Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por chorao » 02 nov 2010, 21:44

informação que recolhi em 1.ª mão no forum da ANIC-GPL :clap: :clap: :clap:
aguardamos os proximos desenvolvimentos ;)

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/dep ... as_1463898
Três deputados do PS desafiam o Governo a rever o regime legal aplicável aos veículos a gás GPL, solicitando, designadamente, o fim da proibição destes carros estacionarem em locais fechados ou abaixo do nível do solo.
Três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL (Nuno Ferreira Santos)

A posição dos deputados socialistas Jorge Sanches Seguro, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá consta de um requerimento a que a agência Lusa teve acesso e que é dirigido ao ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva.

Os três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL, “facilitando e incentivando o uso de um combustível mais barato e ambientalmente mais interessante”.

No entanto, Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá referem que a legislação portuguesa de 25 de Maio de 2006 condiciona a aquisição deste tipo de veículos.

Entre outros condicionalismos, os deputados socialistas apontam o facto de a lei portuguesa estabelecer “limitações quer ao estacionamento destas viaturas em locais fechados, quer em locais abaixo do nível do solo, mas também com a imposição de um dístico identificador”.

“Parece-nos que essas limitações são no sentido de não facilitar, mas, até, de dificultar a utilização destas viaturas em Portugal”, consideram.

Estes deputados do PS adiantam, ainda, que Portugal “é um dos poucos países europeus onde existem estas limitações” e, nesse sentido, questionam Vieira da Silva se o actual regime sobre estacionamento de viaturas a GPL “resulta de alguma imposição da União Europeia”.

“Um veículo GPL emite menos 14 a 10 por cento de CO2 do que veículos a diesel e o GPL é substancialmente mais barato e possui maior segurança no abastecimento na medida em que tem múltiplas origens (gás natural e petróleo)”, acrescentam Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá.

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Botabaixo » 02 nov 2010, 22:34

A ver vamos :-?

Ze Romao
Cidadão Virtual
Mensagens: 779
Registado: 12 fev 2010, 16:25
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: BORA 1.6 16V
Ano: 2001

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Ze Romao » 03 nov 2010, 00:09

Era bom era, mas não será facil........
Já eram :!!

miguelpinto
Utilizador Frequente
Mensagens: 312
Registado: 21 fev 2008, 20:23
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Renault
Modelo: 4 GTL
Ano: 1992

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por miguelpinto » 03 nov 2010, 08:24

Eu ja não pedia muito, bastava-me que equiparassem a nossa lei a alemã ou francesa, sem obrigatoriedade de disticos e outras rotulações bem como a revisão dos estacionamentos condicionados.

pauloasbrito
Cidadão Virtual
Mensagens: 1630
Registado: 29 dez 2008, 14:57
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 323f ba 1.5cc 90cv
Ano: 1998

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por pauloasbrito » 03 nov 2010, 21:14

miguelpinto Escreveu:Eu ja não pedia muito, bastava-me que equiparassem a nossa lei a alemã ou francesa, sem obrigatoriedade de disticos e outras rotulações bem como a revisão dos estacionamentos condicionados.
Nem mais :ymapplause:

humbfig

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por humbfig » 03 nov 2010, 22:16

chorao Escreveu:
“Um veículo GPL emite menos 14 a 10 por cento de CO2 do que veículos a diesel"
"O GPL possui maior segurança no abastecimento na medida em que tem múltiplas origens (gás natural e petróleo)”
Bom, a argumentar assim.....
A primeira frase é falsa!
A segunda não percebi............ alguem percebeu e pode explicar?

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por PauloAns » 04 nov 2010, 09:37

Falsa porquê?
A segunda é um Lapsus linguae
é mais seguro no abastecimento porque tem múltiplas válvulas de segurança.
Mais seguro em termos de longevidade (em relação à duração prevista do petróleo) já que não é obtido unicamente da extracção petrolífera.

forunista
Cidadão Virtual
Mensagens: 1584
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por forunista » 04 nov 2010, 11:24

miguelpinto Escreveu:Eu ja não pedia muito, bastava-me que equiparassem a nossa lei a alemã ou francesa, sem obrigatoriedade de disticos e outras rotulações bem como a revisão dos estacionamentos condicionados.
Em França não é necessário o distico mas não é permitido estacionar veiculos GPL em parques subterraneos.

