DB Opel Zafira 1.4T MY18

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lobito
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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por lobito » 04 set 2018, 14:21

rafsantos Escreveu:
29 ago 2018, 20:57
rdd48856 Escreveu:
29 ago 2018, 17:00
A densidade do propano baixa muito com a temperatura, assim 1 litro de GPL corresponde a menor quantidade no verão do que no inverno.
Como no verão o GPL é mais barato que no inverno o consumo em € é praticamente sempre o mesmo.
É mais ou menos isso. No mercado as distribuidoras pagam o peso não os litros e esse é sempre igual em relação à energia que contém, já os litros depedem da densidade e esta depende da temperatura.
Até na capacidade do depósito (e autonomia) se nota, pelo menos eu sempre consegui abastecer mais litros de inverno do que de verão e fazer mais km com os mesmos litros de inverno.

vveggetta
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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por vveggetta » 31 jan 2019, 01:41

Viva! Ando à procura de um 7-lugares para levar uma criança de 2 anos e 2 recém nascidos na segunda fila, e um amigo falou-me deste flexfuel. Não tenho nenhuma experiência com carros a gás, pelo que estou um pouco apreensivo.
A tua zafira Continua a portar-se bem?
E em termos de espaço, que tal?
Cumprimentos

alvesjc
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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por alvesjc » 01 mar 2019, 11:49

Viva!

Peço desculpa não ter respondido logo, n recebi notificação da atividade no post, ou se recebi foi para o SPAM.

Vinha mesmo fazer um update e aproveito respondo às tuas perguntas.

Fui precisamente hoje busca-la da 1ª troca de oleo, o indicador de qualidade do oleo chegou aos 0%. Fez 15500km até pedir troca de oleo. Fiquei muito satisfeito com este pormenor, e isto só reforça que mais que 15000km com o mesmo oleo é estragar carros. Eu estava a acompanhar a evolução da degradação da qualidade do oleo, e se visse que ia para muito mais mudava à mesma. Mas este sistema de sensor de viscosidade parece funcionar muito bem.

Tive queixas sobre o sistema sim, que reportei nesta intervenção.

O que me estava a acontecer é que em estradas nacionais em viagem, após umas 2 ou 3 puxadas de ultrapassagem, o sistema por vezes falhava ( espero que seja passado, tenho de validar se ficou ok).
O que acontecia é que ela perdia força de repente e acendia até a luz do motor a piscar. Mas depois abrandando e continuando a andar, ela prórpiia recupera e apaga a luz, nem um minuto leva a recuperar se calhar.

Isto só acontece mesmo qd se puxa quase ao limite e repetidamente, ou seja, em transições fortes de regime, como é o caso das ultrapassagems.

Digo que é transições pq para testar até onde ela ia, já fiz a AE a fundo durante mais de 60km e nunca falhou. As transições bruscas de rotação é que me pareceu ser o problema.

Isto foi reportado agora e o carro foi ao fornecedor de gas com quem a OPEL trabalha aqui em LX. O que foi dito é que não verificaram nenhum problema, mas tomaram medidas conhecidas para este tipo de problemas. Eu ainda falei das diferênças do nosso GPL para o resto da europa, o mais porvavel é ser algo sobre isso. Não sei como isto está, mas como não noto diferênças nas médias, diriam que continuamos a consumir só propano...

Outra coisa que me queixei foi do barulho do motor a trabalhar a GPL, achei que havia um barulho tipo quase batida de valvulas, e antes de perceber que isto estava relacionado com o GPL andei até assustado com medo que fosse algo mais grave no motor.

Concluí que é o barulho quando está a GPL, julgo que seja dos injetores, mas como sempre o achei demasiado pronunciado referi esta questão. Isso está na mesma, portanto julgo que seja mesmo assim. Sempre ouvi dizer que estes sistemas GPL fazem mais barulho.

De resto, é meter gas e andar. :D

Quanto ao carro em si, estou super satisfeito, espaço não falta e já andei com 4 miudos atrás, todos com bancos de protecção. Colocar 3 cadeiras na 2ª fila de bancos pode ficar apertado, o lugar do meio não é do mesmo tamanho dos outros, mas sendo 2 cadeiras e um banco elevatório ao meio, ou tudo bancos elevatórios é tranquilo.

Os miudos vão muito à vontade, mesmo que seja necessário levantar algum banco da 3ª fila. Os bancos da 2ª fila deslizam para a frente e para trás, o que dá para encontrar o espaço ideal para toda a gente.

Levantando os bancos todos, o espaço da bagageira reduz muito, mas creio que se consiga lá colocar uma carrinho de bebé dos mais simples. mas isso existem boas reviews no youtube feitas pelos ingleses.

Andando com os bancos para baixo, tem-se uma bagaeira gigante que tanto jeito dá. É de facto uma grande carro familiar.

A má noticia, é que se é para comprar novo, a Zafira também já perdeu o motor GPL. Agora vem equipada com o 1.6 Turbo de 170cv, que não tem GPL.

Julgo que este motor deverá aparecer mais tarde em GNC, tal como existe lá fora, mas para já nada...

A solução poderá passar por alterar o carro que compres, mas acho que são motores de injeção direta.... e isso eu n faria... já sofri muito à conta disso... :(

É uma questão de validares.

Infelizmente, acho que n existe mais nenhuma solução de um familiar a GPL, que tanto jeito dá....

A minha media é cerca de 36 a 38€ por cada 600km, isto dá um jeitão!!!

