FAQ sobre motores de injeção direta.

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por rdd48856 » 18 abr 2012, 22:57

Já agora umas respostas a questões levantadas:
por acaso não entendo como se poupa as válvulas de escape sem umas gotas de gasolina, ou lub de vez em quando...


O motor está preparado para não ter gasolina nas válvulas de admissão, isso explica a não necessidade de lubrificação nestas.

Nas válvulas de escape, a absorção de calor produzida pela vaporização do GPL no interior da câmara de combustão, que é superior à produzida pela gasolina e é inexistente nos kits de injeção gasosa, diminui a carga térmica sobre estas, acontecendo que a temperatura dos gases de escape deverá ser inclusivamente inferior a GPL do que a gasolina. Isto diminuirá consideravelmente o problema, mesmo nos motores sensíveis. Se ainda assim for necessário o aditivo deverá ser adicionado diretamente no depósito aquando do abastecimento de GPL, sem necessidade de dispositivos doseadores.
o que ainda não percebi bem é as vantagens


Para além das já referidas este sistema permite, ao contrário dos sistemas de injeção em fase gasosa para motores de injeção direta a gasolina que consomem cerca de 10 a 20% de gasolina, o que a preços atuais não é nada desprezável, trabalhar exclusivamente a GPL.

A poupança que isto permite torna o retorno pouco superior ao da instalação de um kit de fase gasosa.

Poderíamos pensar que mais valia comprar um carro com injeção indireta a gasolina.

Nada mais errado.

Os motores de injeção direta, mesmo sem funcionarem em carga estratificada, permitem devido ao tal arrefecimento da câmara de combustão e ao maior controlo de todo o processo de combustão, utilizar taxas aparentes de compressão mais elevadas aumentando a eficiência em até 5% em relação aos motores de injeção indireta.

Mas agora vem a cereja no topo do bolo.

A utilização da estratificação da carga, possibilitando uma queima pobre na quase totalidade da câmara de combustão, com exceção da zona da vela (para facilitar a faísca) vem aproximar a eficiência destes motores da dos motores Diesel, que são também motores de queima pobre.

Prevê-se que a utilização da injeção direta e da estratificação da carga vá aumentando gradualmente nos próximos anos. Os kits tradicionais de injeção em fase gasosa não podem injetar GPL nestas condições. Isto é, durante estes ciclos o motor consumirá gasolina.

Mais. Dentro de 10 anos todo o segmento acima dos utilitários utilizará exclusivamente este tipo de motores. Os kits de injeção em fase gasosa não podem ser instalados em motores que funcionem com estratificação da carga durante uma grande parte do seu ciclo de trabalho.

O que este sistema veio trazer foi um futuro ao GPL-Auto, pois sem ele quase não se poderiam fazer conversões a médio prazo.

E pensar que há meia dúzia de anos se escreviam teses de doutoramento sobre a injeção direta de propano.

A designação correta é Liquid Propane Direct Injection e não
Liquid Petrolium Direct Injection

Qualquer motor moderno seja a gasolina ou gasóleo faz médias muito baixas desde que se ande a pisar ovos!


E para se chegar aí foi preciso muito trabalho, porque é precisamente quando o motor é menos solicitado que a sua eficiência baixa muito. É aqui que os motores de injeção direta se superiorizam. Com estes o condutor é que escolhe se quer gastar muito ou pouco.
Todos os carros com motor turbo (TSI) têm que ter um sistema destes, correto, que em média fica por 2.500EUR
Todos os motores de injeção direta (o turbo não tem nada a ver) deveriam ter um sistema destes. 2500€ é menos do que a diferença para um carro a gasóleo equivalente.

E para terminar os contras deste sistema, que não são do sistema em si mas das gasolineiras continuarem a não aditivar o GPL, apesar da sucessiva insistência da ANIC-GPL.

O GPL tem um menor poder lubrificante do que a gasolina e não tem aditivos. Assim é natural que todos os componentes que dependem da passagem do combustível para se lubrificarem tenham vidas úteis mais curtas, injetores incluídos.

Para além disso com GPL com teor de insaturados elevado(proibido por lei) poderão formar-se polímeros nos bicos dos injetores.

No caso dos sistemas de injeção indireta em fase líquida(não estes) poderiam produzir-se problemas de formação de espuma.

No verão a pressão dentro do depósito poderá dificultar o abastecimento (mas isso também acontece por vezes com os sistemas de injeção em fase gasosa).

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por pcta » 19 abr 2012, 22:06

.... atenção que a injecção directa de gasolina não tem só vantagens..... os motores são mais caros de produzir, por enquanto 5% a 10%, inicialmente tiveram problemas de poluição, NOx e fuligem (sim, fuligem em gasolina), resolvido parcialmente com novas EGRs e catalisadores próprios. A temperatura da câmara de combustão mais elevada levanta problemas técnicos dos injectores e afins.... e poderia continuar .......
No entanto têm mtas vantagens teóricas .... menos consumo, menos poluição CO2, mais torque em baixas......mas que numa utilização normal pode não se fazer sentir...
Futuros desenvolvimentos com mais avanços técnicos podem melhorar esta técnica, mas será que vem a tempo quando novas topologias de carros estão a aparecer????? Híbridos, com extensores tipo Ampera/Volt, células de combustível..... vamos ver qual se impõe, mas já vimos em muitos casos que o melhor nem sempre se massifica.