Neves
Utilizador Frequente
Mensagens: 431
Registado: 31 out 2007, 21:45
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Novo C3 1.4i
Ano: 2011

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Neves » 04 nov 2010, 13:08

forunista Escreveu:
miguelpinto Escreveu:Eu ja não pedia muito, bastava-me que equiparassem a nossa lei a alemã ou francesa, sem obrigatoriedade de disticos e outras rotulações bem como a revisão dos estacionamentos condicionados.
Em França não é necessário o distico mas não é permitido estacionar veiculos GPL em parques subterraneos.
Em alguns parques subterrâneos.

Pelo menos desde que tenho carro a gpl (2007) que oiço falar num ou outro deputado que tenta mudar a lei. O resultado é sempre o mesmo.

Botabaixo
Cidadão Virtual
Mensagens: 3530
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Botabaixo » 04 nov 2010, 15:38

forunista Escreveu:
miguelpinto Escreveu:Eu ja não pedia muito, bastava-me que equiparassem a nossa lei a alemã ou francesa, sem obrigatoriedade de disticos e outras rotulações bem como a revisão dos estacionamentos condicionados.
Em França não é necessário o distico mas não é permitido estacionar veiculos GPL em parques subterraneos.

... se não estiver munido de multivávula...

humbfig

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por humbfig » 04 nov 2010, 16:52

PauloAns Escreveu:Falsa porquê?
A segunda é um Lapsus linguae
é mais seguro no abastecimento porque tem múltiplas válvulas de segurança.
Mais seguro em termos de longevidade (em relação à duração prevista do petróleo) já que não é obtido unicamente da extracção petrolífera.
Falsa porque se calculares o conteudo de carbono e o conteudo energetico dá valores semelhantes, com ligeira vantagem para o GPL. Se entrares com o rendimento (50% para o diesel, 30% para o LPG), lá se vai a diferença. Se procurares estudos práticos sobre o assunto concluis que uns atribuem uma pegada superior ao LPG e outros o contrário. A diferença nunca é muito grande. Mas os estudos são coisa do passado. Se entrares em conta com os diesel mais recentes o LPG vai ficar sempre mal na fotografia (em termos de CO2).

Mais seguro devido às multiplas válvulas tambem não percebo. As válvulas estão lá porque a pressão do LPG é superior à atmosférica. O Diesel e a gasolina não as tem porque a pressão é igual à atmosférica, não precisam. Tambem se podem lá colocar, mas não vai fazer diferença......

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por PauloAns » 04 nov 2010, 17:48

quanto a medições e estudos enquanto não ler um melhor que este http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=1782
Se quiseres rebater alguma coisa, o tópico não está trancado.
E as válvulas não estão apenas para estancar, mas também para, em caso de necessidade, libertar o GPL em segurança.
Coisa que no caso da gasolina,não existe. Alguns carros já tem uma válvula de corte em caso de acidente, mas não está difundida.

Terrano
Cidadão Virtual
Mensagens: 1341
Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G
Ano: 2009

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Terrano » 04 nov 2010, 18:33

Por acaso, há cerca de 2 meses, tive uma conversa com um alto quadro de uma grande petrolífera que me disse que a nova lei do GPL iria ser aprovada em breve...
Não seria preciso o distico e passava-se a poder estacionar em locais fechados até ao piso -1...

humbfig

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por humbfig » 04 nov 2010, 19:58

PauloAns Escreveu:quanto a medições e estudos enquanto não ler um melhor que este http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=1782
Se quiseres rebater alguma coisa, o tópico não está trancado.
E as válvulas não estão apenas para estancar, mas também para, em caso de necessidade, libertar o GPL em segurança.
Coisa que no caso da gasolina,não existe. Alguns carros já tem uma válvula de corte em caso de acidente, mas não está difundida.
O "melhor" estudo é sempre aquele que conclui o que queremos.
Eu não o posso rebater o que é dito nesse ponto porque é admitido que o GPL produz mais CO2 que o diesel. Depois é feita uma dissertação sobre as futuras evoluções dos motores a gasolina/GPL que os aproximarão dos motores Diesel. Qualitativamente parece-me correcto. Quantitativamente é futurologia.....

