Mensagem
por alvesjc » 01 mar 2019, 11:49
Viva!
Peço desculpa não ter respondido logo, n recebi notificação da atividade no post, ou se recebi foi para o SPAM.
Vinha mesmo fazer um update e aproveito respondo às tuas perguntas.
Fui precisamente hoje busca-la da 1ª troca de oleo, o indicador de qualidade do oleo chegou aos 0%. Fez 15500km até pedir troca de oleo. Fiquei muito satisfeito com este pormenor, e isto só reforça que mais que 15000km com o mesmo oleo é estragar carros. Eu estava a acompanhar a evolução da degradação da qualidade do oleo, e se visse que ia para muito mais mudava à mesma. Mas este sistema de sensor de viscosidade parece funcionar muito bem.
Tive queixas sobre o sistema sim, que reportei nesta intervenção.
O que me estava a acontecer é que em estradas nacionais em viagem, após umas 2 ou 3 puxadas de ultrapassagem, o sistema por vezes falhava ( espero que seja passado, tenho de validar se ficou ok).
O que acontecia é que ela perdia força de repente e acendia até a luz do motor a piscar. Mas depois abrandando e continuando a andar, ela prórpiia recupera e apaga a luz, nem um minuto leva a recuperar se calhar.
Isto só acontece mesmo qd se puxa quase ao limite e repetidamente, ou seja, em transições fortes de regime, como é o caso das ultrapassagems.
Digo que é transições pq para testar até onde ela ia, já fiz a AE a fundo durante mais de 60km e nunca falhou. As transições bruscas de rotação é que me pareceu ser o problema.
Isto foi reportado agora e o carro foi ao fornecedor de gas com quem a OPEL trabalha aqui em LX. O que foi dito é que não verificaram nenhum problema, mas tomaram medidas conhecidas para este tipo de problemas. Eu ainda falei das diferênças do nosso GPL para o resto da europa, o mais porvavel é ser algo sobre isso. Não sei como isto está, mas como não noto diferênças nas médias, diriam que continuamos a consumir só propano...
Outra coisa que me queixei foi do barulho do motor a trabalhar a GPL, achei que havia um barulho tipo quase batida de valvulas, e antes de perceber que isto estava relacionado com o GPL andei até assustado com medo que fosse algo mais grave no motor.
Concluí que é o barulho quando está a GPL, julgo que seja dos injetores, mas como sempre o achei demasiado pronunciado referi esta questão. Isso está na mesma, portanto julgo que seja mesmo assim. Sempre ouvi dizer que estes sistemas GPL fazem mais barulho.
De resto, é meter gas e andar. :D
Quanto ao carro em si, estou super satisfeito, espaço não falta e já andei com 4 miudos atrás, todos com bancos de protecção. Colocar 3 cadeiras na 2ª fila de bancos pode ficar apertado, o lugar do meio não é do mesmo tamanho dos outros, mas sendo 2 cadeiras e um banco elevatório ao meio, ou tudo bancos elevatórios é tranquilo.
Os miudos vão muito à vontade, mesmo que seja necessário levantar algum banco da 3ª fila. Os bancos da 2ª fila deslizam para a frente e para trás, o que dá para encontrar o espaço ideal para toda a gente.
Levantando os bancos todos, o espaço da bagageira reduz muito, mas creio que se consiga lá colocar uma carrinho de bebé dos mais simples. mas isso existem boas reviews no youtube feitas pelos ingleses.
Andando com os bancos para baixo, tem-se uma bagaeira gigante que tanto jeito dá. É de facto uma grande carro familiar.
A má noticia, é que se é para comprar novo, a Zafira também já perdeu o motor GPL. Agora vem equipada com o 1.6 Turbo de 170cv, que não tem GPL.
Julgo que este motor deverá aparecer mais tarde em GNC, tal como existe lá fora, mas para já nada...
A solução poderá passar por alterar o carro que compres, mas acho que são motores de injeção direta.... e isso eu n faria... já sofri muito à conta disso... :(
É uma questão de validares.
Infelizmente, acho que n existe mais nenhuma solução de um familiar a GPL, que tanto jeito dá....
A minha media é cerca de 36 a 38€ por cada 600km, isto dá um jeitão!!!
Abraço