Página 2 de 3
Re: Camiões a gás
Enviado: 15 fev 2019, 08:23
por pcta
No caso dos camiões presumo que o gnl seja o caminho em detrimento do gpl...
Re: Camiões a gás
Enviado: 15 fev 2019, 09:10
por PauloAns
APHenriques Escreveu: ↑14 fev 2019, 19:01
Quanto a camiões a GPL, nunca vi... mas é como as bruxas... dizem que existem!
Numa manhã de nevoeiro...
hehehe
Já vi um a instalar na FF, ainda na Amora e um nas bombas da golpe da Vasco da Grana, sentido norte-sul a abastecer...
...
e nunca vi um porco a andar de bicicleta....
Re: Camiões a gás
Enviado: 15 fev 2019, 16:26
por jlmf1
E autocarros da Carris em Lisboa, e segundo parece lá para o fim de 2020, catamarans no Tejo. Gás natural.
Re: Camiões a gás
Enviado: 16 fev 2019, 23:30
por rdd48856
Estou curioso para saber que tipo de motores irão utilizar.
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 08:53
por APHenriques
Caro @rdd48856, podes me ajudar a perceber isto?
https://www.transportenvironment.org/pr ... -pollution
Parece que a EU está a apostar no GN, mas será uma boa solução?
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 09:39
por E 200 kompressor
Ontem também esbarrei nessa notícia!
Confesso que cada vez estou mais confuso...
Estão afinal um camião a gás natural emite 5 vezes mais NOX do que um diesel!
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 09:57
por APHenriques
Pois... Também não esperava.
Será que nos ligeiros é igual?
Há uma aposta do grupo VW no gás natural também... mas pelo que parece é melhor esquecer.
Não deixa de ser um gás para queimar com tudo o que isso implica.
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 10:09
por E 200 kompressor
Ó diesel volta que estás perdoado :-o
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 11:41
por PauloAns
Não estaremos perante mais um caso de desinformação?
Será que o UNICO poluente é o NOx? E o resto?
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 13:19
por Biju
Eu sou sempre muito cético quando se trata de comparativos.
A minha primeira pergunta é: porque é que se compara motores diesel de 2013 com motores a gás de 2017 e 2018??? Então não há motores a diesel de 2017 e 2018??? Ou há alguma coisa por detrás para não se fazer o comparativo com eles?
Re: Camiões a gás
Enviado: 20 set 2019, 16:27
por rdd48856
O cheiro a esturro chega longe, nem é preciso lá colocar as mãos...
Em anexo e para aquecimento fica uma dissecação rápida da "apanha de cerejas" levada a cabo para chegar à inevitável conclusão: os motores a combustão são todos iguais.
NGVA-Europe_comments-on-the-TE-report_Do-gas-trucks-reduce-emissions_20190920.pdf
Começa a não haver paciência para posições equilibradas nesta matéria. Antevejo a eleição de muitos Trumps no horizonte com este fundamentalismo, afinal parece que é a única maneira de chegar a um meio termo nestas coisas.
Ó diesel volta que estás perdoado
Sobretudo se quisermos utilizar camiões de longo curso para fazer entregas porta-a-porta no Polo Norte. Assim vamos ter um número de arranques a frio (com o catalisador de 3 vias sem funcionar) suficientemente grande para chegar aos resultados pretendidos.
Aliás qualquer Engenheiro Mecânico que esteja a desenvolver um motor para um camião de longo curso tem que se preocupar com os arranques a frio, porque como todos sabemos corresponde a uma % elevadíssima do ciclo de trabalho destes veículos.
Já as centrais térmicas não emitem NOx nenhuns (nos arranques então nem se fala).
Re: Camiões a gás
Enviado: 21 set 2019, 15:01
por APHenriques
Para mim, que percebo pouco ou nada disto, foi uma surpresa o resultado destes testes.
