Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
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Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
Bom dia,
Para uma Toyota Auris Hibrida 2014, qual o sistema que aconselham, liquido ou Gasoso?
- Preço é idêntico, não existe muitas diferenças.
- Revisões programadas no Gasoso são mais cedo , do que no sistema Liquido
- A instalação do sistema gasoso é mais evasiva do que no sistema Liquido
- No sistema Gasoso existirá um consumo um pouco mais elevado, do que no liquido, uma vez que arrancará mais tarde.
No entanto a minha duvida prende-se com o fato de qual escolher, qual o mais fiável, a longo prazo qual o que poderá dar menos problemas, se der claro.
Porque por aquilo que vejo, existem bastantes instaladores, no entanto a generalidade, pelo menos nesta viatura, aposta mais no sistema Gasoso, é verdade? Qual o motivo?
Quando pergunto aos instaladores, qual o motivo de ser o Gasoso e não o liquido , alguns dizem que o liquido ainda dá problemas, ainda não está bem testado.
Já falei com alguns colegas do Forum, em que uns colocaram o gasoso, e uma só pessoa colocou o liquido, no entanto ainda estou com duvidas
Obrigado.
Para uma Toyota Auris Hibrida 2014, qual o sistema que aconselham, liquido ou Gasoso?
- Preço é idêntico, não existe muitas diferenças.
- Revisões programadas no Gasoso são mais cedo , do que no sistema Liquido
- A instalação do sistema gasoso é mais evasiva do que no sistema Liquido
- No sistema Gasoso existirá um consumo um pouco mais elevado, do que no liquido, uma vez que arrancará mais tarde.
No entanto a minha duvida prende-se com o fato de qual escolher, qual o mais fiável, a longo prazo qual o que poderá dar menos problemas, se der claro.
Porque por aquilo que vejo, existem bastantes instaladores, no entanto a generalidade, pelo menos nesta viatura, aposta mais no sistema Gasoso, é verdade? Qual o motivo?
Quando pergunto aos instaladores, qual o motivo de ser o Gasoso e não o liquido , alguns dizem que o liquido ainda dá problemas, ainda não está bem testado.
Já falei com alguns colegas do Forum, em que uns colocaram o gasoso, e uma só pessoa colocou o liquido, no entanto ainda estou com duvidas
Obrigado.
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
@Pdroliveira,
Tenha em atenção o seguinte.
Existem muitas marcas de sistemas de injeção gasosa para motores de injeção indireta, enquanto que para sistemas de injeção líquida só existem 2(a Vialle e a Icom).
A injeção gasosa foi a evolução natural dos sistemas gasosos aspirados(com misturador) que existem no mercado há mais de 60 anos, enquanto que a injeção líquida (embora comercializada simultaneamente com a injeção gasosa sequencial) se baseia em conceitos totalmente novos.
Era substancialmente mais cara do que a gasosa (um kit de injeção líquida Vialle LPI andava por uns 2500€ quando foi lançada).
É por isso absolutamente natural(independentemente das qualidades e defeitos de umas e outras) que a larga maioria dos instaladores só instale injeções gasosas.
As injeções gasosas têm como pontos fracos(em matéria de desgaste) os injetores e o vaporizador(mas atenção nem todas as marcas são iguais), a Prins, por exemplo, tem os injetores considerados como os melhores do mercado.
Já o ponto fraco da injeção líquida é a bomba (os de injeção gasosa não têm bomba, o GPL desloca-se por ação da própria pressão do gás).
Existem ainda outras diferenças. Um sistema de injeção gasosa permite, em motores de válvulas macias, como o seu, que o aditivo contra a recessão das sedes das válvulas seja adicionado simultaneamente com cada injeção de gás(como o sistema da Prins, mas não só).
Já a injeção líquida, para garantir uma distribuição uniforme do aditivo por cada cilindro, obriga à utilização de lubrificador eletrónico sequencial (mais caro). No meu carro tenho um distribuidor em aranha mas não estou convencido.
Para um carro atmosférico normal a injeão líquida não trás vantagens que justifiquem o seu custo mais elevado.
Já para carros turbo e sobretudo híbridos tem vantagens.
