como tal o motor tende a tornar-se problemático após os 100000 km.
Sobretudo o primeiro ponto e ultimo deixaram-no apreensivo quanto a comprar um carro a gpl de origem porque estando ele habituado ao meu corolla a gpl, basicamente ele comuta quando eu quero para gpl coisa que basicamente é o tempo de sair da garagem e fechar o portão mesmo estando a frio. Estando a quente até pega logo a gpl sem problema algum e mesmo no instalador eles queriam por o carro mesmo a frio a arrancar a gpl mas ai fui eu que não quis. Esta questão da lubrificação é mesmo assim? Os sistemas de origem não têm? Poderá colocar em risco a fiabilidade do carro?
O que me podem dizer sobre isto? Serão mitos ou podem ser realidades?
Obrigado mais uma vez.
1) vários deles referem que os carros a gpl de origem demoram demasiado a mudar de gasolina para gpl a frio e quem não fizer viagens longas não compensa porque vai andar sempre a gasolina.
2) sobretudo os instaladores dizem que não conseguem fazer afinações nos sistemas de origem por terem uma Centralina diferente e que se tiver problemas no gpl a marca também não vai saber ajudar porque não percebem nada de gpl.
3) também lhe referiram que há marcas/concessionários cobrar praticamente o preço de duas revisões por o carro ser a gpl e a mandar os carros para eles fazerem a vistoria ao gpl.
4) ambos os instaladores que falou lhe disseram que era melhor comprar a carrinha sem o gpl e instalar posteriormente o gpl porque além de poder por um depósito maior, não ter esperas longas para entrega nem ter de estar dependente da marca, os sistemas de origem da opel e da dacia não têm lubrificação de válvulas e como tal o motor tende a tornar-se problemático após os 100000 km.
Sobretudo o primeiro ponto e ultimo deixaram-no apreensivo quanto a comprar um carro a gpl de origem porque estando ele habituado ao meu corolla a gpl, basicamente ele comuta quando eu quero para gpl coisa que basicamente é o tempo de sair da garagem e fechar o portão mesmo estando a frio. Estando a quente até pega logo a gpl sem problema algum e mesmo no instalador eles queriam por o carro mesmo a frio a arrancar a gpl mas ai fui eu que não quis. Esta questão da lubrificação é mesmo assim? Os sistemas de origem não têm? Poderá colocar em risco a fiabilidade do carro?
O que me podem dizer sobre isto? Serão mitos ou podem ser realidades?
Obrigado mais uma vez.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 587
- Registado: 06 fev 2007, 17:38
- Distrito onde reside.: Santarém
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
- Ano: 2014
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Dacia Logan é uma boa escolha para quem quer um carro espaçoso com um compromisso valor/qualidade muito positivo. Eu comprei a minha a gasolina e transformei quando quis, onde quis e meti o sistema que quis. Não quis ficar dependente da marca para tratar da manutenção do carro e, para além do tempo de espera por um Dacia a GPL já na altura estar em torno dos 4 meses, na altura o motor que vinha a equipar a versão a GPL era o 1.2 atmosférico e eu queria o 0.9Tce actual. A única vantagem, a meu ver, dos Dacia a GPL de fábrica é o facto da diferença de valor para o modelo a gasolina ser de cerca de 700€. O que é um valor que dificilmente encontraremos num instalador em Portugal.
No que toca a aspectos técnicos prefiro que, caso decidam, sejam pessoas mais conhecedoras a informá-lo para não ter que ser corrigido depois.
Já agora era uma curiosidade minha saber que sistema tem o seu Toyota instalado(aspirado ou sequencial) para perceber como ele passa tão depressa a GPL nos dias frios, mesmo estando guardado em garagem.
No que toca a aspectos técnicos prefiro que, caso decidam, sejam pessoas mais conhecedoras a informá-lo para não ter que ser corrigido depois.
Já agora era uma curiosidade minha saber que sistema tem o seu Toyota instalado(aspirado ou sequencial) para perceber como ele passa tão depressa a GPL nos dias frios, mesmo estando guardado em garagem.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Pela experiência de outros kits de origem, tenho de concordar com os instaladores.