Sei que os modernos camiões diesel, dos principais fabricantes europeus são bastante evoluídos... No valor de aquisição de um camião é possível encaixar tecnologias muito mais caras do que nos automóveis. E os custos com os consumos e a manutenção tem mais peso do que o preço de aquisição, no momento da escolha pelas empresas de camionagem.
Mas pensava que o facto de consumir GN os tornaria mais ecológicos. Embora dificilmente mais eficientes. Pois no tipo de utilização de um veiculo pesado dificilmente um motor Otto seria mais eficiente que um Diesel.
Mas como digo, não percebo nada disto.
rdd48856 Escreveu: ↑20 set 2019, 16:27
Sobretudo se quisermos utilizar camiões de longo curso para fazer entregas porta-a-porta no Polo Norte. Assim vamos ter um número de arranques a frio (com o catalisador de 3 vias sem funcionar) suficientemente grande para chegar aos resultados pretendidos.
Aliás qualquer Engenheiro Mecânico que esteja a desenvolver um motor para um camião de longo curso tem que se preocupar com os arranques a frio, porque como todos sabemos corresponde a uma % elevadíssima do ciclo de trabalho destes veículos.
Também não tenho qualquer duvida que para percursos curtos ou de rotina nas cidades, os elétricos tem vantagem.
Seja em autocarros como nos serviços municipais ou distribuição. A BYD já tem toda uma gama de veículos eletricos para estes fins... aos poucos vão chegando a todo o mundo. Como os autocarros em Coimbra. Ou camiões para obras e dumpers das minas.
Mas o problema mais difícil de resolver é nos tratores semi-reboques de transporte de longocurso.
@rdd48856, quando falas em arranques a frio... neste camiões o arranque a frio tem pouco significado. Muitas vezes estes camiões só desligam para o condutor dormir... mas alguns até circulam com dois motoristas. Enquanto um dorme, o outro conduz.
Fiquei para perceber porque dizes "os arranques a frio, porque como todos sabemos corresponde a uma % elevadíssima do ciclo de trabalho destes veículos", estás a ser irónico, certo? :)
Re: Camiões a gás
Enviado: 21 set 2019, 21:35
por rdd48856
foi uma surpresa o resultado destes testes.
Quais testes? Foi apresentada uma interpretação para alguns testes (os que interessavam à tese que se pretendia provar, a de que camiões elétricos de longo curso é que é, porque todos os motores de combustão poluem o mesmo) ignorando os restantes e com várias incorreções pelo meio, misturando alhos com bugalhos.
Isto na véspera da "greve climática".
Anexei a explicação da NGVA (que não deves ter lido).
A comparação Diesel-Otto nem se quer tem muito cabimento porque alguns dos camiões a GNL eram ciclo Diesel (Dual-Fuel com injeção piloto).
O que é interessante é que qualquer dos camiões apresentados, quer a gasóleo, quer Dual-Fuel - gasóleo-GNL, quer Otto a GNL apresentaram emissões de NOX e de partículas claramente abaixo dos limites para o EURO-VI, sendo que no caso dos ciclo Diesel estamos a falar, obviamente, depois do FAP e do SCR(Adblue).
O que prova que
em relação aos poluentes regulamentados, desde que o FAP e o SCR estejam a funcionar devidamente os motores Diesel cumprem a legislação. O problema, como já expliquei aqui várias vezes, é que isso é conseguido à custa de uma manutenção rigorosa(ao qual a tendência para fugir é cada vez maior à medida que o custo aumenta) e de outras emissões(NH3, por exemplo) ainda não regulamentadas.
Também aqui o GNL, ao emitir naturalmente menos matéria particulada, diminui os custos de manutenção do FAP.
Em matéria de Gases de Efeito de Estufa, como eu também já expliquei aqui várias vezes, se for utilizado Biometano (um biocombustível de segunda geração) é possível ter um balanço negativo, isto é uma
redução líquida de gases de efeito de estufa.
neste camiões o arranque a frio tem pouco significado.
E no entanto foi isso que foi feito(eu estava ser irónico), porque os Otto emitem mais NOx enquanto o catalisador de 3 vias não aquece.