Quanto às válvulas para libertar o GPL em segurança podia escrever o mesmo que escrevi, "O Diesel e a gasolina não tém válvula porque a pressão é igual à atmosférica, não é preciso", mas é melhor concretizar:
Os depósitos de gasolina e de Diesel já estão equipados com uma válvula de segurança para aliviar a pressão em caso de esta subir. Em vez de calibrada para uns 15 bar (?) como no GPL, está calibrada para ZERO bar. O nome da válvula é BURACO!
Sempre que a pressão no depósito aumenta acima da pressão atmosférica, a válvula BURACO alivia a pressão para que o combustivel saia de forma controlada e assim evitar a explosão deste.

CVP
Cidadão Virtual
Mensagens: 1126
Registado: 22 fev 2007, 19:52
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 307 1.6 XS
Ano: 2001

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por CVP » 04 nov 2010, 20:19

humbfig Escreveu:
PauloAns Escreveu:quanto a medições e estudos enquanto não ler um melhor que este http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=1782
Se quiseres rebater alguma coisa, o tópico não está trancado.
E as válvulas não estão apenas para estancar, mas também para, em caso de necessidade, libertar o GPL em segurança.
Coisa que no caso da gasolina,não existe. Alguns carros já tem uma válvula de corte em caso de acidente, mas não está difundida.
O "melhor" estudo é sempre aquele que conclui o que queremos.
Eu não o posso rebater o que é dito nesse ponto porque é admitido que o GPL produz mais CO2 que o diesel. Depois é feita uma dissertação sobre as futuras evoluções dos motores a gasolina/GPL que os aproximarão dos motores Diesel. Qualitativamente parece-me correcto. Quantitativamente é futurologia.....

Quanto às válvulas para libertar o GPL em segurança podia escrever o mesmo que escrevi, "O Diesel e a gasolina não tém válvula porque a pressão é igual à atmosférica, não é preciso", mas é melhor concretizar:
Os depósitos de gasolina e de Diesel já estão equipados com uma válvula de segurança para aliviar a pressão em caso de esta subir. Em vez de calibrada para uns 15 bar (?) como no GPL, está calibrada para ZERO bar. O nome da válvula é BURACO!
Sempre que a pressão no depósito aumenta acima da pressão atmosférica, a válvula BURACO alivia a pressão para que o combustivel saia de forma controlada e assim evitar a explosão deste.

Boas,

As valvulas a GPL estão calibradas a 27Bar e servem exactamente para evitar a explosão do reservatório.
Realmente no caso da gasolina e do gasoleo a mesma não é necessária devido á pressão ser igual á do exterior, mas em contrapartida os reservatórios ao serem fabricados em material plástico ou metálico de pouca espessura proporcionam um aquecimento rápido do combustivel no seu interior, proporcionando a gasificação do combustivel e consequente inflamação e após ruptura a consequente explosão, ou combustão excessivamente rápida, se preferirem.
No caso do reservatório de GPL, isso nunca irá acontecer, visto que a pressão do reservatório está sempre controlada e constante, evitando assim a propagação acelerada de uma combustão resultante de uma libertação imediata de todo o combustivel do seu interior, como acontece nos reservatórios de metal/plástico.
Em relação á emissões do GPL contra Diesel, além do CO o que me preocupa sõa as emissões de particulas potencialmente cancerigena que adveem dos escapes de um motor diesel. São essas emissões que nos deveriam preocupar, pois já conseguimos que fosse proibido o uso de amiantos e de outras substancias, mas estes escapes teem tendencia a crescer.


Cumps.

Bloqueado