Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

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Eléctricos com GPL

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Pdroliveira
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Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por Pdroliveira » 03 set 2019, 14:42

Bom dia,

Para uma Toyota Auris Hibrida 2014, qual o sistema que aconselham, liquido ou Gasoso?

- Preço é idêntico, não existe muitas diferenças.
- Revisões programadas no Gasoso são mais cedo , do que no sistema Liquido
- A instalação do sistema gasoso é mais evasiva do que no sistema Liquido
- No sistema Gasoso existirá um consumo um pouco mais elevado, do que no liquido, uma vez que arrancará mais tarde.

No entanto a minha duvida prende-se com o fato de qual escolher, qual o mais fiável, a longo prazo qual o que poderá dar menos problemas, se der claro.

Porque por aquilo que vejo, existem bastantes instaladores, no entanto a generalidade, pelo menos nesta viatura, aposta mais no sistema Gasoso, é verdade? Qual o motivo?

Quando pergunto aos instaladores, qual o motivo de ser o Gasoso e não o liquido , alguns dizem que o liquido ainda dá problemas, ainda não está bem testado.

Já falei com alguns colegas do Forum, em que uns colocaram o gasoso, e uma só pessoa colocou o liquido, no entanto ainda estou com duvidas

Obrigado.

rdd48856
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por rdd48856 » 03 set 2019, 21:48

@Pdroliveira,

Tenha em atenção o seguinte.

Existem muitas marcas de sistemas de injeção gasosa para motores de injeção indireta, enquanto que para sistemas de injeção líquida só existem 2(a Vialle e a Icom).

A injeção gasosa foi a evolução natural dos sistemas gasosos aspirados(com misturador) que existem no mercado há mais de 60 anos, enquanto que a injeção líquida (embora comercializada simultaneamente com a injeção gasosa sequencial) se baseia em conceitos totalmente novos.

Era substancialmente mais cara do que a gasosa (um kit de injeção líquida Vialle LPI andava por uns 2500€ quando foi lançada).

É por isso absolutamente natural(independentemente das qualidades e defeitos de umas e outras) que a larga maioria dos instaladores só instale injeções gasosas.

As injeções gasosas têm como pontos fracos(em matéria de desgaste) os injetores e o vaporizador(mas atenção nem todas as marcas são iguais), a Prins, por exemplo, tem os injetores considerados como os melhores do mercado.

Já o ponto fraco da injeção líquida é a bomba (os de injeção gasosa não têm bomba, o GPL desloca-se por ação da própria pressão do gás).

Existem ainda outras diferenças. Um sistema de injeção gasosa permite, em motores de válvulas macias, como o seu, que o aditivo contra a recessão das sedes das válvulas seja adicionado simultaneamente com cada injeção de gás(como o sistema da Prins, mas não só).

Já a injeção líquida, para garantir uma distribuição uniforme do aditivo por cada cilindro, obriga à utilização de lubrificador eletrónico sequencial (mais caro). No meu carro tenho um distribuidor em aranha mas não estou convencido.

Para um carro atmosférico normal a injeão líquida não trás vantagens que justifiquem o seu custo mais elevado.

Já para carros turbo e sobretudo híbridos tem vantagens.

Como os sistemas gasosos necessitam que o líquido de refrigeração atinja uma temperatura mínima, no inverno, em situações em que o carro se desloca frequentemente em modo EV o consumo de gasolina dispara. Com injeção líquida, desde que o carro tenha bateria para circular em EV durante 30s, o sistema só trabalha 1 ou 2 s a gasolina no arranque do motor térmico, e depois, enquanto a ignição não for desligada, nunca mais gasta gasolina.

Se pelo contrário o carro fizer percursos diários grandes em estrada ou A.E. o consumo extra de gasolina não será significativo.

Além disso, o facto do GPL líquido vaporizar no coletor de admissão ajuda a manter a potência do motor térmico e a um trabalhar mais folgado.

Aqui no fórum tem os seguintes híbridos convertidos com injeção líquida:

viewtopic.php?f=43&t=17142

viewtopic.php?f=43&t=18127

viewtopic.php?f=43&t=18114

viewtopic.php?f=43&t=18106

viewtopic.php?f=43&t=17667

Agora é ponderar, tendo em conta o tipo de percursos e o investimento inicial (não se esqueça de colocar um bom doseador eletrónico de aditivo).

Pdroliveira
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por Pdroliveira » 04 set 2019, 10:09

Pois,

A minha duvida é mesmo essa, na sua generalidade, os percursos serão em viagem de ida num total de 45 km, os primeiros 6 km em Nacional, os 30 seguintes em AutoEstrada, grande maioria em Reta (A7)Famalicao/Vila do COnde e os Ultimos 4 Km em Cidade/Nacional.Na volta poderá ser o mesmo percurso, no entanto para não gastar sempre em Portagens, na maior parte das vezes será em nacional.

Em relação a Valores a injeção gasosa, os preços que tenho, rodam desde os 1500, até ao 1800 €(Landi Renzo (Cuco), Barracuda (AutoGás Power), ou Prins (Master Gás), com manutenções a cada 20000km no valor de 45/50€.

Em Relação á Injeção Liquida, o único orçamento que tenho, ronda os 1950 € (AutoGás Power), no entanto aqui as manutenções são a cada 50 000 km com o valor de 45 €.

A minha duvida prende-se pelo fato, do que possa dar problemas futuramente, e o que é melhor para o motor, para evitar avarias(Claro que isto são suposições).

Obrigado

Renault19
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por Renault19 » 04 set 2019, 19:46

Este tema tem sido muito debatido aqui no fórum
Por exemplo:
viewtopic.php?p=257067#p257067

rdd48856
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por rdd48856 » 04 set 2019, 22:41

@Pdroliveira,

Tenha muito cuidado com os orçamentos.

O mais importante, mais do que o tipo ou marca de sistema, é a instalação de um bom lubrificador eletrónico com bomba. quer seja incorporado no próprio sistema, como é o caso da Prins, ou à parte.

À parte, só por si, custa uns 200/250€.

Não se convença com a lubrificação só com gasolina.

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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por Pdroliveira » 05 set 2019, 07:27

Obrigado,

Mas por exemplo, comparando dois orçamentos um líquido e um gasoso, em que o líquido é da marca Vialle com sistema eletrônico da bomba e do gasoso da Prins com sistema lubrificação da Valve Care, o gasoso é apenas mais econômico cerca de 150€.
Com uma diferença tão pequena de valor, qual é o aconselhável ? Será o da Prins que está caro? Também tenho outro orçamento da Landi Renzo que andará pelos 1500€ com sistema de lubrificação ( aqui não sei se é manual ou eletrónica).

Obrigado

j_verne
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por j_verne » 05 set 2019, 21:32

Com um preço tão semelhante (diferença inferior a 10%, por exemplo), eu avançaria para um kit de injeção líquida.

Sim, os sistemas prins costumam ser mais caros, dada a (boa) reputação da marca.

rdd48856
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Re: Tipo de Conversão Escolher - Liquida ou Gasosa?

Mensagem por rdd48856 » 05 set 2019, 23:02

Esse da LandiRenzo de certeza que o lubrificador não é eletrónico com bomba!

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