Como os sistemas gasosos necessitam que o líquido de refrigeração atinja uma temperatura mínima, no inverno, em situações em que o carro se desloca frequentemente em modo EV o consumo de gasolina dispara. Com injeção líquida, desde que o carro tenha bateria para circular em EV durante 30s, o sistema só trabalha 1 ou 2 s a gasolina no arranque do motor térmico, e depois, enquanto a ignição não for desligada, nunca mais gasta gasolina.
Se pelo contrário o carro fizer percursos diários grandes em estrada ou A.E. o consumo extra de gasolina não será significativo.
Além disso, o facto do GPL líquido vaporizar no coletor de admissão ajuda a manter a potência do motor térmico e a um trabalhar mais folgado.
Aqui no fórum tem os seguintes híbridos convertidos com injeção líquida:
viewtopic.php?f=43&t=17142
viewtopic.php?f=43&t=18127
viewtopic.php?f=43&t=18114
viewtopic.php?f=43&t=18106
viewtopic.php?f=43&t=17667
Agora é ponderar, tendo em conta o tipo de percursos e o investimento inicial (não se esqueça de colocar um bom doseador eletrónico de aditivo).
Tenha em atenção o seguinte.
Existem muitas marcas de sistemas de injeção gasosa para motores de injeção indireta, enquanto que para sistemas de injeção líquida só existem 2(a Vialle e a Icom).
A injeção gasosa foi a evolução natural dos sistemas gasosos aspirados(com misturador) que existem no mercado há mais de 60 anos, enquanto que a injeção líquida (embora comercializada simultaneamente com a injeção gasosa sequencial) se baseia em conceitos totalmente novos.
Era substancialmente mais cara do que a gasosa (um kit de injeção líquida Vialle LPI andava por uns 2500€ quando foi lançada).
É por isso absolutamente natural(independentemente das qualidades e defeitos de umas e outras) que a larga maioria dos instaladores só instale injeções gasosas.
As injeções gasosas têm como pontos fracos(em matéria de desgaste) os injetores e o vaporizador(mas atenção nem todas as marcas são iguais), a Prins, por exemplo, tem os injetores considerados como os melhores do mercado.
Já o ponto fraco da injeção líquida é a bomba (os de injeção gasosa não têm bomba, o GPL desloca-se por ação da própria pressão do gás).
Existem ainda outras diferenças. Um sistema de injeção gasosa permite, em motores de válvulas macias, como o seu, que o aditivo contra a recessão das sedes das válvulas seja adicionado simultaneamente com cada injeção de gás(como o sistema da Prins, mas não só).
Já a injeção líquida, para garantir uma distribuição uniforme do aditivo por cada cilindro, obriga à utilização de lubrificador eletrónico sequencial (mais caro). No meu carro tenho um distribuidor em aranha mas não estou convencido.
Para um carro atmosférico normal a injeão líquida não trás vantagens que justifiquem o seu custo mais elevado.
Já para carros turbo e sobretudo híbridos tem vantagens.
Como os sistemas gasosos necessitam que o líquido de refrigeração atinja uma temperatura mínima, no inverno, em situações em que o carro se desloca frequentemente em modo EV o consumo de gasolina dispara. Com injeção líquida, desde que o carro tenha bateria para circular em EV durante 30s, o sistema só trabalha 1 ou 2 s a gasolina no arranque do motor térmico, e depois, enquanto a ignição não for desligada, nunca mais gasta gasolina.
Se pelo contrário o carro fizer percursos diários grandes em estrada ou A.E. o consumo extra de gasolina não será significativo.
Além disso, o facto do GPL líquido vaporizar no coletor de admissão ajuda a manter a potência do motor térmico e a um trabalhar mais folgado.
Aqui no fórum tem os seguintes híbridos convertidos com injeção líquida:
viewtopic.php?f=43&t=17142
viewtopic.php?f=43&t=18127
viewtopic.php?f=43&t=18114
viewtopic.php?f=43&t=18106
viewtopic.php?f=43&t=17667
Agora é ponderar, tendo em conta o tipo de percursos e o investimento inicial (não se esqueça de colocar um bom doseador eletrónico de aditivo).