Só o último ponto não tenho certeza se o motor é o mesmo ou de tem a cabeça diferente. Também acho que alteram a curva de ignição e a pressão do turbo. A primeira pode sempre fazer com o módulo para isso, o segundo acho negativo para a fiabilidade do motor. Além de que com injeção líquida não precisa nada disso para ter no mínimo o mesmo binário e potência que a gasolina.
É um "workarround" para terem argumento comercial, embora a parte da ignição seja positiva.
Só o último ponto não tenho certeza se o motor é o mesmo ou de tem a cabeça diferente. Também acho que alteram a curva de ignição e a pressão do turbo. A primeira pode sempre fazer com o módulo para isso, o segundo acho negativo para a fiabilidade do motor. Além de que com injeção líquida não precisa nada disso para ter no mínimo o mesmo binário e potência que a gasolina.
É um "workarround" para terem argumento comercial, embora a parte da ignição seja positiva.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 587
- Registado: 06 fev 2007, 17:38
- Distrito onde reside.: Santarém
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
- Ano: 2014
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
@andrecouto01
Se perceber polaco dê uma vista de olhos aqui para o carro de fábrica a GPL: https://www.youtube.com/watch?v=QM0vN4kcMoA
Este em inglês tem uma instalação posterior à compra: https://www.youtube.com/watch?v=Tchhf1DdbKI
Se perceber polaco dê uma vista de olhos aqui para o carro de fábrica a GPL: https://www.youtube.com/watch?v=QM0vN4kcMoA
Este em inglês tem uma instalação posterior à compra: https://www.youtube.com/watch?v=Tchhf1DdbKI
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Bom, vamos por partes.
1)Os users aqui do fórum com Dacias a GPL de origem referem consumos a gasolina baixos, o que indicia tempos de comutação baixos, porque ao contrário dos carros convertidos posteriormente a centralina da gasolina "sabe" que o carro está a GPL e por isso quando comuta pode ter tempos de injeção diferentes, evitando a mistura rica típica da fase de aquecimento. Pelo contrário numa conversão, os tempos de comutação baixos só podem ser obtidos, quando os instaladores, por pressão dos clientes e contra as indicações dos fabricantes, programam comutações a temperaturas de 30ºC, por exemplo (estou a falar de injeções gasosas).
2)Este ponto é correto, pelos menos por enquanto, os instaladores não conseguem aceder à centralina do GPL.
3)Este ponto também pode ser verdadeiro, mas tem o remédio na mão. Pergunte a alguém que tenha um Dácia GPL de origem quanto pagou pela revisão, ou pergunte num concessionário.
4)
Pelo contrário as versões a gasolina têm garantidamente sedes sensíveis.
Termino com isto. O sistema Landi-renzo que equipa os Dácia não é grande coisa, e o depósito é pequeno. Mas pode alterar isto posteriormente, montando outro sistema e/ou outro depósito.
Mas preparar a cabeça para GPL são 300€ + mão-de-obra + material que seja preciso substituir na operação. Tudo somado praticamente o preço que paga a mais pela versão GPL de origem. Por isso só a preparação do motor paga o preço da versão GPL.
1)Os users aqui do fórum com Dacias a GPL de origem referem consumos a gasolina baixos, o que indicia tempos de comutação baixos, porque ao contrário dos carros convertidos posteriormente a centralina da gasolina "sabe" que o carro está a GPL e por isso quando comuta pode ter tempos de injeção diferentes, evitando a mistura rica típica da fase de aquecimento. Pelo contrário numa conversão, os tempos de comutação baixos só podem ser obtidos, quando os instaladores, por pressão dos clientes e contra as indicações dos fabricantes, programam comutações a temperaturas de 30ºC, por exemplo (estou a falar de injeções gasosas).
2)Este ponto é correto, pelos menos por enquanto, os instaladores não conseguem aceder à centralina do GPL.
