A realidade negra do desemprego em Portugal

O Sítio ideal para a desbunda ... :)
(Uma Necessidade de uma comunidade em crescimento)

Moderador: FLP

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por forunista » 10 nov 2014, 09:34

O INE acabou de publicar os dados do desemprego oficial referentes ao 3º Trimestre de 2014

DESEMPREGO OFICIAL (é apenas a este que o governo se refere e fala quando diz que o desemprego diminuiu):728.900(2º Trim. 2014); 688.900 (3º Trim. 2014).
INATIVOS DISPONIVEIS QUE NÃO PROCURARAM EMPREGO (desempregados que não procuraram emprego por estarem desencorajados, mas que por isso não são considerados nas estatísticas oficiais de desemprego) 256.600(2º Trim. 2014); 302.300(3º Trim. 2014).
TOTAL 985.500(2º Trim. 2014); 991.200 (3º Trim. 2014);

Desempregados a receber subsídio de desemprego: 318.700
% dos desempregados a receber subsidio: 32,2%

Fonte: INE, Estatísticas de Emprego, 3º Trimestre de 2014; Estatísticas Segurança Social, Agosto/2014

IceWolF
Cidadão Virtual
Mensagens: 539
Registado: 26 nov 2008, 15:10
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 2 1.6 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por IceWolF » 10 nov 2014, 16:24

Aqui na zona.... visto que me encontro desempregado neste momento, mas a aproveitar para desenvolver competências e talvez trabalhar por conta própria no ano que vem. Abandonar de vez a ilusão de ser funcionário publico e trabalhar num grande hospital, que infelizmente é mesmo uma ilusão, e a ideia da maioria dos estudantes da área da saúde cá em Portugal, que só quando chegam ao mercado de trabalho é que pensam "NO QUE ME FOI METER!!!!".


A dias tive que ir ao centro de emprego aqui da zona, e reparei que não estava tão cheio, lembro-me que a coisa de 3 anos, se queria lá ir a ser atendido no dia, tinha que ir dormir para a porta do IEFP, tipo, 5 da manha para ser doa 1º's, porque as portas abriam as 9 da manha, e as 9:30 já não havia tickets para o resto do dia... desta última vez, cheguei lá as 9 horas, tinha 30 pessoas a frente, para o assunto que foi tratar era o nº6...


Acredito que tenha diminuído um pouco o desemprego, mas vai ser algo temporal, a hotelaria está-se a preparar para o final de ano, em Janeiro (espero que me engane), volta a subir...

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por pcta » 11 nov 2014, 23:01

Temos que olhar para a quantidade de emprego e a sua qualidade.
É lastimável que o biscate/temporário/precário seja a parte que cresce......é neste tipo de emprego que queremos basear/estruturar a sociedade?
Se repararem quem muito fala no auto-emprego/negócios-próprios/proactividade ..... está bem instalado na vida ;)
Pensem que tipo de sociedade queremos.

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por chorao » 11 nov 2014, 23:12

Agora atentem numa situação (chamemos-lhe hipotética) de alguém com uma microempresa. Emprega, para além dele, duas pessoas. Como o estado se lembra de aumentar impostos dá um murro na mesa e diz "basta". Fecha portas e manda para o desemprego 3 pessoas (ele incluído). Mas continua a laborar normalmente fazendo biscates, agora sozinho, faturando tanto como antes na empresa. Mas agora com a pequena vantagem de ter escalão máximo de subsidio para os filhos para alem de outras vantagens para desempregados...
Para ele e para os filhos as mesmas mordomias de sempre (telemóvel de ultima geração para filhos e mesada de valor abastado, cabo e internet e carro do ultimo ano)


meditemos...

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por forunista » 12 nov 2014, 09:25

Ganho 1150 eur limpos(contando com sub. natal e férias), pago impostos e seg. social, o que dá uns 1600 eur. Se ficar doente, tenho seg. social. Quando me reformar, tenho direito a reforma.
Diz-me lá onde é que a fazer biscates consigo isto, TODOS os meses, ano após anos, a fazer 8h diárias.