Re: Camiões a gás
Enviado: 22 set 2019, 11:07
por APHenriques
rdd48856 Escreveu: ↑21 set 2019, 21:35
Quais testes? Foi apresentada uma interpretação para alguns testes (os que interessavam à tese que se pretendia provar, a de que camiões elétricos de longo curso é que é, porque todos os motores de combustão poluem o mesmo) ignorando os restantes e com várias incorreções pelo meio, misturando alhos com bugalhos.
Por isso mesmo, foste chamado de urgência :-D
rdd48856 Escreveu: ↑21 set 2019, 21:35
Anexei a explicação da NGVA (que não deves ter lido).
Sim, só li hoje de manhã. Não por falta de interesse, mas sim de tempo.
Achei mais importante pedir-te uma explicação, pois para alguém como eu, que nada sabe disto, a ideia que passa é que estamos errados em relação ao GN.
A NGVA, transmite a ideia que eu tinha dos transportes de GN... Mas a NGVA serve exatamente para promover o GN, certo?
"
The Natural & bio Gas Vehicle Association (NGVA Europe) is an European association that promotes the use of natural and renewable gas as transport fuel. Founded in 2008, its 127 members from 28+3 countries include companies and national associations from across the entire gas and vehicle manufacturing chain."
Do outro lado temos a:
"Transport & Environment's (T&E) vision is a zero-emission mobility system that is affordable and has minimal impacts on our health, climate and environment. ..... "
A NGVA tem interesses em defender um tipo de combustível... supostamente a T&E só terá interesse nas soluções mais ecológicas, certo?
rdd48856 Escreveu: ↑21 set 2019, 21:35
A comparação Diesel-Otto nem se quer tem muito cabimento porque alguns dos camiões a GNL eram ciclo Diesel (Dual-Fuel com injeção piloto).
O que é interessante é que qualquer dos camiões apresentados, quer a gasóleo, quer Dual-Fuel - gasóleo-GNL, quer Otto a GNL apresentaram emissões de NOX e de partículas claramente abaixo dos limites para o EURO-VI, sendo que no caso dos ciclo Diesel estamos a falar, obviamente, depois do FAP e do SCR(Adblue).
O que prova que
em relação aos poluentes regulamentados, desde que o FAP e o SCR estejam a funcionar devidamente os motores Diesel cumprem a legislação. O problema, como já expliquei aqui várias vezes, é que isso é conseguido à custa de uma manutenção rigorosa(ao qual a tendência para fugir é cada vez maior à medida que o custo aumenta) e de outras emissões(NH3, por exemplo) ainda não regulamentadas.
Também aqui o GNL, ao emitir naturalmente menos matéria particulada, diminui os custos de manutenção do FAP.
Ora... ai é que está. Os diesel acabam em grande parte por andar com os filtros anulados ou a funcionar mal. Porque as inspeções não controlam.
Veja-se o caso o que se passa nos stands de automóveis usados ... cheios de veículos diesel importados de países onde já não podem circular sem reparação e cá são comprados por ignorância ou oportunismo e circulam livremente. Para já não falar nos reprogramados. Será que é neste Dezembro que vamos finalmente ter a fiscalização de crimes contra a saúde pública? :-?
rdd48856 Escreveu: ↑21 set 2019, 21:35
neste camiões o arranque a frio tem pouco significado.
E no entanto foi isso que foi feito(eu estava ser irónico), porque os Otto emitem mais NOx enquanto o catalisador de 3 vias não aquece.
Como professor, sabes que não pudemos ser irónicos. Nem todos os alunos percebem a ironia.... :-D
:ymhug:
Re: Camiões a gás
Enviado: 22 set 2019, 11:33
por rdd48856
T&E só terá interesse nas soluções mais ecológicas, certo?
Emissões zero
é um eufemismo para BEV, porque até as células de combustível têm emissões.
Se aplicarem a mesma bitola aos seres humanos vamos todos cometer suicídio para anular as emissões dos nossos corpos (CO2, vapor de água, metano).