Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Moderador: rdd48856
-
jlmf1
- Utilizador Junior
- Mensagens: 96
- Registado: 29 mar 2016, 09:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Quero contribuir positivamente para que este planeta seja viável e estragar o menos possível. Não avanço por enquanto para um elétrico porque ainda está tudo muito incerto com as marcas a posicionarem-se, os preços a descerem, as baterias ainda não me satisfazem, financeiramente, em termos de autonomia, tempo de carga e de fiabilidade.
Mas já satisfazem as necessidades de muitos e ainda bem, assim avança porque tem de avançar.
Quando estiver mais maduro também avanço, entretanto é a pequena grande revolução e sem dúvida que tem havido problemas com algumas baterias que são pouco divulgados até porque na maioria dos casos as marcas sabem o que tem a perder e substituem antes de haver ruído apesar de serem caríssimas.
Quem pode carregar em casa em vazio por 2.5 €/100 km ok, nos postos rápidos fica mais caro que o diesel em termos de combustível e como as marcas tem que contrariar as objeções dos clientes e a mais importante é o tempo de carga, ainda não vi nenhuma esclarecer a diferença exata de numero de ciclos, longevidade da bateria, entre baterias sujeitas a cargas de 8/10 horas a 8/10/16 A, 230 V e as cargas extra rápidas em 30 minutos mesmo sendo em modo 4 e DC.
Dentro de alguns anos, não sei quantos, terei um elétrico ou provavelmente um fuel cell, ou outra tecnologia que aparecer, entretanto para mim pessoalmente, a parte financeira equilibra, as baterias melhoram ou descobrem outra tecnologia menos suscetível.
EDITO:
Porque entretanto li os posts anteriores e é triste mas sintomático. A frustração leva ao insulto pessoal e quem insulta pessoas a coberto da virtualidade da net demonstra fraqueza, tenho pena ao imaginar quão frustrados serão na vida real os que assim agem, para não aplicar outros adjetivos descendo ao muito baixo nível. Para mim o que é tóxico elimina-se, é supérfluo.
Mas já satisfazem as necessidades de muitos e ainda bem, assim avança porque tem de avançar.
Quando estiver mais maduro também avanço, entretanto é a pequena grande revolução e sem dúvida que tem havido problemas com algumas baterias que são pouco divulgados até porque na maioria dos casos as marcas sabem o que tem a perder e substituem antes de haver ruído apesar de serem caríssimas.
Quem pode carregar em casa em vazio por 2.5 €/100 km ok, nos postos rápidos fica mais caro que o diesel em termos de combustível e como as marcas tem que contrariar as objeções dos clientes e a mais importante é o tempo de carga, ainda não vi nenhuma esclarecer a diferença exata de numero de ciclos, longevidade da bateria, entre baterias sujeitas a cargas de 8/10 horas a 8/10/16 A, 230 V e as cargas extra rápidas em 30 minutos mesmo sendo em modo 4 e DC.
Dentro de alguns anos, não sei quantos, terei um elétrico ou provavelmente um fuel cell, ou outra tecnologia que aparecer, entretanto para mim pessoalmente, a parte financeira equilibra, as baterias melhoram ou descobrem outra tecnologia menos suscetível.
EDITO:
Porque entretanto li os posts anteriores e é triste mas sintomático. A frustração leva ao insulto pessoal e quem insulta pessoas a coberto da virtualidade da net demonstra fraqueza, tenho pena ao imaginar quão frustrados serão na vida real os que assim agem, para não aplicar outros adjetivos descendo ao muito baixo nível. Para mim o que é tóxico elimina-se, é supérfluo.
Última edição por jlmf1 em 05 mar 2019, 19:43, editado 1 vez no total.
-
sem2006
- Utilizador
- Mensagens: 239
- Registado: 08 ago 2015, 13:12
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Prius 2G
- Ano: 2008
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
A tua ignorância continua em alto, meu caro...
Ou melhor, continuas a querer espalhar a ignorância, como de costume...
Ou tenho valores das substituições, tu simplesmente baseias-te no que um lhe disse que foi dito pelo primo que foi ao concessionário, mas nunca colocou nenhum valor :roll: :roll:
Depois colocas a folha de um teste híbrido, mas omites parte do teste, como te convém..que tal colocares o resto, ou não te convém? :roll:
Depois vens com a história da bateria auxiliar..Deves estar a confundir-me com alguém :lol:
Mas podes continuar a espalhar as tuas "verdades", para depois quando não te convém, trancares o tópico e só tu poderes colocar o que te convém..já não era a primeira vez :roll:
Hasta!