Que escalão máximo para os filhos te referes ? IRS não será. Que tabela é essa ?

Que outras vantagens para desempregados ? Pelo que vejo as "vantagens" dos quase 1 milhão de desempregados é 1/3 receberem sub. Mas, assumes que o dinheiro dos biscates vai todo para ti e não metes nenhum para a seg. social, IRS ?

Antes de meditar, preciso saber em que é que medito :)

IceWolF
Cidadão Virtual
Mensagens: 539
Registado: 26 nov 2008, 15:10
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 2 1.6 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por IceWolF » 12 nov 2014, 12:01

Eu sinceramente estar desempregado não vejo regalias nenhumas...

Aliás estou a perder dinheiro todos os meses...

Estou a ganhar cerca de €200 a menos do que quando trabalhava.... tenho as mesmas contas para pagar, a minha filha recebe o mesmo subsidio (€20 e poucos euros).... ou seja, estou com prejuízo.


Tenho ideias de no ano que vem estar a trabalhar por conta própria, vou abandonar de vez a área da saúde, que cá em Portugal é só para alguns, não é para todos, só não vou para o estrangeiro, porque não dá mesmo devido a encargos que me impossibilitam de sair do País para trabalhar ou viver, estou preso a Portugal....

O que me pode garantir trabalho certo para mim, é mesmo trabalhar por conta própria, em principio, para o ano que vem irei estar a trabalhar por minha conta na área da manutenção, robótica e programação...


Trabalhar por conta própria só tem a desvantagem de não haver horário de trabalho, para se conseguir algo, tem-se que trabalhar bem mais de 8 horas diárias, mas quem quer ganhar algo mais na vida do que salários abaixo do que se merece, tem-se que fazer sacrifícios....


Que ninguém se fie nos biscates, porque eles não mantêm ninguém, sempre fiz e continuo a fazer, e no final do mês se der para um extra ou outro, é uma sorte....

DiogoB
Cidadão Virtual
Mensagens: 1337
Registado: 20 jun 2013, 10:07
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 6
Ano: 2005

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por DiogoB » 12 nov 2014, 13:06

IceWolf, compreendo que não possas sair do país, é a realidade de muitos de nós.

No entanto em vários países da Europa a área da Saúde continua a recrutar e a ver com muito bons olhos os nossos profissionais. Tenho alguns familiares jovens que foram lá para fora e tiveram carreiras com um sucesso que nunca daria para chegar a sonhar por cá... em todos os aspectos... só para teres ideia, um que saiu como enfermeiro é hoje quase... médico! A sério! Apesar de ser à custa do seu trabalho e suor, porque voltou a estudar, quantos casos destes existirão por cá?

IceWolF
Cidadão Virtual
Mensagens: 539
Registado: 26 nov 2008, 15:10
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 2 1.6 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por IceWolF » 12 nov 2014, 13:36

eu sei disse...

A minha área (Radiologia), no Reino Unido, aparecem ofertas diariamente, com salários bons, excelentes condições, etc...

Infelizmente não posso sair devido aos encargos que cá tenho, porque senão já la estava a muito.


Estou-me a mudar de área (da Saúde para as Tecnologias/Engenharia), devido a ser mais fácil levar a vida cá em Portugal.... até que se soubesse o que sei hoje, nunca tinha entrado no ensino superior, na altura teria feito um curso de técnico especialista, estava melhor na vida do que estou hoje....

Vejo pela minha mulher, tem o 12º ano apenas, tem conseguido muito melhores colocações em termos salarial e condições de trabalho do que eu.... até porque eu já foi explorado, andei a trabalhar de graça num grande centro hospitalar com promessa de lá ficar a trabalhar, mas no final só andei a render pessoal que tinha ido de férias, a fazer cerca de 100 km's por dia, pagar tudo do meu bolso, etc....