3)Este ponto também pode ser verdadeiro, mas tem o remédio na mão. Pergunte a alguém que tenha um Dácia GPL de origem quanto pagou pela revisão, ou pergunte num concessionário.
4)
, pois não, porque não precisam, as sedes e válvulas são reforçadas de origem. Tive acesso a um plano de formação de uma fábrica de motores da Renault, onde aparece claramente discriminado, Diesel, Gasolina e GPL. Mas se quer ter a certeza só tem que se dirigir a um concessionário e pedir a referência de uma cabeça de motor e válvulas para um gasolina e para um GPL, para ver se são diferentes ou não.os sistemas de origem da opel e da dacia não têm lubrificação de válvulas
Pelo contrário as versões a gasolina têm garantidamente sedes sensíveis.
Termino com isto. O sistema Landi-renzo que equipa os Dácia não é grande coisa, e o depósito é pequeno. Mas pode alterar isto posteriormente, montando outro sistema e/ou outro depósito.
Mas preparar a cabeça para GPL são 300€ + mão-de-obra + material que seja preciso substituir na operação. Tudo somado praticamente o preço que paga a mais pela versão GPL de origem. Por isso só a preparação do motor paga o preço da versão GPL.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
@rdd,
Essa parte da diferenciação da cabeço do motor é de facto importante, tal como o avanço de ignição como disse antes (mas este pode ser feito também com conversão sem ser de origem).
Quanto ao comutar mais cedo para GPL, hoje em dia já há sistemas (falo dos gasosos) com essa estratégia (também dependente dos injectores de GPL utilizados):
Pré-aquecimento dos injectores de GPL e, além da estratégia já embutida (com algoritmos internos que para a qual basta seleccionar um parâmetro), têm a possibilidade de correcção por combinação de temperatura de redutor, temperatura de GPL e pressão de GPL na régua.
Devido ao primeiro ponto, convertidos de origem não devem ter nenhuma injecção parcial de gasolina, aí deve estar a diferença do consumo de gasolina.
Não conheço os Dacia em concreto, mas kits de origem de outras marcas de automóvel (kit GPL semelhante), ao virem de origem vêm calibrados para GPL com mais butano (ou vinham, não sei se já corrigiram). Já presenciei Trims a GPL mais altos 10 a 15% do que a gasolina. isto seria facilmente rectificável se os técnicos da marca tivessem acesso à centralina de GPL. Ou nem seria necessário de o kit instalado tivesse tecnologia (que já existe e está a ser utilizada) para fazer correcção continua dos tempos de injecção a GPL usando a linha de OBD (ou mesmo MAP/Injecção). Daria para qualquer tipo de GPL, altitude, temperatura exterior, etc. O motor faz isso para gasolina, mas o GPL tem comportamento diferente, não acredito que o faça mesmo tendo os dados todos para o fazer. Se o fizesse os Trims teriam de estar exactamente iguais.
Essa parte da diferenciação da cabeço do motor é de facto importante, tal como o avanço de ignição como disse antes (mas este pode ser feito também com conversão sem ser de origem).
Quanto ao comutar mais cedo para GPL, hoje em dia já há sistemas (falo dos gasosos) com essa estratégia (também dependente dos injectores de GPL utilizados):
Pré-aquecimento dos injectores de GPL e, além da estratégia já embutida (com algoritmos internos que para a qual basta seleccionar um parâmetro), têm a possibilidade de correcção por combinação de temperatura de redutor, temperatura de GPL e pressão de GPL na régua.
Devido ao primeiro ponto, convertidos de origem não devem ter nenhuma injecção parcial de gasolina, aí deve estar a diferença do consumo de gasolina.