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
Pois,
A minha duvida é mesmo essa, na sua generalidade, os percursos serão em viagem de ida num total de 45 km, os primeiros 6 km em Nacional, os 30 seguintes em AutoEstrada, grande maioria em Reta (A7)Famalicao/Vila do COnde e os Ultimos 4 Km em Cidade/Nacional.Na volta poderá ser o mesmo percurso, no entanto para não gastar sempre em Portagens, na maior parte das vezes será em nacional.
Em relação a Valores a injeção gasosa, os preços que tenho, rodam desde os 1500, até ao 1800 €(Landi Renzo (Cuco), Barracuda (AutoGás Power), ou Prins (Master Gás), com manutenções a cada 20000km no valor de 45/50€.
Em Relação á Injeção Liquida, o único orçamento que tenho, ronda os 1950 € (AutoGás Power), no entanto aqui as manutenções são a cada 50 000 km com o valor de 45 €.
A minha duvida prende-se pelo fato, do que possa dar problemas futuramente, e o que é melhor para o motor, para evitar avarias(Claro que isto são suposições).
Obrigado
A minha duvida é mesmo essa, na sua generalidade, os percursos serão em viagem de ida num total de 45 km, os primeiros 6 km em Nacional, os 30 seguintes em AutoEstrada, grande maioria em Reta (A7)Famalicao/Vila do COnde e os Ultimos 4 Km em Cidade/Nacional.Na volta poderá ser o mesmo percurso, no entanto para não gastar sempre em Portagens, na maior parte das vezes será em nacional.
Em relação a Valores a injeção gasosa, os preços que tenho, rodam desde os 1500, até ao 1800 €(Landi Renzo (Cuco), Barracuda (AutoGás Power), ou Prins (Master Gás), com manutenções a cada 20000km no valor de 45/50€.
Em Relação á Injeção Liquida, o único orçamento que tenho, ronda os 1950 € (AutoGás Power), no entanto aqui as manutenções são a cada 50 000 km com o valor de 45 €.
A minha duvida prende-se pelo fato, do que possa dar problemas futuramente, e o que é melhor para o motor, para evitar avarias(Claro que isto são suposições).
Obrigado
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
@Pdroliveira,
Tenha muito cuidado com os orçamentos.
O mais importante, mais do que o tipo ou marca de sistema, é a instalação de um bom lubrificador eletrónico com bomba. quer seja incorporado no próprio sistema, como é o caso da Prins, ou à parte.
À parte, só por si, custa uns 200/250€.
Não se convença com a lubrificação só com gasolina.
Tenha muito cuidado com os orçamentos.
O mais importante, mais do que o tipo ou marca de sistema, é a instalação de um bom lubrificador eletrónico com bomba. quer seja incorporado no próprio sistema, como é o caso da Prins, ou à parte.
À parte, só por si, custa uns 200/250€.
Não se convença com a lubrificação só com gasolina.
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
Obrigado,
Mas por exemplo, comparando dois orçamentos um líquido e um gasoso, em que o líquido é da marca Vialle com sistema eletrônico da bomba e do gasoso da Prins com sistema lubrificação da Valve Care, o gasoso é apenas mais econômico cerca de 150€.
Com uma diferença tão pequena de valor, qual é o aconselhável ? Será o da Prins que está caro? Também tenho outro orçamento da Landi Renzo que andará pelos 1500€ com sistema de lubrificação ( aqui não sei se é manual ou eletrónica).
Obrigado
Mas por exemplo, comparando dois orçamentos um líquido e um gasoso, em que o líquido é da marca Vialle com sistema eletrônico da bomba e do gasoso da Prins com sistema lubrificação da Valve Care, o gasoso é apenas mais econômico cerca de 150€.
Com uma diferença tão pequena de valor, qual é o aconselhável ? Será o da Prins que está caro? Também tenho outro orçamento da Landi Renzo que andará pelos 1500€ com sistema de lubrificação ( aqui não sei se é manual ou eletrónica).
Obrigado
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
Com um preço tão semelhante (diferença inferior a 10%, por exemplo), eu avançaria para um kit de injeção líquida.
Sim, os sistemas prins costumam ser mais caros, dada a (boa) reputação da marca.
Sim, os sistemas prins costumam ser mais caros, dada a (boa) reputação da marca.
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?
Esse da LandiRenzo de certeza que o lubrificador não é eletrónico com bomba!