Ou melhor, continuas a querer espalhar a ignorância, como de costume...
Ou tenho valores das substituições, tu simplesmente baseias-te no que um lhe disse que foi dito pelo primo que foi ao concessionário, mas nunca colocou nenhum valor :roll: :roll:
Depois colocas a folha de um teste híbrido, mas omites parte do teste, como te convém..que tal colocares o resto, ou não te convém? :roll:
Depois vens com a história da bateria auxiliar..Deves estar a confundir-me com alguém :lol:
Mas podes continuar a espalhar as tuas "verdades", para depois quando não te convém, trancares o tópico e só tu poderes colocar o que te convém..já não era a primeira vez :roll:
Hasta!
-
chorao
- Moderador(a)
- Mensagens: 6764
- Registado: 11 abr 2005, 08:32
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
@sem2006
Por aqui há moderadores e a verdade é que as dúvidas colocadas por si em relação às falhas apontadas nas baterias são evidentes.
É mais que normal que o @rdd deixe isso claro.
Por aqui há moderadores e a verdade é que as dúvidas colocadas por si em relação às falhas apontadas nas baterias são evidentes.
É mais que normal que o @rdd deixe isso claro.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
A fonte deve ser a mesma das patentes.Ou tenho valores das substituições,
Só no pequeno universo deste fórum já foram 3 baterias...mas lata não lhe falta, não senhor.
A folha foi a única que me foi entregue a mim, no teste à bateria do meu carro e baterias a falhar depois de testes destes já foram várias, portanto aqui não aconselho ninguém em consciência a comprar híbridos sem avisar para o óbvio, aqui vive-se no planeta Terra, não em Marte.a folha de um teste híbrido, mas omites parte do teste
Editado: Acrescento aqui a 2ªparte do teste perfeitamente...QUALITATIVO
Absolutamente, a persona é diferente, o resto é o mesmo.Depois vens com a história da bateria auxiliar..Deves estar a confundir-me com alguém
Se isso fosse assim não o tinha aturado tanto tempo...vá passear as suas agendas, em que só os fins interessam para outro lados.trancares o tópico e só tu poderes colocar o que te convém.
Edito só para acrescentar que quando tiverem tempo leiam o tópico todo do fórum motorguia até ao fim, é que há mais anedotas do @sem2006, como esta, quando questionado quantos casos conhecia de baterias substituídas (recordo que ele tinha o valor das substituições das baterias):
Nessa altura até eu já sabia de dois casos, e não me interessava minimamente por híbridos.Não conheço directamente nenhum. Sei apenas de um caso, indirectamente, mas num Prius de 1ª geração.
Depois ainda há mais uns disparates como a Toyota estar à espera que a Tesla construísse a Gigafactory para lançar E.V.s....
Uma vez na net para sempre na net...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
lobito
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Eu aconselhava a lerem o que Carlos Barbosa, presidente do ACP escreveu sobre o ministro do ambiente sobre as afirmações inconscientes que fez nas últimas semanas. Chamou-lhe ignorante e irresponsável de forma indireta mas muito claramente.
As "emissões" 0 que EVs como o leaf tem escrito é mentira como todos sabem e uns alguns tentam esconder. Os carros elétricos da Uber, por exemplo, carregam uma a duas vezes durante o dia. Todos sabem, ou deviam saber, que qq aumento de consumo entre as 8 da manhã e 10 da noite é à custa de centrais térmicas.
Podem perguntar diretamente a um concessionário de venda carros elétricos ou híbridos, as marcas prevêem uma durabilidade até 160.000 km pata as baterias. Ao que parece até há marcas que comunicam esta informação mas que é omitida na venda do veículo.
E sim, o custo de utilização dum carro elétrico é superior ao dum carro a GPL ou diesel principalmente se tiver de recarregar durante o dia e pagar por isso.
As "emissões" 0 que EVs como o leaf tem escrito é mentira como todos sabem e uns alguns tentam esconder. Os carros elétricos da Uber, por exemplo, carregam uma a duas vezes durante o dia. Todos sabem, ou deviam saber, que qq aumento de consumo entre as 8 da manhã e 10 da noite é à custa de centrais térmicas.
