Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Moderador: rdd48856
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Nenhuma, dai a haver uma conspiração para evitar avanços científicos e tecnológicos (como se isso fosse possível) vai um enorme salto.
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Calma! Teorias da conspiração não é comigo! :smile:
Mas sabes perfeitamente que os carros já foram elétricos antes... simplesmente porque é bem mais simples fabricar um motor elétrico e colocá-lo num carro do que um motor de combustão.
Também sabes que com o inicio da exploração do petróleo e produção de gasolina barata, deixou de haver interesse em investir em sistemas de armazenamento de energia elétrica... a utilização do lítio nas baterias ficou na gaveta muitos anos.
Também sabes que nos anos 70 (crise do petróleo) vários fabricantes investiram na investigação de veículos elétricos.
Algumas soluções atuais vêm de investigações dessa época.
Nos anos 80, quando ainda ponderei seguir essa área de estudo, investiguei tudo o que encontrei sobre os carros elétricos dos anos 70.
Há invenções da época que ainda não estão a ser aplicadas nos EVs atuais. Por exemplo um sistema que mitigava a perda de energia pela aerodinâmica quando em velocidade.
Na época a motivação para os elétricos vinha de um receio de falta de petróleo. Atualmente são as limitações das emissões a principal motivação. E tens os centros de investigação a ser bem financiados para investigarem o armazenamento de energia elétrica.
Também sabes que se amanhã for descoberto um método de produzir um combustível sintético equivalente a gasolina, usando carbono do ar, sem impacto ambiental... com um custo muito baixo... toda a investigação sobre baterias volta a gaveta.
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
A economia mundial depende muito do petróleo. A estabilidade económica ou falta dela em alguns países é totalmente dependente do petróleo.
Naturalmente que tanto a China como a Europa tentará se livrar dessa dependência o quanto antes.
E também sou da opinião que só com eólica ou solar nunca será suficiente.
Mas nos EV's o problema é como carregar essa energia nos veículos.
Naturalmente que havendo eletricidade em abundância e barata há sempre a possibilidade de produzir muito hidrogénio.
Supostamente Nikolas Tesla estaria a investigar uma forma de transmitir essa energia para os veículos sem fios. Muito supostamente teria até um protótipo.
Será isso uma possibilidade real?
Nesse caso, sem a bateria, o custo de produção de um EV seria incomparavelmente inferior, a não ser que o equipamento de receber energia fosse caro de produzir.
Mas depois voltamos ao problema inicial: porque razão alguém vai produzir energia para a disponibilizar livremente pelo ar? :-D
E como vão os Estados compensar a perda de receitas?
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
@APHenriques, tudo isso se resume, no limite, ao mercado a funcionar!
Foi isso que matou o carro elétrico no inicio do século passado e não qualquer conspiração, o não conseguir competir em custo e facilidade de utilização.
E agora regressou porque se verificou um avanço importante com as baterias de iões de Lítio (não confundir com baterias de Lítio, essas já eram produzidas há muito tempo), em simultâneo com uma pressão fiscal e legal dos estados para tentar criar mercado por preocupações ambientais legítimas (e aí discordo, o problema maior dos motores a combustão é o CO2 e não o resto.
Se, por artes mágicas, o problema das alterações climáticas desaparecesse, o motor a combustão continuaria(no estado atual de desenvolvimento tecnológico) a ser preferido.
As baterias de Ni-MH do meu Auris foram desenvolvidas pela VW e Mercedes antes da crise petrolífera de 1973 e ainda assim não avançaram para veículos elétricos(e vontade não lhes faltava).
Na situação atual, em que as baterias ainda são muito caras e escassas e as células de combustível ainda dependem fortemente da catálise com metais caros, a solução mais racional é a da Toyota: dividir as baterias por muitos carros, de forma a que estas tenham um custo suportável e utilizá-las para alavancar fortemente a eficiência em cada um deles.
Foi isso que matou o carro elétrico no inicio do século passado e não qualquer conspiração, o não conseguir competir em custo e facilidade de utilização.
