Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

miguel-figueiredo
Cidadão Virtual
Mensagens: 2504
Registado: 07 jan 2010, 23:08
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A3 1.6 8V
Ano: 2000

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por miguel-figueiredo » 09 nov 2010, 09:44

Malta, não se zanguem :lol:
O que interessa é erradicar do mapa a porcaria da lei do autocolante e podermos estacionar onde bem nos apetecer, tal como todos os outros.
Basta passar a fronteira para as nossas leis deixarem de fazer sentido, o que mostra o absurdo da situação e não há nada a provar.
Ou os carros, os sistemas de GPL, o GPL Auto de cá e a pressão atmosférica são diferentes do resto da Europa? Só lá para os lados da Hungria é que as coisas são iguais a Portugal, devem ter um poço de ar por cima do país deles tal como nós =))

Entre isto:
http://www.pureautoparts.com/images/Ford7020308.jpg

e isto:

http://www.lloydsautogas.com/images/lpgtank.jpg

Não me lixem 8-}
A pressão do GPL nunca justificaria a resistência do plástico vs o aço forjado 8-x

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por pcta » 09 nov 2010, 09:55

Quanto à lei, acho que se deve manter como está :D
Com isto o GPL não massifica e mantem-se a preços acessiveis, se deixar de haver certas restrições ...... o preço dispara....mesmo sem ter ISV, DUVIDAM?

Quanto ao TÓ, só uso o descolante =))
No estacionamento, cumpro, não estacionando em local proibido.... :(

Quanto ao deposito, bom, de aço .... concerteza :)

Paulo.

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Erbium » 09 nov 2010, 10:02

chorao Escreveu:duvidas que nunca teve em relação à gasolina/diesel
Isso é que irrita! L-)

humbfig

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por humbfig » 09 nov 2010, 11:05

Erbium Escreveu:
chorao Escreveu:duvidas que nunca teve em relação à gasolina/diesel
Isso é que irrita! L-)
Acho que voces estão a exagerar nas dúvidas relativamente aos depósitos de gasolina/Diesel.....
Já cá andam há muito tempo, já estão mais que testados. O seu posicionamento está mais que testado. A Ford já pagou uma indemnização descomunal por colocar depósitos a servir de pára-choques no Ford Pinto.....
Quanto aos materiais de que são feitos uns e outros convem não esqueçer que o GPL é de aço, não para o tornar mais seguro que os outros combustiveis, mas porque PRECISA de ser de aço para suportar a pressão. Não foi uma escolha tomada em nome da segurança. É absolutamente óbvio que não poderia ser de outra maneira. É por isso que um jerrycan de gasolina é de plástico e uma bilha de gás é de aço. Porque não poderia ser de outra maneira!
Será que isso, só por si, o torna mais seguro? Os depósitos de um Fórmula 1 são de borracha por uma questão de segurança. Já se considerou fazer o mesmo nos aviões. Um depósito maleável tem uma probabilidade menor de romper que um rígido em caso de colisão. Um depósito metálico faz SEMPRE faíscas quando se rompe. Obviamente, o plástico ou a borracha ardem e o aço não. Mas este tipo de considerações não pode ser levada em conta quando se usa um combustivel sob pressão. Não se pode escolher, tem que ser de aço e pronto!
É uma RESTRIÇÃO, não é uma ESCOLHA ponderada levando em conta os prós (que os há!) e os contra (que tambem os há!).

Na minha opinião, não testada, por isso vale o que vale, um depósito cilindrico, dado o seu posicionamento, parece-me bastante seguro. Quanto aos tóricos (como o meu!), dado o seu posicionamento, preciso de ver testes. Muitos testes!
O único que vi foi uma kadett maleavel lançada devagarinho contra uma Astra recente. Não fiquei saciado.....

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por chorao » 09 nov 2010, 11:10

pcta Escreveu:Quanto à lei, acho que se deve manter como está :D
Com isto o GPL não massifica e mantem-se a preços acessiveis, se deixar de haver certas restrições ...... o preço dispara....mesmo sem ter ISV, DUVIDAM?

Paulo.
O preço vai disparar com ou sem lei, com ou sem GPL massificado, com ou sem ISV. DUVIDAM?
Culpem a petrogal/galp.