Podem perguntar diretamente a um concessionário de venda carros elétricos ou híbridos, as marcas prevêem uma durabilidade até 160.000 km pata as baterias. Ao que parece até há marcas que comunicam esta informação mas que é omitida na venda do veículo.
E sim, o custo de utilização dum carro elétrico é superior ao dum carro a GPL ou diesel principalmente se tiver de recarregar durante o dia e pagar por isso.
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
O que se faz a um carro elétrico que precise de trocar baterias fora da garantia...
-
jlmf1
- Utilizador Junior
- Mensagens: 96
- Registado: 29 mar 2016, 09:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
:-? Eu não sei, talvez já haja quem saiba ou algum histórico.
Coloca-se um motor a combustão? :-?
Colocam-se baterias novas, mas entre custo das mesmas e oficina, não sei qual será o balanço.
Coloca-se um motor a combustão? :-?
Colocam-se baterias novas, mas entre custo das mesmas e oficina, não sei qual será o balanço.
-
lobito
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 5226
- Registado: 27 out 2006, 17:03
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
- Marca do Veículo: Jaguar
- Modelo: F-PACE 30T
- Ano: 2018
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
O valor de um usado elétrico ao fim de 3, 4 anos e que ainda tenha garantia, vale cerca de 40% (normalmente menos) do mesmo carro em novo. sem garantia a desvalorização ainda é maior. Para dar um exemplo dum modelo muito popular, o Nissan Leaf com 4 anos, ainda com garantia bem vendido vale 13.000 a 14.000 €, novo uns 35.000.
A troca de todos os módulos da bateria, caso esta já não sirva, com mão-de-obra e IVA deve rondar os 9000 a 10.000€, por isso se tiver mais de 100.000 km e sem garantia a desvalorização é maior. Mas também devo dizer que pode não ser preciso trocar os módulos todos. De qualquer forma é fácil concluir que para uma utilização de 5 anos a fazer 20.000 km/ano e contando com todos estes fatore e mesmo com os incentivos do estado que vão acabar rapidamente (países como Holanda terminaram a 1 de janeiro deste ano simplesmente porque não há nenhum estado europeu que sobreviva sem ISV), economicamente não é de todo a melhor solução. Em relação aos híbridos tenho uma opinião diferente, primeiro porque acho que as baterias podem mais dado que a sua utilização não é tão intensiva e depois porque a desvalorização não é tão acentuada, mesmo nos híbridos Plug-in.
A troca de todos os módulos da bateria, caso esta já não sirva, com mão-de-obra e IVA deve rondar os 9000 a 10.000€, por isso se tiver mais de 100.000 km e sem garantia a desvalorização é maior. Mas também devo dizer que pode não ser preciso trocar os módulos todos. De qualquer forma é fácil concluir que para uma utilização de 5 anos a fazer 20.000 km/ano e contando com todos estes fatore e mesmo com os incentivos do estado que vão acabar rapidamente (países como Holanda terminaram a 1 de janeiro deste ano simplesmente porque não há nenhum estado europeu que sobreviva sem ISV), economicamente não é de todo a melhor solução. Em relação aos híbridos tenho uma opinião diferente, primeiro porque acho que as baterias podem mais dado que a sua utilização não é tão intensiva e depois porque a desvalorização não é tão acentuada, mesmo nos híbridos Plug-in.
-
jlmf1
- Utilizador Junior
- Mensagens: 96
- Registado: 29 mar 2016, 09:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
E eu continuo a pensar, sem fundamento técnico mas com a minha experiencia de utilização intensiva de grandes baterias com a mesma tecnologia mas com outros fins, que a carga rápida vai encurtar a vida útil e numero de total de ciclos de carga mesmo que como estão a fazer, equipem o sistema com arrefecimento forçado.
Tive vários packs de 18650 Samsung, mais de 500 € cada, em locais diferentes. Carregadores e sistema programados para carga máxima de 80% e descarga limitada a 20%.
Num local eram carregados durante o dia sempre com alta intensidade e aqueciam. Noutro local durante a noite na calma a aproveitar as 10 horas de tarifa de vazio. Concluímos que as primeiras funcionavam aceitavelmente menos 1/3 do tempo das segundas, traduzido em numero de ciclos de carga.