Não conheço os Dacia em concreto, mas kits de origem de outras marcas de automóvel (kit GPL semelhante), ao virem de origem vêm calibrados para GPL com mais butano (ou vinham, não sei se já corrigiram). Já presenciei Trims a GPL mais altos 10 a 15% do que a gasolina. isto seria facilmente rectificável se os técnicos da marca tivessem acesso à centralina de GPL. Ou nem seria necessário de o kit instalado tivesse tecnologia (que já existe e está a ser utilizada) para fazer correcção continua dos tempos de injecção a GPL usando a linha de OBD (ou mesmo MAP/Injecção). Daria para qualquer tipo de GPL, altitude, temperatura exterior, etc. O motor faz isso para gasolina, mas o GPL tem comportamento diferente, não acredito que o faça mesmo tendo os dados todos para o fazer. Se o fizesse os Trims teriam de estar exactamente iguais.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Os kits novos podem até fazer a comutação mais cedo que os antigos, o que eu não acredito é que o façam(em condições ideais) mais cedo do que os que equipam os Dacia de origem, em resumo não me parece que isso seja um dos argumentos para preferir montar um kit à posteori em detrimento de um de origem.
Em relação à programação da percentagem de butano 100% de acordo, aliás esse deve ser mais um argumento a favor do aumento da percentagem de butano.
Provavelmente deve ter a programação para uma mistura intermédia, 60%propano:40%butano.
Quanto ao acesso à centralina do GPL e da gasolina de forma oficial, acho que isso vai ser cada vez mais difícil, uma vez que não é suposto alguém que faz manutenção ter esse grau de acesso (aliás como acontece com os carros a gasolina e Diesel).
Em relação à programação da percentagem de butano 100% de acordo, aliás esse deve ser mais um argumento a favor do aumento da percentagem de butano.
Provavelmente deve ter a programação para uma mistura intermédia, 60%propano:40%butano.
Quanto ao acesso à centralina do GPL e da gasolina de forma oficial, acho que isso vai ser cada vez mais difícil, uma vez que não é suposto alguém que faz manutenção ter esse grau de acesso (aliás como acontece com os carros a gasolina e Diesel).
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 15
- Registado: 05 out 2015, 21:58
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Boas.
Já aqui havia passado pelo tópico. Aproveito agora para deixar o testemunho.
Adquiri há já algum tempo uma Logan a GPL (de origem). Migrei de uma viatura com kit instalado também a gpl (rover 45) e há ainda outra cá por casa (kia shuma).
Relativamente a compensar, de facto na minha opinião pessoal não compensa para quem faz viagens curtas (inferiores a 5km) ou quem percorre menos de 5.000km/ano.
Ponto 2 não faço ideia da veracidade, mas que a malta do concessionário não percebe muito, lá isso não!
Ponto 3, não é o caso da Dacia/Renault (+/- 250euros é o valor da revisão).
Ponto 4...adeus garantia. Essa também seria uma das minhas opções (visto que tive de esperar mais de 7 meses), mas em todos os concessionários afirmaram que haveria ruptura de garantia caso fossem efetuadas alterações, portanto muito cuidado.
Quanto à ultima questão...alguém lhe quer instalar um sistema gpl e faturar com isso, pois no meu antigo carro, fui aconselhado a circular ocasionalmente a gasolina, neste não se dá o caso, por alguma coisa será.
O depósito leva sensivelmente 32 litros, mas dá para fazer mais de 400km, portanto a meu ver suficiente.
Cumprimentos
Já aqui havia passado pelo tópico. Aproveito agora para deixar o testemunho.
Adquiri há já algum tempo uma Logan a GPL (de origem). Migrei de uma viatura com kit instalado também a gpl (rover 45) e há ainda outra cá por casa (kia shuma).
Posso afirmar sem margem de dúvida absolutamente nenhuma, que a comutação para gpl se verifica muito mais rápido no Logan do que em qualquer um dos outros. No Logan (a frio), depois de percorridos (no máx) 500mts ou 2min a relantim passa a gpl. Nos outros preciso(ava) de no mínimo 1km ou uns 5min.andrecouto01 Escreveu: 1) vários deles referem que os carros a gpl de origem demoram demasiado a mudar de gasolina para gpl a frio e quem não fizer viagens longas não compensa porque vai andar sempre a gasolina.
Relativamente a compensar, de facto na minha opinião pessoal não compensa para quem faz viagens curtas (inferiores a 5km) ou quem percorre menos de 5.000km/ano.
