GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos litros"

Divulgação de Noticias e Informações sobre o site AUTOGAS.PT
ramseythe1st
Recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: 07 nov 2009, 20:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Audi
Modelo: S8
Ano: 1999

GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos litros"

Mensagem por ramseythe1st » 22 ago 2010, 23:46

Desde já os meus parabéns a todos os que partilham esta variante carburante que é o GPL
e ao mesmo tempo alertar os consumidores para o que segue.

O que pretendo neste novo tópico não é levantar um problema, mas sim, AFIRMAR que o problema existe e que alguém
anda a amealhar muito dinheirinho que não lhe pertence:

Desde a primavera que tenho sentido gradualmente que o meu automóvel andava a gastar mais combustível que o habitual.
Fui ao instalador e substituí as membranas que já tinham alguns quilómetros, mas continuava a gastar mais do que inicialmente...

Mandei o carro à máquina para ver se havia alguma avaria de mecânica ou electrónica por várias vezes:
uma vez na AUDI em C. Branco, através do instalador que foi incansável, outra na BOSH CAR SERVICE em Espinho e por ultimo na oficina habitual em Lisboa.
Ambas me asseguraram que o carro estava a queimar bem e que não havia problema algum.

Desde sempre, e como faço muitos quilómetros entre Lisboa e Porto, abasteço apenas quando entro na reserva,
atestando sempre por completo o depósito.

Sempre tive como hábito, fazer o reset ao contador, sabendo em média quantos quilómetros faço entre abastecimento,
as médias variam (variavam) entre os 15/16 e os 20 litros entre cidade e estrada.
O meu tanque leva 90 litros e alimenta um AUDI S8 V8 de 99.

Os abastecimentos que efectuo são sempre feitos de dia e no fim da tarde.(efectuava)

Bom,... o que se tem passado é que com os mesmos litros de combustível pago, tenho andado menos 100 KMs.
Um prejuízo de 12eur real no meu bolso.

Na semana passada e ainda de férias, ao sair de casa com a família, resolvi abastecer, pois tinha muito pouco GPL.
Atestei pela manhã +-7,30h, com 17gº de temperatura ambiente, com 80 litros na GALP da Ti Saloia em Caneças.

Qual não foi o meu espanto, que com este ultimo abastecimento, a quilometragem disponível aumentou para os quase 600 quilómetros...
Quando antes me queixava que mal passava dos 400 quilómetros.

Voltei a repetir a operação, mas noutra estação de serviço, desta vez no IC2 antes do desvio para Fátima antes de Leiria na Repsol,
também pela manhã pois vinha do Porto, ás 6h e com uma temperatura de 15Gº.

Com este texto tão extenso o que pretendo afirmar é que as bombas de GPL no verão facturam sem dar o combustível que pagamos...

Os tanques das bombas estão expostos aos elementos e com o calor o gás dilata fazendo com que um litro do mesmo combustível passe a ocupar
mais espaço o que na realidade apenas conta para ser pago nunca sendo utilizado pelo seu real dono, pois pagou-o e não o recebeu.

Desafio todos os automobilistas a comprovarem o que afirmo,
pois de Inverno todos nós fazemos mais quilómetros com o mesmo combustível que de Verão.

Eu apenas senti que estou a ser roubado porque tenho um tanque grande e faço muitos quilómetros em velocidade cruzeiro
não havendo grandes margens para erro.

Se eu num tanque de 90 Litros perco 12 eur, e tendo a maioria dos automobilistas um tanque de 45/50 litros,
os mesmos deverão contribuir para o enriquecimento das bombas em 6 eur cada um aproximadamente.

Isto é que é fazer economia com o dinheiro dos outros...


Abraços a todos


RM
Última edição por ramseythe1st em 24 ago 2010, 15:19, editado 1 vez no total.

rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10094
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por rara » 23 ago 2010, 00:52

Já toda a gente sabe que o gpl expande com o calor,se pesquisar um pouco pelo forum,verá que já muito se falou disso e que os "dinossauros" recomendam que se abasteça de manhãzinha para evitar esse problema...