Tive vários packs de 18650 Samsung, mais de 500 € cada, em locais diferentes. Carregadores e sistema programados para carga máxima de 80% e descarga limitada a 20%.
Num local eram carregados durante o dia sempre com alta intensidade e aqueciam. Noutro local durante a noite na calma a aproveitar as 10 horas de tarifa de vazio. Concluímos que as primeiras funcionavam aceitavelmente menos 1/3 do tempo das segundas, traduzido em numero de ciclos de carga.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Sei que se calhar estou a dar demasiada importância a quem não a merece, mas como gosto de tudo esclarecido, aproveitei ir meter GPL(a bomba é próxima) e regressei ao concessionário.
Este concessionário tem mais de 20 anos e tem um edifício dedicado à Renault/Dácia e outro ao lado dedicado à Nissan/Hyundai.
Dirigi-me à secção de peças e perguntei o preço da bateria para um Nissan Leaf (cuja matrícula vi num anúncio na internet) de 2014, 24 kWh.
O rapaz da secção de peças disse-me que não vendiam baterias inteiras, só módulos, mas que não se lembrava de vender nenhum.
De qualquer forma viu no computador que existiam 12 módulos A e 36 módulos B, custando cada um 339,00€ + IVA.
Como umas contas rápidas me davam um total de 20014,56€ (+ mão de obra) percebi que algo não estava certo e que se calhar era melhor perguntar na receção da oficina, o que fiz.
Cheguei lá, expliquei a situação, e disseram-me que a bateria era substituída por inteiro e que me podiam dar um valor muito aproximado, mas não exato, porque não eram eles que faziam esses serviços e a mão de obra podia variar. Os carros eram enviados para um concessionário em Lisboa e este é que substituía a bateria.
O valor que me foi dado foi de 8185€ (com IVA e mão de obra incluídas).
O valor está acima dos 7000€ habitualmente referidos, não sei se terá que ver com isto: https://www.youtube.com/watch?v=iz2gSKl1oLg
Este concessionário tem mais de 20 anos e tem um edifício dedicado à Renault/Dácia e outro ao lado dedicado à Nissan/Hyundai.
Dirigi-me à secção de peças e perguntei o preço da bateria para um Nissan Leaf (cuja matrícula vi num anúncio na internet) de 2014, 24 kWh.
O rapaz da secção de peças disse-me que não vendiam baterias inteiras, só módulos, mas que não se lembrava de vender nenhum.
De qualquer forma viu no computador que existiam 12 módulos A e 36 módulos B, custando cada um 339,00€ + IVA.
Como umas contas rápidas me davam um total de 20014,56€ (+ mão de obra) percebi que algo não estava certo e que se calhar era melhor perguntar na receção da oficina, o que fiz.
Cheguei lá, expliquei a situação, e disseram-me que a bateria era substituída por inteiro e que me podiam dar um valor muito aproximado, mas não exato, porque não eram eles que faziam esses serviços e a mão de obra podia variar. Os carros eram enviados para um concessionário em Lisboa e este é que substituía a bateria.
O valor que me foi dado foi de 8185€ (com IVA e mão de obra incluídas).
O valor está acima dos 7000€ habitualmente referidos, não sei se terá que ver com isto: https://www.youtube.com/watch?v=iz2gSKl1oLg
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Acho estranho esse valor, pois andei a ver uma Peugeot 508SW RXH (Hybrid 4) e questionei o concessionário sobre o valor da bateria em caso de substituição.
A mesma conversa, ainda não tinham substituído nenhuma, mas que iriam ver.
Resposta, por volta dos 10mil €.
Desisti...
A mesma conversa, ainda não tinham substituído nenhuma, mas que iriam ver.
Resposta, por volta dos 10mil €.
Desisti...