E agora regressou porque se verificou um avanço importante com as baterias de iões de Lítio (não confundir com baterias de Lítio, essas já eram produzidas há muito tempo), em simultâneo com uma pressão fiscal e legal dos estados para tentar criar mercado por preocupações ambientais legítimas (e aí discordo, o problema maior dos motores a combustão é o CO2 e não o resto.
Se, por artes mágicas, o problema das alterações climáticas desaparecesse, o motor a combustão continuaria(no estado atual de desenvolvimento tecnológico) a ser preferido.
As baterias de Ni-MH do meu Auris foram desenvolvidas pela VW e Mercedes antes da crise petrolífera de 1973 e ainda assim não avançaram para veículos elétricos(e vontade não lhes faltava).
Na situação atual, em que as baterias ainda são muito caras e escassas e as células de combustível ainda dependem fortemente da catálise com metais caros, a solução mais racional é a da Toyota: dividir as baterias por muitos carros, de forma a que estas tenham um custo suportável e utilizá-las para alavancar fortemente a eficiência em cada um deles.
, Arquimedes.Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Voltou devido às preocupações ambientais, não pelo avanço tecnológico das baterias.rdd48856 Escreveu: ↑05 out 2019, 13:29
E agora regressou porque se verificou um avanço importante com as baterias de iões de Lítio (não confundir com baterias de Lítio, essas já eram produzidas há muito tempo), em simultâneo com uma pressão fiscal e legal dos estados para tentar criar mercado por preocupações ambientais legítimas (e aí discordo, o problema maior dos motores a combustão é o CO2 e não o resto.
É a necessidade que leva a evolução e não a evolução que cria a necessidade.
sem dúvida!Se, por artes mágicas, o problema das alterações climáticas desaparecesse, o motor a combustão continuaria(no estado atual de desenvolvimento tecnológico) a ser preferido.
Qual vontade? Tudo para a gaveta no final da crise!As baterias de Ni-MH do meu Auris foram desenvolvidas pela VW e Mercedes antes da crise petrolífera de 1973 e ainda assim não avançaram para veículos elétricos(e vontade não lhes faltava).
Não fosse a necessidade de alimentar computadores e telemóveis portáteis durante os anos 90 e praticamente nada se teria investido no desenvolvimento de baterias.
Claro que sim... e por isso é que a Toyota não aposta fortemente nos EV's apesar de todas as pressões.Na situação atual, em que as baterias ainda são muito caras e escassas e as células de combustível ainda dependem fortemente da catálise com metais caros, a solução mais racional é a da Toyota: dividir as baterias por muitos carros, de forma a que estas tenham um custo suportável e utilizá-las para alavancar fortemente a eficiência em cada um deles.
E está no caminho certo.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
A disponibilidade de baterias de iões de Lítio, com eficiências grandes, assim como densidades energéticas (dentro dos limites do que é possível com baterias), facilitou a expansão dos BEV...Voltou devido às preocupações ambientais, não pelo avanço tecnológico das baterias.
É a necessidade que leva a evolução e não a evolução que cria a necessidade.
Sem esses avanços prévios, que foram aplicados primeiro (como tantas ouras coisas) na informática e nos telemóveis, não teria havido o desenvolvimento que se verificou nos BEV,
A evolução não cria a necessidade mas facilita a satisfação da necessidade, por isso é que antes não se avançou mais com as baterias de Ni-Cd ou Ni-MH.
Vontade é uma coisa, exiquibilidade outra. Os "senhores do petróleo" não lhes pagaram para por o projeto na gaveta.Qual vontade? Tudo para a gaveta no final da crise!
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
De certeza? É que se é para falar em "magia", se tivéssemos baterias acessíveis que carregassem 500 km de autonomia em 15 min, o motor eléctrico continuaria a ser o preferido.rdd48856 Escreveu:(...)
Se, por artes mágicas, o problema das alterações climáticas desaparecesse, o motor a combustão continuaria(no estado atual de desenvolvimento tecnológico) a ser preferido.
(...)
E acho que estamos mais perto de ter essas baterias do que de resolver o problema do aquecimento global (infelizmente)...