Em relação ao texto,para fazer um comparativo real,convém utilizar a mesma bomba,os tipos de gpl diferem....

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por voltinhas » 23 ago 2010, 07:27

rara Escreveu:(....)Em relação ao texto,para fazer um comparativo real,convém utilizar a mesma bomba,os tipos de gpl diferem....
Como também a qualidade do mesmo...
Por ex.: 80lts da Galp, não dam pra fazer os mesmo kms que abastecendo os mesmos 80 lts da Repsol.... :-?

:roll:

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por PauloAns » 23 ago 2010, 10:08

algures aqui pelo forum até tens a fórmula para cálculo de expansão em cm3 por cada grau de temperatura que aumenta.
Como diz do Rara, os dino-users já experimentam isso à uma série de anos.
De facto das primeiras vezes ainda se colocou a hipótese das bombas estarem mal calibradas, mas depois percebeu-se que tinha mesmo a haver com as temperaturas.
Como sistemas de controlo de temperatura são muito caros, e se calhar, não seriam eficazes, a coisa fica ela-por-ela, no verão ganham eles, no inverno ganhamos nós, sendo que tens mais dias de calor que de frio, o melhor é abastecer pela fresquinha.
Se calhar nunca te apercebeste disso, porque nunca tiveste uma discrepância tão grande.
mas é normal...
um abraço.

ramseythe1st
Recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: 07 nov 2009, 20:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Audi
Modelo: S8
Ano: 1999

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por ramseythe1st » 23 ago 2010, 15:48

Desde já os meus agradecimentos pelas respostas,
sem dúvida que já tinha lido acerca da dilatação dos corpos neste mesmo fórum,
no entanto e apesar da pesquisa e de todos os comentários, nunca teria imaginado que a diferença seria TÃO significativa.

Uma diferença de 100 quilómetros por abastecimento é um verdadeiro roubo.

Relativamente à resposta do Paulo,: julgo que nós nunca chegaremos a recuperar o que se paga a mais
pois no nosso inverno as temperaturas nunca deverão chegar a obrigar o combustível a contrair de forma a
"ganhar-mos" quilómetros.

Contudo, abri este tópico, justamente para uma interpretação e identificação mais fácil do problema,
pois como eu,com certeza haverão mais pessoas no futuro.

E CONTINUO A AFIRMAR POIS A INDIGNAÇÃO É MAIOR DO QUE A RAZÃO,(se é que a ha) : 12 Euros a menos de combustível em 80 litros, é muito dinheiro.

E andar com o automóvel em todas as oficinas porque anda a gastar mais 4 a 5 litros aos 100Km é ainda pior.

Mais uma vez os meus agradecimentos pelos comentários.

RM

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por PauloAns » 23 ago 2010, 15:59

e tem todo o direito a ficar indignado.
eu consigo ter variações, em média de 30/50Km por depósito de 52litros.
No meu caso não é assim tão significativo.(nunca perdi tempo a fazer contas aos €€€)
Mas para aferir, tem de fazer um cálculo na mesma bomba, à mesma hora, o que é sempre complicado, pq a bomba e o carro, mesmo que consiga as duas primeiras condições, dificilmente estarão à mesma temperatura duas vezes.
em casos extremos poderá dar-se essa diferença, no dia a dia, deverá ser mais esbatido.
O pior/melhor que consegui foram 120Km, em 52litros.

rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10094
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por rara » 23 ago 2010, 16:03

Gostava de ver se quando fazemos mais kms do que é costume se vão á bomba devolver o dinheiro.... :-\ :-\

Continuo a dizer que esse comparativo tem de ser feito na mesma bomba....

