Diferença do GPL entre marcas
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Diferença do GPL entre marcas
Gostava de saber pela experiência de cada um qual a melhor marca de GPL.
Habitualmente o meu carro faz 350 kms com um depósito de Galp. Mas a unica vez que meti no jumbo fez apenas 300 kms. No entanto o gás estava lá dentro mas não saiu todo. Pois ao reabastecer na Galp levou menos 5 litros...
Tambem noto diferenças com outras marcas, mas menos significativas...
Habitualmente o meu carro faz 350 kms com um depósito de Galp. Mas a unica vez que meti no jumbo fez apenas 300 kms. No entanto o gás estava lá dentro mas não saiu todo. Pois ao reabastecer na Galp levou menos 5 litros...
Tambem noto diferenças com outras marcas, mas menos significativas...
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Há já um tópico acerca do assunto, basicamente o meu caso é como o teu, low cost é pra esquecer que anda menos e tem menos força, uso 90% das vezes Repsol
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Existe alguns tópicos que falam da qualidade do GPL. No entanto, existe aqui muitos tópicos com informação desactualizada.... começamos a ler e depois verificamos que são questões e respostas com mais de 5 anos.
Há uns anos atrás, pelo que parece, só a Repsol usava GPL com mistura. Todos os outros usavam Propano puro.
Será que continua a ser assim?
Será que actualmente o GPL Repsol continua a ser o melhor?
Por estranho que pareça, o meu instalador usou Repsol pela primeira no meu carro... e até tenho um posto Repsol com bom preço no meu percurso diário, mas curiosamente parece que o carro funciona melhor com GALP.
Na verdade, ainda não consegui perceber a diferença entre Cepsa, BP, Repsol e Jumbo.
Gostava de saber as percentagens da mistura de cada marca actualmente....
Também gostava de saber opiniões baseada na experiência de cada um...
Há uns anos atrás, pelo que parece, só a Repsol usava GPL com mistura. Todos os outros usavam Propano puro.
Será que continua a ser assim?
Será que actualmente o GPL Repsol continua a ser o melhor?
Por estranho que pareça, o meu instalador usou Repsol pela primeira no meu carro... e até tenho um posto Repsol com bom preço no meu percurso diário, mas curiosamente parece que o carro funciona melhor com GALP.
Na verdade, ainda não consegui perceber a diferença entre Cepsa, BP, Repsol e Jumbo.
Gostava de saber as percentagens da mistura de cada marca actualmente....
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Re: Diferença do GPL entre marcas
também eu gostava. quando souberes avisa. É que nem no "antigamente" as marcas responderam a essa pergunta (excepto a repsol).APHenriques Escreveu:Existe alguns tópicos que falam da qualidade do GPL. No entanto, existe aqui muitos tópicos com informação desactualizada.... começamos a ler e depois verificamos que são questões e respostas com mais de 5 anos.
Há uns anos atrás, pelo que parece, só a Repsol usava GPL com mistura. Todos os outros usavam Propano puro.
Será que continua a ser assim?
Será que actualmente o GPL Repsol continua a ser o melhor?
Por estranho que pareça, o meu instalador usou Repsol pela primeira no meu carro... e até tenho um posto Repsol com bom preço no meu percurso diário, mas curiosamente parece que o carro funciona melhor com GALP.
Na verdade, ainda não consegui perceber a diferença entre Cepsa, BP, Repsol e Jumbo.
Gostava de saber as percentagens da mistura de cada marca actualmente....
Também gostava de saber opiniões baseada na experiência de cada um...
Re: Diferença do GPL entre marcas
A diferença está no camião cisterna
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Boas.
É pena andarmos sempre com esta dúvida relativas às misturas Propano/Butano. Qual será a razão pela qual não divulgam essas percentagens.
Penso que ficaríamos todos a ganhar com a divulgação dessas misturas porque dessa forma teriamos mais certeza da influência que tem nas médias aferidas por nós.
Ponho quase sempre Repsol e tenho modos de condução muito semelhantes entre depósitos mas mesmo assim, tenho valores muitas vezes com diferenças de 1 litros por cada 100km.
Cumps.
É pena andarmos sempre com esta dúvida relativas às misturas Propano/Butano. Qual será a razão pela qual não divulgam essas percentagens.
Penso que ficaríamos todos a ganhar com a divulgação dessas misturas porque dessa forma teriamos mais certeza da influência que tem nas médias aferidas por nós.