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Para resolver o problema do motor elétrico com baterias um único passe de mágica não é suficiente, seria mais adequado um génio da lâmpada com uma mão cheia de desejos.
Se puder ser transferida energia em movimento, sim seria resolvido o problema com um único passe de mágica (não da forma como o @APHenriques sugeriu, porque captar raios cósmicos é impossível).
A evolução do conhecimento científico e tecnológico é imprevisível.
Tanto se fazem avanços inesperados, como se investem milhões sem que os resultados apareçam. Não são precisas teorias da conspiração para explicar isto.
Em 1962 Kennedy disse, sobre a ida à lua:
Em 1971 Nixon disse, acerca da cura para o cancro:
Temo que a classe média tenha de passar a andar de transportes públicos, como há 60 anos atrás.
A transição energética não será o passeio que muitos julgam possível.
Se puder ser transferida energia em movimento, sim seria resolvido o problema com um único passe de mágica (não da forma como o @APHenriques sugeriu, porque captar raios cósmicos é impossível).
A evolução do conhecimento científico e tecnológico é imprevisível.
Tanto se fazem avanços inesperados, como se investem milhões sem que os resultados apareçam. Não são precisas teorias da conspiração para explicar isto.
Em 1962 Kennedy disse, sobre a ida à lua:
E em 1969 a Apolo 11 descia ma lua.We choose to go to the Moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard
Em 1971 Nixon disse, acerca da cura para o cancro:
Passaram quase 50 anos e muitos milhões e infelizmente o progresso na luta contra o cancro tem sido muito lento.The time has come in America when the same kind of concentrated effort that split the atom and took man to the moon should be turned toward conquering this dread disease. Let us make a total national commitment to achieve this goal.
Temo que a classe média tenha de passar a andar de transportes públicos, como há 60 anos atrás.
A transição energética não será o passeio que muitos julgam possível.
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Mas isso não diz nada sobre a questão motor eléctrico vs combustão interna...
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Qual questão? Resolvido o problema da alimentação do motor elétrico não há (nem nunca houve) qualquer questão...
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Exactamente, o problema do VE é o armazenamento de energia, custo, peso, ambiente, etc...
Resolvido isto, o automóvel com ICE fica obsoleto.
Resolvido isto, o automóvel com ICE fica obsoleto.
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Espera... eu não sugeri nada :D
Isso até que não seria mal pensado e não é impossível... um para-raios montado em cima do carro. Só que, desde que aumentaram o iva da eletricidade não há muitas trovoadas! :D
Por falar nisso... alguém já reparou que nos últimos anos há mesmo muito menos trovoadas?
E ocorreu-me agora uma duvida: será que se um EV for atingido por um raio e isso terá algum efeito na bateria e restante sistema?
Ou será mais um custo por avaria a considerar?
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Eu levo isto com alguma descontração mas o caso é sério...
Se não tivesse feito bem as contas e tivesse comprado um EV em 2013/2014... neste momento estaria muito chateado. Possivelmente nem aguentava tanto tempo.
Duas razões:
O posto que falei mais acima fica a 5 kms de minha casa... passei lá no domingo (zona turística) estavam 3 EVs estacionados. Nenhum a carregar porque o posto estava desligado... hoje de manhã ainda estava desligado. O mesmo acontece com a maioria dos PCN. Por falta de comunicação ou simplesmente porque que o software bloqueia e ficam sem funcionar.
Em 2019 não é aceitável que um sistema tão básico como este, deste que não exista falta de energia da rede e que não tenha sido abalroado. Não esteja a funcionar. Mesmo vergonhoso... especialmente quando são bem pagos e ostentam nomes de fabricantes supostamente credíveis. Diria até que talvez seja uma forma de justificar um serviço de assistência. (pronto... mais uma teoria da conspiração) :-D
A outra razão é a desvalorização implícita nos EVs. No caso dos Zoe com aluguer de baterias e segundo as minhas contas, seria a forma mais económica, ou melhor dizendo, a menos dispendiosa, de ter um EV. Não digo: menos dispendiosa que.....