Erbium
Cidadão Virtual
Mensagens: 1105
Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Erbium » 09 nov 2010, 11:15

humbfig: O depósito de gasolina ou gasóleo convencional dos automóveis foi testado num embate na traseira a 100km/h?

humbfig

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por humbfig » 09 nov 2010, 11:24

Erbium Escreveu:humbfig: O depósito de gasolina ou gasóleo convencional dos automóveis foi testado num embate na traseira a 100km/h?
Obviamente!!!!!
Isso são 50 Km/h de traseira contra um muro.....
Mais que testado........
Aliás, eu até duvido que os de GPL tenham sido homologados sem testes idênticos. Eu apenas não os consigo encontrar na net......

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por chorao » 09 nov 2010, 11:53

humbfig Escreveu:
Erbium Escreveu:humbfig: O depósito de gasolina ou gasóleo convencional dos automóveis foi testado num embate na traseira a 100km/h?
Obviamente!!!!!
Isso são 50 Km/h de traseira contra um muro.....
Mais que testado........
Aliás, eu até duvido que os de GPL tenham sido homologados sem testes idênticos. Eu apenas não os consigo encontrar na net......
A net não tem tudo. os importadores dos vários kits deverão ter essas papeladas.

rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10094
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por rara » 09 nov 2010, 13:34

chorao Escreveu:
A net não tem tudo. os importadores dos vários kits deverão ter essas papeladas.
Quando vais homologar o kit no IMTT,levas as folhas de certificação dos testes feitos ao depósito...;)

mferreira
Utilizador
Mensagens: 145
Registado: 02 jan 2008, 10:16
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Renault
Modelo: 21 1.7 TSE (Vendido)
Ano: 1992

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por mferreira » 16 mar 2011, 14:15

"O PS entrega hoje uma resolução no Parlamento" :clap:

Hoje ouvi de manhã na TSF o deputado Jorge Seguro na rádio (com som: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeV ... id=1807100) a falar sobre os combustíveis e a referir-se á legislação do GPL e tambem li o artigo no Expresso:

http://aeiou.expresso.pt/ps-quer-divers ... is=f637927 :
"...A resolução do PS visa ainda a "equiparação do modelo de utilização e licenciamento de automóveis a GPL em Portugal em relação aos modelos dos restantes países da Europa, nomeadamente através da eliminação das medidas de discriminação negativa dos automóveis movidos a GPL".

Não há meio de actualizarem esta irritante lei! ~x(

MF

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por pcta » 26 mar 2011, 10:39

Pergunto.... quais deputados do PS......melhor, qual governo....... :D

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por chorao » 28 mar 2011, 08:46

pcta Escreveu:Pergunto.... quais deputados do PS......melhor, qual governo....... :D
:))

PS: vamos ver se não mordes a língua (metaforicamente) ;)

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por pcta » 29 mar 2011, 09:36

Vao ver o que vos/nos acontece quando acabar todas as medidas de restrições..... o gpl aumenta ainda mto mais....
Por mim ainda bem que existe esta lei....é discriminativa, eu sei mas à custa disso o gpl não massifica.

É pena em PT tem que se pensar assim....paa ter algum bebeficio.....

Paulo.

Fontoura
Recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: 12 mar 2011, 16:59
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.2 16V
Ano: 2003

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por Fontoura » 30 mar 2011, 21:38

Boas, eu por acaso acho que neste momento esta discriminação acaba por nos ser favorável já que ela é que faz com que mais gente não utilize GPL. Caso tudo fosse mais simples certamente massificava-se e o preço iria subir quase de certeza ao ponto de dificilmente compensar :-?

PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6166
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Deputados do PS desafiam Governo a rever lei do GPL

Mensagem por PauloAns » 30 mar 2011, 22:35

confesso que já pensei assim.
A verdade é que nos restantes países, o GPL mantém-se nos valores habituais.
Verdade que isso não quer dizer nada...
mas também é verdade, que não sendo possível ao estado ir buscar lá mais valor que não no IVA, a questão do aumento fica por conta das gasolineiras, que sim, se estão a encher à grande e à francesa.
São no entanto, talvez, a parte mais influenciável do processo, por parte dos utilizadores, convenhamos que o estado não é, e não quer saber.

Bloqueado