Os nossos carros...

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jppmarques
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Marca do KIT GPL: Feito por mim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Coupé
Ano: 1996

Os nossos carros...

Mensagem por jppmarques » 18 fev 2017, 15:20

O meu carro
Marca/Modelo: Honda Civic
Cilindrada: 1600
Potência: 125
Ano:96

Consumo a GPL: 7L/100Km's

GPL desde:2000
Quilómetros na altura da transformação: Cerca de 80 mil Km's
Quilómetros já percorridos com GPL: 300 mil Km's

Kit de injeção sequencial instalado em 2004.
Foi instalado o redutor de pressão novo e injetores para o kit sequencial. Este kit (redutor+régua de injetores) já antigo comparado com os atuais do mercado.

A centralina (ECU) foi um projeto meu que tem passado por várias versões.
As centralinas têm sido baseadas em microcontroladores da Microchip, fabricante que tem se expandido no mercado e provavelmente vai ter um grande peso no futuro da electrónica automóvel.
Inicialmente usei o PIC16F877A, passei também pelo PIC16F1939, e no meu modelo mais recente estou a usar o PIC18F46K40.
Estou a usar no meu projeto uma caixa de uma centralina Landi que me deram avariada.
Normalmente as centralinas Landi utilizam microcontrolores da Motorola.
O meu projeto mais recente tem a capacidade de comutar (em caso de avaria eléctrica) o funcionamento de um cilindro de GPL para gasolina em andamento, sem ser necessário interromper a viagem, mantendo os restantes 3 cilindros a GPL.
O software tem a capacidade de gestão não apenas dos tempos de injeção, mas também no desfasamento da injeção para melhor dispersão do GPL na admissão e consequentemente menor consumo.
Neste modelo é feito também o controlo eletrónico da descarga da bobina do injetor de modo a conseguir tempos de abertura menores e assim conseguir um melhor ajuste de GPL quando o motor está em vazio.
Capacidade de configuração para todos "ou quase" os sensores de pressão e temperatura existentes no mercado que funcionam com tensões até 5 volts.
O desenho do circuito foi feito tendo em conta que quanto menor for o numero de componente, menor serão as avarias, desta forma, uma grande parte das funções que são executadas por hardware em outras centralinas, neste projeto é o software que realiza essas funções.
É verdade que o processador fica "aparentemente mais sobrecarregado", mas a utilização de um processador com mais MIPS e a distribuição de tarefas durante o processamento de dados, é capaz de tornar o processador "hábil" de gerir todo este software adicional. Este método, substitui muitos componentes externos por um pedaço de software que apenas ocupa memória.

rdd48856
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Ano: 2014

Re: Os nossos carros...

Mensagem por rdd48856 » 18 fev 2017, 21:25

@jppmarques,

sugiro a abertura de um tópico novo, do tipo: "projeto de centralina" de desenvolver a partir daí....

j_verne
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Modelo: Octavia 1.6i
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Re: Os nossos carros...

Mensagem por j_verne » 18 fev 2017, 22:23

@jppmarques,

Que grande projecto! Siga a sugestão do user rdd e inicie um tópico novo, creio que vai haver leitores assíduos ;-)

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