https://www.rtp.pt/play/p2936/e332213/9 ... os-ciencia
RDD chamado à recepção hó-faxa-vor
por mim, desde que seja para poupar, é tudo válido.
No audio, ele refere algo já muito debatido aqui, sobre o aproveitamento real da energia ...
Cheguem-se à frente os opinantes.
Aproveitamento térmico do sistema de escape
Moderador: rdd48856
-
voltinhas
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 8318
- Registado: 17 jun 2006, 21:45
- Distrito onde reside.: Viseu
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato
- Marca do Veículo: Peugeot
- Modelo: 306 1.4
- Ano: 1995
Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape
Não consegui ver o video....PauloAns Escreveu:https://www.rtp.pt/play/p2936/e332213/9 ... os-ciencia
(...).
-
PauloAns
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 6166
- Registado: 12 abr 2005, 08:50
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape
ai o mundo moderno.
Já ninguém se lembra o que é rádio...
LOLOL
Já ninguém se lembra o que é rádio...
LOLOL
-
sergioadriao
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 345
- Registado: 26 jan 2007, 01:28
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Volkswagen
- Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
- Ano: 2015
Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape
Já conhecia o conceito, no vulgarmente conhecido Termopar, que se pode encontrar em objectos comuns, como esquentadores, placas de fogão, fornos ou qualquer outro aparelho que funcione com chama "escondida", que na presença da mesma consegue gerar tensão suficiente para alimentar a válvula do sistema de segurança.
Ou então o efeito inverso, como as pacas Peltier, utilizadas por exemplo para refrigeração de pequenos componentes electrónicos.
Pelo que sei, o conceito gera energia, mas com tensões muito baixas.
Num automóvel ICE, energia térmica é o que não falta, mas transforma-la em energia eléctrica de forma suficiente a alimentar o sistema eléctrico seria muito interessante.
Bom Post!
Ou então o efeito inverso, como as pacas Peltier, utilizadas por exemplo para refrigeração de pequenos componentes electrónicos.
Pelo que sei, o conceito gera energia, mas com tensões muito baixas.
Num automóvel ICE, energia térmica é o que não falta, mas transforma-la em energia eléctrica de forma suficiente a alimentar o sistema eléctrico seria muito interessante.
Bom Post!
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape
Aproveitar o calor dissipado para produzir energia eléctrica é uma excelente ideia, principalmente se dessa forma fosse possível produzir toda a electricidade que o veiculo precisa.
Permitiria substituir o alternador e assim também reduzindo o esforço mecânico do motor.
No entanto, qual será o aproveitamento? Ou seja, que quantidade de energia se obtém com este processo?
Nos novos hibridos 48V pode ser uma forma de optimização se for uma tecnologia de baixo custo.
Nos híbridos a sério, é suposto o motor já não trabalhar muito... aliás o meu prius às vezes liga o motor apenas para gerar calor....
Permitiria substituir o alternador e assim também reduzindo o esforço mecânico do motor.
No entanto, qual será o aproveitamento? Ou seja, que quantidade de energia se obtém com este processo?
Nos novos hibridos 48V pode ser uma forma de optimização se for uma tecnologia de baixo custo.
Nos híbridos a sério, é suposto o motor já não trabalhar muito... aliás o meu prius às vezes liga o motor apenas para gerar calor....