Abraço

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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por alvesjc » 01 mar 2019, 11:49

Epa, ca granda testamento... não adormeçam!! LOL

vveggetta
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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por vveggetta » 01 mar 2019, 12:31

Obrigado pelo feedback! Eu realmente fui a um concessionário onde me disseram que já não vendiam o flexfuel, portanto tive de desistir da ideia... (queriam impingir o 1.6D de 136cv por 30 mil euros, mas por esse valor tinha outras opções)
Acabei por encomendar na semana passada um C4 grand spacetourer 1.5D por 23 mil, ainda não é desta que vou passar a GPL...
Abraço e continuação de bom proveito do teu flexfuel!

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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por Tmoliveira » 28 nov 2021, 15:21

Olá a todos!

Sou novo nestas andanças do GPL e gostaria de saber a vossa opinião.
Tenho em vista a aquisição (em 2.ª mão) de uma opel Zafira 1.4 a GPL de origem, idêntica àquela aqui reportada.

Gostaria de saber se recomendariam esta viatura e se têm conhecimento de algum problema que se tenha manifestado em particular nesta versão.
Sugestões para o test-drive, em termos de manobras/acelerações a testar em modo GPL, também são bem-vindas!

Desde já obrigado pela vossa disponibilidade!

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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por alvesjc » 29 nov 2021, 16:31

Boa tarde Tiago,

Sobre o testar, para o sistema GPL sempre que notei pequenas falhas de ignição foi em situações de carga para o motor, e era nestas situações que ela agora estava a falhar imenso até lhe trocar as velas conforme lhe indiquei no mail.

Portanto uma forma de testar é mesmo essa, colocar o carro numa subida tipo as 2k rpm e acelerar para a subida. Se o sistema de injeção estiver menos bem a probabilidade de ela falhar é elevada. Vai sentir soluços/solavancos.

Isto é uma coisa que ficou mesmo depois da intervenção ainda na primeira revisão em que o sistema de GPL foi verificado, ou seja em situações mt esporádicas, e com muito agravamento pelas altas temperaturas (Verão), existir pequenas falhas de ignição em situações de carga no motor.

Cpmts

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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por alvesjc » 29 nov 2021, 16:54

Bom, aproveitando que entrei no forum novamente, vai um update! :)

O carro está agora com 68k km, estes feitos de forma quase 100% pacifica, mas qd n foi, nunca foi nada de grave.

O problema resume-se a falhas temporarias no sistema, que aconteceu mt poucas vezes (ao todo tvz ums 4 ou 5 vezes desde que foi intervencionado no inicio), e acontecem sempre debaixo de temperaturas elevadas quando ando pelas nacionais.
Isto leva a uns segundos sem resposta no acelerador com uma erro de ESC no display e luz do motor acesa. pouco depois, desaparece e volta tudo ao normal.
Isto preocupou-me um pouco(em termos de possivel avaria) até ao dia em que saí do país com o carro no verão.
Saí com o carro abastecido em LX chegando a Merida quase sem nada. Daí para a frente andei por espanha, França, Itália, Suiça, Alemanha durante mes e meio debaixo de calor fortíssimo em muitos dias, e nunca tive qq falha no sistema, nem mesmo as pequenas falhas de ignição (soluços) durante este periodo. O problema foi só mesmo conseguir abastecer o carro em Itália com o calor, quase sempre as bombas falhavam e tinha de desistir.

Assim que voltei a entrar em PT, pouco tempo depois voltei a sentir esporadicamente as pequenas falhas de ignição.
Portanto isto levou-me a concluir que o problema é mesmo o nosso GPL.

Agora, muito recentemente, tipo 1 mes para trás, começar a falhar imenso ao ponto de praticamente não aceitar acelerador.
Telefonei para a Opel a perguntar se o carro levava velas novas aos 60k ao que me confirmaram que sim.

Como ele ainda não estava a pedir a troca de oleo, acabei eu por lhe trocar as velas e pronto, desde então voltou tudo ao normal. Coloquei-lhe umas velas da Bosch para GPL mesmo que são recomendadas na Auto-Doc/Norauto qd se pesquisa pelo carro.

Pelo que sei o carro tem de trocar também o filtro de GPL agora, mas qd lá for vou falar com a pessoa a ver se existe alguma coisa que possa ainda ser feita para melhorar as falhas de ignição.

De resto, é abastecer e andar.

O custo de manutenção é baixo (aprox 200€ por oleo e filtro na marca) e já teve de levar também pastilhas de travão a frente, mais nada.

Portanto é claramente carro para manter, so pensarei em troca-lo qd for para saltar para eletrico se alguma vez valer a pena porque carregar um carro na via publica é um roubo. O GPL é claramente muito compensador ainda, embora esteja quase a 1€.

Abc

Renault19
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Re: DB Opel Zafira 1.4T MY18

Mensagem por Renault19 » 04 jan 2022, 13:54

Tmoliveira Escreveu:
28 nov 2021, 15:21
Olá a todos!

Sou novo nestas andanças do GPL e gostaria de saber a vossa opinião.
Tenho em vista a aquisição (em 2.ª mão) de uma opel Zafira 1.4 a GPL de origem, idêntica àquela aqui reportada.

Gostaria de saber se recomendariam esta viatura e se têm conhecimento de algum problema que se tenha manifestado em particular nesta versão.
Sugestões para o test-drive, em termos de manobras/acelerações a testar em modo GPL, também são bem-vindas!

Desde já obrigado pela vossa disponibilidade!
Então e sempre comprou a Zafira?
Qual é a impressão? E os consumos?

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