O meu pai, é reformado, mas era Eng. de Electromecânica e apesar de ser um trabalho algo "sujo", conseguia levar melhor a vida do que leva um Médico hoje em dia por exemplo.... porque isto também está mau para os Médicos em Portugal, 2 colegas meus, tiraram Medicina em Espanha (1 em Santiago de Compostela e outro em Salamanca), estiveram cá a trabalhar depois de acabarem Medicina, e já voltaram para Espanha, estão lá a trabalhar com muito melhores condições salariais e de trabalho. Entretanto cá em Portugal, pagam-se salários superiores a Médicos de fora, com formações inferiores as de cá.... é mesmo para mandar a malta para fora do País....

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por chorao » 12 nov 2014, 14:27

forunista Escreveu:Ganho 1150 eur limpos(contando com sub. natal e férias), pago impostos e seg. social, o que dá uns 1600 eur. Se ficar doente, tenho seg. social. Quando me reformar, tenho direito a reforma.
Diz-me lá onde é que a fazer biscates consigo isto, TODOS os meses, ano após anos, a fazer 8h diárias.

Que escalão máximo para os filhos te referes ? IRS não será. Que tabela é essa ?

Que outras vantagens para desempregados ? Pelo que vejo as "vantagens" dos quase 1 milhão de desempregados é 1/3 receberem sub. Mas, assumes que o dinheiro dos biscates vai todo para ti e não metes nenhum para a seg. social, IRS ?

Antes de meditar, preciso saber em que é que medito :)
nesta situação hipotética não disse que o sr. não trabalhava. trabalha e muito e é bom no que faz... apenas não declara. (é bom para todos. para ele e para quem lhe encomenda o serviço...
quanto ao escalão estava bem claro. só não vê quem não quer. http://www4.seg-social.pt/abono-de-fami ... s-e-jovens

o problema é que se ele não paga tenho eu que pagar por mim e ele... agora medita lá um pouco e ajuda-me a pagar também...

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por timfusion » 12 nov 2014, 14:57

Desculpa meter o bedelho :D

O "grande" problema de portugal, foi ter sempre cultivado a ideia do "emprego" para toda a vida. Os tempos mudaram, os "grandôes" (homens das fortunas) querem o imediato, estão pouco ligando para o fator humano. E infelizmente não estamos preparados para isso! Coisa que os americanos a anos já estão. Lá saem de um serviço de 6 horas e vão logo para outro de mais 2/3/4 para complementarem a renda. Aqui isso ainda é(era) impensável.

Os tempos mudaram, e temos que acompanhar a mudança...por muito que nos custe! E Saber votar, sem medo da mudança...pior não pode ficar!

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por pcta » 12 nov 2014, 15:30

timfusion Escreveu:Desculpa meter o bedelho :D

O "grande" problema de portugal, foi ter sempre cultivado a ideia do "emprego" para toda a vida. Os tempos mudaram, os "grandôes" (homens das fortunas) querem o imediato, estão pouco ligando para o fator humano. E infelizmente não estamos preparados para isso! Coisa que os americanos a anos já estão. Lá saem de um serviço de 6 horas e vão logo para outro de mais 2/3/4 para complementarem a renda. Aqui isso ainda é(era) impensável.

Os tempos mudaram, e temos que acompanhar a mudança...por muito que nos custe! E Saber votar, sem medo da mudança...pior não pode ficar!
Concordo "E Saber votar, sem medo da mudança...pior não pode ficar!"
Não queremos certamente a sociedade portuguesa igual à da América latina/sul, o certo será eles aspirarem a ter uma com os mesmos padrões da nossa/europeia.
O nosso problema não é só €€€€€€€ ou falta dele, por exemplo até 2020 vamos receber 20 mil milhões da UE (20 biliões para os nossos irmão do Brasil), mas no mesmo período vamos pagar ao exterior (tudo incluído) 60 mil milhões.....só por aqui vemos como está o nosso país :(
O povo é tb culpado, pois gosta de festas e de apanhar migalhas que lhe são dadas, ser exigente com que governa.....isso já não.
Lamento que com a actual politica estamos a ir pelo cano......
Espero que alguém se lembre de aparecer e endireitar isto!