Ponho quase sempre Repsol e tenho modos de condução muito semelhantes entre depósitos mas mesmo assim, tenho valores muitas vezes com diferenças de 1 litros por cada 100km.
Cumps.
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Re: Diferença do GPL entre marcas
porque a lei não o obriga.CARLOSCRAVEIRA Escreveu:Boas.
É pena andarmos sempre com esta dúvida relativas às misturas Propano/Butano. Qual será a razão pela qual não divulgam essas percentagens.
Penso que ficaríamos todos a ganhar com a divulgação dessas misturas porque dessa forma teriamos mais certeza da influência que tem nas médias aferidas por nós.
Ponho quase sempre Repsol e tenho modos de condução muito semelhantes entre depósitos mas mesmo assim, tenho valores muitas vezes com diferenças de 1 litros por cada 100km.
Cumps.
foi uma das coisas que eu queria ver na nova lei GPL que não está lá.
outra era a possibilidade de instalar GPL em todos os veículos motorizados (motas/barcos/etc)
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Re: Diferença do GPL entre marcas
No verão de 2000 foi dar uma voltinha pela Europa e num posto de abasteciemnto na Alemanha deparei-me com este caraz:
http://i58.servimg.com/u/f58/13/25/43/15/dsc61910.jpg
Constata-se que, e para quem não entende alemão, neste posto a mistura servida ao cliente era:
- 40% Propano e 60% de Butano no verão;
- 60% Propano e 40% de Butano no inverno.
Isto pode, caso eventualmente se processe em Portugal da mesma forma, justificar as diferentes médias de consumo nos carros quer de verão quer de inverno...
http://i58.servimg.com/u/f58/13/25/43/15/dsc61910.jpg
Constata-se que, e para quem não entende alemão, neste posto a mistura servida ao cliente era:
- 40% Propano e 60% de Butano no verão;
- 60% Propano e 40% de Butano no inverno.
Isto pode, caso eventualmente se processe em Portugal da mesma forma, justificar as diferentes médias de consumo nos carros quer de verão quer de inverno...
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Re: Diferença do GPL entre marcas
A resposta é simples.
Continua a haver só dois sítios de onde vem o GPL, de Sines e do norte que agora não me lembro...
Segundo a ultima conversa registada aqui no forum, o gpl da repsol vinha de espanha...
por isso é que é diferente.
porque em espanha a legislação é diferente da tuga. e da mesma maneira que a GALP não faz GPL auto, para não ter duas linhas diferentes, em espanha não fazia sentido alterar para 100% propano só para os postos da repsol em portugal.
Ok... isto é conversa de cór, de à tempos atrasados.
Admito que haja alguma novidade, e até que algum dos membros da ANIC que por cá andam tenham mais info..
mas esta, era a info que havia na altura...
Continua a haver só dois sítios de onde vem o GPL, de Sines e do norte que agora não me lembro...
Segundo a ultima conversa registada aqui no forum, o gpl da repsol vinha de espanha...
por isso é que é diferente.
porque em espanha a legislação é diferente da tuga. e da mesma maneira que a GALP não faz GPL auto, para não ter duas linhas diferentes, em espanha não fazia sentido alterar para 100% propano só para os postos da repsol em portugal.
Ok... isto é conversa de cór, de à tempos atrasados.
Admito que haja alguma novidade, e até que algum dos membros da ANIC que por cá andam tenham mais info..
mas esta, era a info que havia na altura...
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Entretanto, ainda hoje verifiquei que ao atestar o deposito com GALP, consigo usar quase todo o gás. Hoje atestei o depósito de 46 litros com 44 litros.PauloAns Escreveu:A resposta é simples.
Continua a haver só dois sítios de onde vem o GPL, de Sines e do norte que agora não me lembro...
Segundo a ultima conversa registada aqui no forum, o gpl da repsol vinha de espanha...
por isso é que é diferente.
porque em espanha a legislação é diferente da tuga. e da mesma maneira que a GALP não faz GPL auto, para não ter duas linhas diferentes, em espanha não fazia sentido alterar para 100% propano só para os postos da repsol em portugal.
Ok... isto é conversa de cór, de à tempos atrasados.
Admito que haja alguma novidade, e até que algum dos membros da ANIC que por cá andam tenham mais info..
mas esta, era a info que havia na altura...
O que prova que de facto o GPL GALP deverá ser 100% Propano. Pois se tivesse Butado provavelmente ficaria um resto congelado no deposito.