-
sem2006
- Utilizador
- Mensagens: 239
- Registado: 08 ago 2015, 13:12
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Prius 2G
- Ano: 2008
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Então afinal o concessionário que já tinha trocado n baterias a Leafs, afinal nunca trocou nenhuma =)) =))
Só por aqui se vê como o diz que disse é muito bonito só para fazer ver =))
Por aqui me fico, porque já me ri tanto com tanta bacorada que por aqui vai =)) =))
Só por aqui se vê como o diz que disse é muito bonito só para fazer ver =))
Por aqui me fico, porque já me ri tanto com tanta bacorada que por aqui vai =)) =))
-
jlmf1
- Utilizador Junior
- Mensagens: 96
- Registado: 29 mar 2016, 09:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
É pá você como ser humano deve ser do pior, pelo menos conflituoso é demais, tipo daquelas pessoas que é melhor não ter por perto, por isso veja se pelo menos se respeita a si próprio e cumpre a sua palavra, não acrescente mais nada e fique-se por aqui, aliás, vá para longe.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Vou explicar-lhe muito, mas muito d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o, como quando o seu Leaf começa a andar à tartaruga: sai de Lisboa às 17H00, chega a Coimbra às 20H00 (mas só demora 2 horas, é preciso saber fazer contas de sumir)...na Serra dos Candeeiros vai a 90Km/h reais (não vá a bateria explodir). De diligência era capaz de ser mais rápido.
Tenho piadas suas muito boas, cada vez que vier aqui gozar o prato acaba gozado.
O concessionário aceita o carro e o carro é enviado para Lisboa (sabe que é isso que acontece à maioria dos E.V.s, fora das grandes cidades não sabe).
E isso já aconteceu, o rapaz da secção de peças é que não sabia, como é lógico.
@pcta, aqui há uns anos o preço da bateria do Leaf era de cerca 16000€ para a Nissan. Quando a barraca da 1ªgeração de baterias da Nissan rebentou nos Estados Unidos(no Arizona não duraram 60000Km), a Nissan foi posta em tribunal (por cá estava tudo bem, afinal a Nissan levou vários anos em que o número de baterias substituídas até à data era sempre o mesmo:3, devia ser por ser "a conta que Deus fez").
Então foi obrigada a apresentar um programa voluntário de substituição de baterias fora da garantia, abaixo do preço de custo.
Esse programa é o tal dos 5500€ + IVA.
Portanto é natural que este novo preço (maior, afinal como o custo das células só pode baixar eles aumentam o preço do pack) ainda seja abaixo do custo.
Depois obviamente que a Nissan tem um poder de negociação nas baterias muito superior à Peugeot.
Tenho piadas suas muito boas, cada vez que vier aqui gozar o prato acaba gozado.
O concessionário aceita o carro e o carro é enviado para Lisboa (sabe que é isso que acontece à maioria dos E.V.s, fora das grandes cidades não sabe).
E isso já aconteceu, o rapaz da secção de peças é que não sabia, como é lógico.
@pcta, aqui há uns anos o preço da bateria do Leaf era de cerca 16000€ para a Nissan. Quando a barraca da 1ªgeração de baterias da Nissan rebentou nos Estados Unidos(no Arizona não duraram 60000Km), a Nissan foi posta em tribunal (por cá estava tudo bem, afinal a Nissan levou vários anos em que o número de baterias substituídas até à data era sempre o mesmo:3, devia ser por ser "a conta que Deus fez").
Então foi obrigada a apresentar um programa voluntário de substituição de baterias fora da garantia, abaixo do preço de custo.
Esse programa é o tal dos 5500€ + IVA.
Portanto é natural que este novo preço (maior, afinal como o custo das células só pode baixar eles aumentam o preço do pack) ainda seja abaixo do custo.
Depois obviamente que a Nissan tem um poder de negociação nas baterias muito superior à Peugeot.
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Recordo que neste momento o Leaf tem baterias de 40kw se não estou em erro. Falo do Leaf porque é o único carro elétrico aceitável para o utilizador normal, com algumas posses...
Se se massificar o uso das baterias de lítio (espero que não), presumo que o seu preço vá subir, ao contrário das leis de mercado...
Entretanto, parece que dentro de 2 ou 3 anos, correndo tudo bem, poderão aparecer baterias de flúor, mais batatas, mais duráveis, menos nocivas ao ambiente e garantindo autonomia edêntica aos combustíveis líquidos, aí sim, o panorama muda...
Até lá, cada um escolhe o que mais pode dentro da política do país.
Se se massificar o uso das baterias de lítio (espero que não), presumo que o seu preço vá subir, ao contrário das leis de mercado...
Entretanto, parece que dentro de 2 ou 3 anos, correndo tudo bem, poderão aparecer baterias de flúor, mais batatas, mais duráveis, menos nocivas ao ambiente e garantindo autonomia edêntica aos combustíveis líquidos, aí sim, o panorama muda...
Até lá, cada um escolhe o que mais pode dentro da política do país.