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por timfusion » 12 nov 2014, 15:54

pcta Escreveu: Não queremos certamente a sociedade portuguesa igual à da América latina/sul, o certo será eles aspirarem a ter uma com os mesmos padrões
Concordo! Mas, é mais que sabido que esses "padrÔes" europeus, está chegando ao fim! (Com exceção da alemanha que ainda suga o resto para manter o deles)

Nunca gostei do estilo americano EUA. Tenho tres irmãs que vivem lá a mais de trinta anos (a mais velha tem 72, e vive lá desde os 32) São loucas para que eu vá para lá. Por mais tentador que seja, não consigo deixar isso aqui! Não falo que desta agua não beberei, mais enquanto puder resistir, ficarei por cá. Voltar para meu Brasil...mais dificil ainda.

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por forunista » 12 nov 2014, 16:16

Chorao,
Recorrendo ao link que enviaste, o escalão máximo atribui um valor de 140,76 EUR para quem tem filhos até aos 12 meses. Portanto, recebe a exorbitância de 140 eur por ter filhos bebés. Após os 12 meses, cai para a exorbitância de 35,19 EUR. É com este valor que comparas um salário ? Se é...tenho de meditar em despedir-me, trabalhar ao biscate, não descontar nada(porque senão, lá se vai o rendimento), trabalhar de "sol a sol", se ficar doentes, recorro a essa exorbitância e quando me reformar, continuo a trabalhar e a ter filhos de ano a ano.

O tópico era sobre desemprego e era esperado que surgissem opiniões de "o grande problema de Portugal", "isto só lá vai com".

Se o caminho é destruir direito e voltar à idade média, então há que ler umas coisitas sobre para onde caminhamos.
- Maior população prisional do mundo
- 22% das crianças americanas vive abaixo do limiar da pobreza.
- Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países.
- Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade.
- 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde.
- Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano.
- Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA.
- O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares.
- Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo.
- Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2 ... s-eua.html

Por último, se não há medo, gostaria de saber as condições em que vivem essas pessoas cheias de coragem de não saber se amanhã terão condições de vida ou não.

timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5840
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93 2.0T
Ano: 2003

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por timfusion » 12 nov 2014, 16:41

E vc acha que coragem é sofrer por antecipação?

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: A realidade negra do desemprego em Portugal

Mensagem por forunista » 12 nov 2014, 16:55

Se dizes que "o problema de portugal, foi ter sempre cultivado a ideia do "emprego" para toda a vida", se é problema é porque defendes algo diferente, emprego que não seja estável.

Se dizes "E infelizmente não estamos preparados para isso" quando te referes a que os "grandôes" querem o imediato, queres dizer que deveremos estar preparados para...dar-lhes o imediato. Ficando nós(a maioria) na miséria(isto já é comentário meu).

Se dizes que "Os tempos mudaram, e temos que acompanhar a mudança", é porque não só aceitas estas mudanças.

Se por fim dizes "...por muito que nos custe! E Saber votar, sem medo da mudança...pior não pode ficar!" então, não só aceitas como queres mais mudanças com este rumo.

Só não percebo é o "por muito que nos custe". Se te custa, porque é que defendes e "pedes" mais ?

Eu gosto de preparar o meu futuro e digo sim à mudança, desde que se mude para melhor. E mudar para melhor não é aceitar e muito menos defender mais este rumo, a mudança, como o próprio nome indica, é uma mudança de rumo. Se o rumo tem sido direita, a mudança é para a esquerda.

À margem dos nossos "devaneios", há que questionar primeiro de tudo: Se eu estou desempregado, é bom ou mau ? Tirando o 1º ministro que uma vez diz que "é uma oportunidade" e outra diz que "estamos a combater o desemprego", acho que qualquer pessoa diz que é mau.

Se não trabalharmos, como vivemos ? Logo, necessitamos de trabalhar para trocar por dinheiro. Logo, como podemos defender um sistema que despede e coloca em causa a sobrevivência(sem dinheiro não sobrevivemos) ?

EDIT: Não há sofrimento por antecipação à mudança, a mudança já está aí e o sofrimento também.

Responder