Quem usa botijas de gás de butano no exterior sabe que no inverno nao se consegue consumir a botija até ao fim...
Já tinha verificado que com GPL Repsol nunca consigo abastecer mais de 38/39 litros. Ou seja, 20% do gás nunca sai... Depois de dois depósitos com GALP, volto a abastecer 44 litros...
Tudo isto bate certo com o que se diz da Repsol ser diferente... mas pelo que me parece o GPL do Jumbo é igual.
Recordei entretanto que noutro forum, à tempos atrás, alguém que se dizia informado, afirmou que os combustíveis do Intermarche e do Jumbo eram fornecidos pela Repsol. Na época era uma questão de qualidade dos combustíveis Gasoleo e Gasolina... essa questão está ultrapassada. O melhor é o mais barato. Mas no GPL a mistura pode ser diferente entre marcas porque a lei permite.
Mas o mais importante nem é a quantidade que se consegue abastecer, mas sim o consumo efectivo. Ainda não consegui perceber se existe diferença no consumo. Será que mais butano na mistura significa menor consumo?
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Adquiri um carro a GPL e fiquei com algumas dúvidas sobre as diferenças entre os combustíveis após alguns abastecimentos. Até à data abasteci em 3 marcas diferentes: Prio, Galp e Repsol. Tanto na Prio como na Repsol não tive problema nenhum quer no abastecimento quer na circulação a GPL. Já no caso da Galp foi mais estranho:
Primeiro a bomba parou o abastecimento ao fim de cerca de 8l. Tirei a pistola e voltei a colocá-la e abasteceu mais cerca de 20l( entretanto já li no forum que não devia forçar, mas na altura ainda não sabia); Depois ao andar com o carro, muitas vezes não conseguia fazer a mudança para GPL e voltava sempre para a gasolina. Quando arrancava sem puxar muito pelo acelerador e conseguia que mudasse para GPL, sentia claramente que o carro tinha menos força e que se "engasgava" ao usar a caixa de velocidades.
Como ainda sou novo nesta questão do GPL, venho aqui perguntar aos mais entendidos se me conseguem dar alguns esclarecimentos. A que se deve o abastecimento ter parado a meio (falta de pressão da bomba, incompatibilidade da pistola com o sistema GPL ou outro motivo)? Relativamente ao carro "engasgar-se" terá que ver com a mistura do GPL usada pela GALP? Ou outro motivo?
Não devo voltar a abastecer no posto da GALP porque o carro não se deu muito bem, mas gostava de perceber quais os motivos que levam a estes comportamentos estranhos e se podem danificar de alguma forma o carro. Vale a pena fazer uma reclamação no posto relativamente à qualidade do combustível / pistola, ou é comum existirem estas "incompatibilidades" e não se consegue nada com as reclamações?
Primeiro a bomba parou o abastecimento ao fim de cerca de 8l. Tirei a pistola e voltei a colocá-la e abasteceu mais cerca de 20l( entretanto já li no forum que não devia forçar, mas na altura ainda não sabia); Depois ao andar com o carro, muitas vezes não conseguia fazer a mudança para GPL e voltava sempre para a gasolina. Quando arrancava sem puxar muito pelo acelerador e conseguia que mudasse para GPL, sentia claramente que o carro tinha menos força e que se "engasgava" ao usar a caixa de velocidades.
Como ainda sou novo nesta questão do GPL, venho aqui perguntar aos mais entendidos se me conseguem dar alguns esclarecimentos. A que se deve o abastecimento ter parado a meio (falta de pressão da bomba, incompatibilidade da pistola com o sistema GPL ou outro motivo)? Relativamente ao carro "engasgar-se" terá que ver com a mistura do GPL usada pela GALP? Ou outro motivo?
Não devo voltar a abastecer no posto da GALP porque o carro não se deu muito bem, mas gostava de perceber quais os motivos que levam a estes comportamentos estranhos e se podem danificar de alguma forma o carro. Vale a pena fazer uma reclamação no posto relativamente à qualidade do combustível / pistola, ou é comum existirem estas "incompatibilidades" e não se consegue nada com as reclamações?
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Re: Diferença do GPL entre marcas
Os engasgos até se podem dever a afinação deficiente do carro, e nada ter a ver com o GPL... Sobre a pistola, única compatibilidade necessária é com o bocal do carro, nada mais.
Acho que apresentar qualquer reclamação será precipitado...
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Acho que apresentar qualquer reclamação será precipitado...
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