Ponto 2 não faço ideia da veracidade, mas que a malta do concessionário não percebe muito, lá isso não!
Ponto 3, não é o caso da Dacia/Renault (+/- 250euros é o valor da revisão).
Ponto 4...adeus garantia. Essa também seria uma das minhas opções (visto que tive de esperar mais de 7 meses), mas em todos os concessionários afirmaram que haveria ruptura de garantia caso fossem efetuadas alterações, portanto muito cuidado.
Quanto à ultima questão...alguém lhe quer instalar um sistema gpl e faturar com isso, pois no meu antigo carro, fui aconselhado a circular ocasionalmente a gasolina, neste não se dá o caso, por alguma coisa será.
O depósito leva sensivelmente 32 litros, mas dá para fazer mais de 400km, portanto a meu ver suficiente.
Cumprimentos
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Antes de mais, @besunta obrigado pelo seu testemunho e opinião.
Gostaria só de fazer algumas observações:
Ponto 1- Hoje em dia passar ao fim de 2 minutos (a frio) ou 500 metros, não é nada de muito especial, muitos kits gasosa fazem isso e os líquidos fazem melhor. Eu quando saio da garagem estou quase sempre já a GPL, menos de 1 minuto ou com tempo muito frio por volta disso.
Ponto 2 - É norma que não se sintam tanto à vontade por falta de formação e experiência, mas acredito que vão melhorar;
Ponto 3 - É o valor da revisão total, incluindo o GPL? Óleo filtros e filtro GPL, é isso? Por lei não são credenciados (que eu tenha conhecimento acho que ainda nenhum concessionário ainda o é), e por sequer podem fazer manutenção a equipamentos GPL. Muito provavelmente as instalações também não foram inspeccionadas pelo IMT para o efeito, com a exigência de não existirem fossas, ventilação em paredes opostas, detector de gases com alarme na zona de montagem/manutenção. No GNC a descriminação dos instaladores Portugueses é ainda muito mais gritante, mas isso são contas de outro Rosário, a uns tudo se exige e impede a outros tudo se facilita.
Ponto 4 - Isso depende do concessionário (mesmo em Portugal há quem não retire a garantia de tudo o que não tenha a ver com o GPL, o que tem a ver com GPL o instalador é responsável), há interesse em provocar esse receio no cliente. Para lhe dar um exemplo, a Toyota Grécia vende carros híbridos a GPL (instalados à posteriori) que eu saiba há uns 4 ou 5 anos, a Toyota Bulgária vendeu os primeiros 50 há um ano e agora publicou um artigo a aconselhar os clientes que queiram economizar ainda mais a converter as suas viaturas. Aparecem muitos carros convertidos desde o km 0 em países como Holanda, França, Alemanha, Bélgica, etc. de diferentes marcas, sem que tenham perdido a garantia. Há uma distinção entre avarias provocados por montagem e pelo GPL e todas as outras. O colector é furado, pois se tiver entrada de ar, o GPL deve assumir (para isso tem um seguro de valor bem elevado), e isto como qq outra coisa que possa ser provocado pelo GPL, mistura mal calibrada, etc. Agora retirar a garantia do veiculo apenas por que se "mexeu" é que me parece mal e uma forma de sacudir responsabilidade e trabalho. Como cliente é compreensível o receio, é isso que a maioria dos concessionários pretende.
Ultimo ponto - Recomendar andar com o carro de vez em quando a gasolina, poderia ser por ter carros com válvulas macias, mas por essa razão não faz sentido hoje em dia. Nada tem a ver com o equipamento de GPL ou sua utilização. Continua a ser um bom conselho em carros de injecção directa com kits de injecção liquida que não consomem nenhuma gasolina. Nesse caso como são motores sem retorno de gasolina, é aconselhável durante um ano fazer uns 100 km a gasolina (pode ser espaçadamente, ou basta que acabe o GPL uma ou duas vezes). Isto para gastar e renovar gasolina que fica entre o depósito e a régua de injectores e, depende da qualidade, mas pode ganhar humidade. Mas este consumo anual é bastante inferior a um carro que pegue a gasolina e passe depois a GPL.