Mas não era essa a opinião geral... de tal forma que admiti estar a fazer mal as contas.
Mas obviamente que nunca tive a ilusão que um EV fosse uma solução significativamente mais económica... mesmo porque usar postos públicos grátis estava fora de questão e bastavam-me os carregamentos domésticos, mas a pagar.
Acabei por comprar mais tarde um Prius, com baterias, mas de tamanho e preço aceitável.
Nunca me ocorreu que os próprios fabricantes dessem às baterias de substituição preços proibitivos. Ou mesmo que se recusassem a vender baterias completas.
Agora começo a achar que isso, na verdade, tem alguma lógica...
Todos sabem que a Europa vai ter invadida por EVs da China. Estão já muito a frente dos europeus tanto em volume de produção como em custos.
Mas não estou a ver os Chineses preocupados em fornecer baterias de substituição baratas.
Das duas uma: ou se compra o carro com as baterias e se usa até ao abate, ou não se compra as baterias ficando em contrato de aluguer. Em ambos os casos a diferença de custo em relação aos MCI será sempre pouco significativa.
Tudo dependerá da intervenção fiscal. Beneficiando uns e penalizando os outros.
Se não tivesse feito bem as contas e tivesse comprado um EV em 2013/2014... neste momento estaria muito chateado. Possivelmente nem aguentava tanto tempo.
Duas razões:
O posto que falei mais acima fica a 5 kms de minha casa... passei lá no domingo (zona turística) estavam 3 EVs estacionados. Nenhum a carregar porque o posto estava desligado... hoje de manhã ainda estava desligado. O mesmo acontece com a maioria dos PCN. Por falta de comunicação ou simplesmente porque que o software bloqueia e ficam sem funcionar.
Em 2019 não é aceitável que um sistema tão básico como este, deste que não exista falta de energia da rede e que não tenha sido abalroado. Não esteja a funcionar. Mesmo vergonhoso... especialmente quando são bem pagos e ostentam nomes de fabricantes supostamente credíveis. Diria até que talvez seja uma forma de justificar um serviço de assistência. (pronto... mais uma teoria da conspiração) :-D
A outra razão é a desvalorização implícita nos EVs. No caso dos Zoe com aluguer de baterias e segundo as minhas contas, seria a forma mais económica, ou melhor dizendo, a menos dispendiosa, de ter um EV. Não digo: menos dispendiosa que.....
Mas não era essa a opinião geral... de tal forma que admiti estar a fazer mal as contas.
Mas obviamente que nunca tive a ilusão que um EV fosse uma solução significativamente mais económica... mesmo porque usar postos públicos grátis estava fora de questão e bastavam-me os carregamentos domésticos, mas a pagar.
Acabei por comprar mais tarde um Prius, com baterias, mas de tamanho e preço aceitável.
Nunca me ocorreu que os próprios fabricantes dessem às baterias de substituição preços proibitivos. Ou mesmo que se recusassem a vender baterias completas.
Agora começo a achar que isso, na verdade, tem alguma lógica...
Todos sabem que a Europa vai ter invadida por EVs da China. Estão já muito a frente dos europeus tanto em volume de produção como em custos.
Mas não estou a ver os Chineses preocupados em fornecer baterias de substituição baratas.
Das duas uma: ou se compra o carro com as baterias e se usa até ao abate, ou não se compra as baterias ficando em contrato de aluguer. Em ambos os casos a diferença de custo em relação aos MCI será sempre pouco significativa.
Tudo dependerá da intervenção fiscal. Beneficiando uns e penalizando os outros.
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Sim, no cenário actual (relativamente aos Nissan/Renault) creio que assim será.
Nos restantes, que têm melhores sistemas de proteção das baterias, creio que teremos que esperar mais um pouco... e ver o que as marcas pretendem fazer na altura.
Nos restantes, que têm melhores sistemas de proteção das baterias, creio que teremos que esperar mais um pouco... e ver o que as marcas pretendem fazer na altura.
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
E pobres dos actuais donos de Leafs...