FssSantos
Cidadão Virtual
Mensagens: 546
Registado: 17 fev 2010, 17:54
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 T5
Ano: 1997

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por FssSantos » 23 ago 2010, 16:18

Meus caros,

Não tenho noção se em dias quentes, o consumo varia assim de forma significativa :-?

Mas uma coisa tenho a certeza e já se passou comigo por diversas vezes.... Abastecer o carro em dias quentes após o carro ter estado ao sol... é para esqueçer i-) i-)

alfamazda
Utilizador
Mensagens: 230
Registado: 22 set 2009, 08:56
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 6 - 1.8
Ano: 2002

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por alfamazda » 23 ago 2010, 18:14

Atenção que não é só na bomba que se perde gás, quando o deposito está cheio e o carro está ao sol a pressão dentro do depósito aumenta,podendo levar a que as válvulas de segurança actuem jogando gás fora para normalizar a pressão dentro do deposito.

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: GPL e o tempo quente, menos quilómetros pelos "mesmos li

Mensagem por Botabaixo » 23 ago 2010, 20:22

Eu abasteço sempre de manhã; na mesma bomba o abastecer de manhã e no pico de calor, ou depois deste, faz uma diferença de uns 10% no consumo.

Cumps

SlowDriver
Utilizador Frequente
Mensagens: 290
Registado: 17 mar 2010, 20:46
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Vectra B 1.6
Ano: 1998

Re: GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos lit

Mensagem por SlowDriver » 25 ago 2010, 20:04

resumindo, não vale a pena discutir nem ficar indignado.

é preciso é assimilar que a coisa é assim e agir em conformidade:

- abastecer pela manhãzinha
- evitar deixar o carro ao sol, por periodos prolongados
- no inverno preferir as temperatura glaciares para ir á bomba =)) ( brrrrrr ) =))

DIVULGAR ISTO AOS AMIGOS GPListas

antonio
Cidadão Virtual
Mensagens: 1460
Registado: 03 mai 2006, 21:40
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S60 2.0 T/Rover 416
Ano: 2003

Re: GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos lit

Mensagem por antonio » 25 ago 2010, 21:37

Quando abasteço em dias quentes, penso sempre como um abastecimento de recurso colocando o GPL necessário :wink:

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos lit

Mensagem por voltinhas » 27 ago 2010, 07:39

antonio Escreveu:Quando abasteço em dias quentes, penso sempre como um abastecimento de recurso colocando o GPL necessário :wink:
Nestes dias de calor (mais quentes) coloco apenas 20€ de GPL... exeptuando se tiver de efectuar 1 viagem longa...

davidfocus
Utilizador Frequente
Mensagens: 297
Registado: 28 mar 2006, 04:32
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
Ano: 2013

Re: GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos lit

Mensagem por davidfocus » 28 ago 2010, 02:36

Eu também verifico uma diferença de 60 a 70 kms a menos por depósito (49 litros) quando abasteço à tarde.
Outra coisa que noto é que a válvula não corta quando estou a abastecer numa situação de calor, por isso aconselho abastecer sempre de manhã, por algum motivo os depósitos de Gpl dos posto de abastecimento nunca estão à sombra :-s

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: GPL e o tempo quente,menos quilómetros pelos "mesmos lit

Mensagem por Erbium » 28 ago 2010, 15:54

davidfocus Escreveu:Outra coisa que noto é que a válvula não corta quando estou a abastecer numa situação de calor
Já ando à uns tempos a pensar nisso, andava desconfiado se seria do calor se seria da bomba e acho que é um misto das duas!
Na Repsol do Montijo de há uns tempos para cá, a bomba nunca disparava, a semana passada no domingo à noite fui atestar um restinho para fazer a semana e disparou! Hoje atestei de manhã e disparou nas outras vezes (que não dispara) por norma vou lá à tarde e está considerávelmente mais quente. Porém penso que só isso não justifica porque por vezes atesto na Clave em Alhos Vedros durante a semana, e vou sempre à tarde depois de sair do trabalho e ai sempre disparou.

Responder