Gostaria só de fazer algumas observações:
Ponto 1- Hoje em dia passar ao fim de 2 minutos (a frio) ou 500 metros, não é nada de muito especial, muitos kits gasosa fazem isso e os líquidos fazem melhor. Eu quando saio da garagem estou quase sempre já a GPL, menos de 1 minuto ou com tempo muito frio por volta disso.
Ponto 2 - É norma que não se sintam tanto à vontade por falta de formação e experiência, mas acredito que vão melhorar;
Ponto 3 - É o valor da revisão total, incluindo o GPL? Óleo filtros e filtro GPL, é isso? Por lei não são credenciados (que eu tenha conhecimento acho que ainda nenhum concessionário ainda o é), e por sequer podem fazer manutenção a equipamentos GPL. Muito provavelmente as instalações também não foram inspeccionadas pelo IMT para o efeito, com a exigência de não existirem fossas, ventilação em paredes opostas, detector de gases com alarme na zona de montagem/manutenção. No GNC a descriminação dos instaladores Portugueses é ainda muito mais gritante, mas isso são contas de outro Rosário, a uns tudo se exige e impede a outros tudo se facilita.
Ponto 4 - Isso depende do concessionário (mesmo em Portugal há quem não retire a garantia de tudo o que não tenha a ver com o GPL, o que tem a ver com GPL o instalador é responsável), há interesse em provocar esse receio no cliente. Para lhe dar um exemplo, a Toyota Grécia vende carros híbridos a GPL (instalados à posteriori) que eu saiba há uns 4 ou 5 anos, a Toyota Bulgária vendeu os primeiros 50 há um ano e agora publicou um artigo a aconselhar os clientes que queiram economizar ainda mais a converter as suas viaturas. Aparecem muitos carros convertidos desde o km 0 em países como Holanda, França, Alemanha, Bélgica, etc. de diferentes marcas, sem que tenham perdido a garantia. Há uma distinção entre avarias provocados por montagem e pelo GPL e todas as outras. O colector é furado, pois se tiver entrada de ar, o GPL deve assumir (para isso tem um seguro de valor bem elevado), e isto como qq outra coisa que possa ser provocado pelo GPL, mistura mal calibrada, etc. Agora retirar a garantia do veiculo apenas por que se "mexeu" é que me parece mal e uma forma de sacudir responsabilidade e trabalho. Como cliente é compreensível o receio, é isso que a maioria dos concessionários pretende.
Ultimo ponto - Recomendar andar com o carro de vez em quando a gasolina, poderia ser por ter carros com válvulas macias, mas por essa razão não faz sentido hoje em dia. Nada tem a ver com o equipamento de GPL ou sua utilização. Continua a ser um bom conselho em carros de injecção directa com kits de injecção liquida que não consomem nenhuma gasolina. Nesse caso como são motores sem retorno de gasolina, é aconselhável durante um ano fazer uns 100 km a gasolina (pode ser espaçadamente, ou basta que acabe o GPL uma ou duas vezes). Isto para gastar e renovar gasolina que fica entre o depósito e a régua de injectores e, depende da qualidade, mas pode ganhar humidade. Mas este consumo anual é bastante inferior a um carro que pegue a gasolina e passe depois a GPL.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 28
- Registado: 21 jul 2015, 16:39
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Modelo: sandero 0.9TCE
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
O meu dacia no verão passa para GPL muito rapidamente... menos de 10segundos... no inverno é que demora muito tempo a passar para gpl ... atenção que se o carro estiver numa descida e não estiver a acelerar (como corta o combustível ...aparentemente) enquanto não voltar a tocar no acelerador ou na embraiagem o carro não passa para GPL mesmo que atinja a temperatura de trabalho.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Isso é normal também, só passa para GPL quando for efectivamente necessário combustível ;-)
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 25
- Registado: 04 ago 2015, 13:30
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: Xantia 1.8 16v
- Ano: 1999
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Vivam.
Após alguns meses sem dar noticias sobre o sandero bifuel cà de casa, fica aqui o testemunho.
o Sandero está agora com cerca de 18000 km. Não deu qualquer problema até agora. Faz uma mėdia de 6,8 a 7 l aos 100 em estradas nacionais, 8l aos 100 em auto estrada a uma média de 130 km/h.
Foi aqui questionado por alguns foristas o tempo de passagem de gasolina para gpl quando se coloca o carro a funcionar. O carro está a ser utilizado maioritáriamente pela minha filha que reside em Lamego. Portanto está numa zona de clima muito frio no inverno. Como o carro dorme numa garagem box, box essa que por sua vez está inserida numa garagem coletiva de um prédio, de manhã liga-se o motor, sai para fora da box, fecha-se a porta e quando sai para o exterior do prédio já está a funcionar a gpl.
Ainda não fiz a mėdia do consumo de gasolina.
Apenas quero afirmar que o carro corresponde às espèctativas criadas, tendo como referencia o preço que custou e o desempenho que tem.
Tenho lido aqui no forum algumas comparações com outros carros que não me parecem correctas, pois estamos a comparar o que é imcomparåvel.
Agora apròxima-se a revisão dos 20000 km. Vamos ver com o concessionário se comporta, no que diz respeito à qualidade da revisão e preço da mesma.
De qualquer forma, e porque necessitamos cá em casa de mais um carro para ser usado diáriamente, isto porque o sandero está imigrado em Lamego, comprei outro sandero bifuel :ymapplause: ,desta vez um stepway.
Deve-me ser entregue na pròxima 4 f antes do feriado. Vamos ver como se comporta.
Vou tentar fazer um db mais completo do stepway, visto que vai ser a minha mulher a utiliza-lo maioritariamente todos os dias. Eu continuo com o meu xantia gplisado.
Cumprimentos
Após alguns meses sem dar noticias sobre o sandero bifuel cà de casa, fica aqui o testemunho.
o Sandero está agora com cerca de 18000 km. Não deu qualquer problema até agora. Faz uma mėdia de 6,8 a 7 l aos 100 em estradas nacionais, 8l aos 100 em auto estrada a uma média de 130 km/h.
Foi aqui questionado por alguns foristas o tempo de passagem de gasolina para gpl quando se coloca o carro a funcionar. O carro está a ser utilizado maioritáriamente pela minha filha que reside em Lamego. Portanto está numa zona de clima muito frio no inverno. Como o carro dorme numa garagem box, box essa que por sua vez está inserida numa garagem coletiva de um prédio, de manhã liga-se o motor, sai para fora da box, fecha-se a porta e quando sai para o exterior do prédio já está a funcionar a gpl.
Ainda não fiz a mėdia do consumo de gasolina.
Apenas quero afirmar que o carro corresponde às espèctativas criadas, tendo como referencia o preço que custou e o desempenho que tem.
Tenho lido aqui no forum algumas comparações com outros carros que não me parecem correctas, pois estamos a comparar o que é imcomparåvel.
Agora apròxima-se a revisão dos 20000 km. Vamos ver com o concessionário se comporta, no que diz respeito à qualidade da revisão e preço da mesma.
De qualquer forma, e porque necessitamos cá em casa de mais um carro para ser usado diáriamente, isto porque o sandero está imigrado em Lamego, comprei outro sandero bifuel :ymapplause: ,desta vez um stepway.
Deve-me ser entregue na pròxima 4 f antes do feriado. Vamos ver como se comporta.
Vou tentar fazer um db mais completo do stepway, visto que vai ser a minha mulher a utiliza-lo maioritariamente todos os dias. Eu continuo com o meu xantia gplisado.
Cumprimentos
-
- Utilizador
- Mensagens: 144
- Registado: 04 set 2015, 21:09
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: N Sei
- Marca do Veículo: Kia
- Modelo: ceed
- Ano: 2010
Re: Dacia a GPL agora com o motor 0.9Tce
Boa, espero esse db. É dos antigos sem restyle.. certo?