Nota final, um motor injecção indirecta (convencional) tem um trabalhar mais macio, e são ainda mais fiáveis.
Com o LPG, bom vamos ver como se comportam....uma vez que ninguém fala nas desvantagens da injecção liquida de GPL....tb as tem....

Paulo.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por rdd48856 » 19 abr 2012, 22:31

.... atenção que a injecção directa de gasolina não tem só vantagens..... os motores são mais caros de produzir, por enquanto 5% a 10%, inicialmente tiveram problemas de poluição, NOx e fuligem (sim, fuligem em gasolina), resolvido parcialmente com novas EGRs e catalisadores próprios. A temperatura da câmara de combustão mais elevada levanta problemas técnicos dos injectores e afins.... e poderia continuar .......
Qualquer motor de queima pobre, sobretudo de carga estratificada como os ciclo Diesel, emitirá mais NOx e partículas, mas desde o lançamento comercial do primeiro motor de injeção direta que este assunto está resolvido. É mais caro ter uma acumulador de NOx mas como o fator consumo é cada vez mais importante a longo prazo será esse o caminho.
uma vez que ninguém fala nas desvantagens da injecção liquida de GPL....tb as tem....
Paulo eu referi as desvantagens da injeção líquida no final.
os kits de inj indirecta são praticamente universais..para inj directa o kit é especifico para cada motorização.
Todos os kits para motores de injeção direta a gasolina são específicos.

Isto não é propriamente uma desvantagem, é uma garantia de reprodutibilidade de resultados que torna o kit mais caro, mas isso já está incluído na desvantagem do preço.
1-propulsão electrica, binario constante desde as zero rpm e altamente eficientes;
2-gerador, motor otto/diesel a trabalhar com regime constante o que pode usar misturas muito pobres......poupança de combustivel;
3-pack de baterias a servir de buffer para ajuda a arranques e acelerações, neste caso teria um pack muito pequeno pois é necessário potencia durante pouco tempo;
Se o objetivo fosse a mera utilização do motor térmico para acionar o gerador que por sua vez alimentaria o motor elétrico, o rendimento seria pior do que a simples utilização de um motor térmico. Mesmo que um motor térmico a funcionar num regime restrito de rotações possa ser optimizado, o ganho não compensa as perdas no gerador.

Não, o Ampera tem uma filosofia completamente diferente.

80% das deslocações são inferiores a 70Km, que é a autonomia do Ampera em modo elétrico, logo é possível carregar o Ampera à noite e utilizá-lo nas deslocações quotidianas em modo totalmente elétrico. Obviamente que para isto um pack de baterias muito pequeno, como o dos Toyotas, não serve. O Ampera tem um pack robusto.

Se for preciso fazer uma viagem de Lisboa para o Algarve então entre o motor térmico e não é preciso um outro carro, ou parar 4 vezes para mudar ou carregar baterias, como o anedótico Nissan Leaf promete.

Só 2 problemas...é preciso ter garagem para o carregar e a eletricidade que consumimos só parcialmente é produzida por renováveis.

Nada impede que o motor térmico do Ampera possa ser movido a GPL...

ok_computer
Cidadão Virtual
Mensagens: 5089
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por ok_computer » 20 abr 2012, 08:20

A desvantagem para além do preço, é que existem carros de injecção directa que nao têm kits disponíveis para serem instalados.. para o 1.2 tsi existe... mas para outros tsi ainda não há nada

chorao
Moderador(a)
Mensagens: 6764
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por chorao » 20 abr 2012, 08:26

Não é para continuar o off-topic mas há dois/três anos atrás queria um desses motores novos com injeção liquida de GPL

agora com casa nova, estou cada vez mais virado para um eletrico/hibrido como esses + paineis fotovoltaicos no telhado/gerador eólico... só quero que a lei mude para poder injetar o "sumo" diretamente na tomada em x de ter de vender... e claro, preço no veiculo um pouco mais baixo...

as minhas viagens são, na sua maioria, de menos de 15 kms. apenas nas férias preciso de algo robusto para carregar o caracol.

O GPL, na minha zona, está cada vez mais uma miragem... já nem falo em injeção liquida.

Conclusão: agora que finalmente a tecnologia chega a Portugal já a minha cabeça pensa noutra tecnologia...

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por pcta » 20 abr 2012, 08:45

rdd48856 Escreveu:
.... atenção que a injecção directa de gasolina não tem só vantagens..... os motores são mais caros de produzir, por enquanto 5% a 10%, inicialmente tiveram problemas de poluição, NOx e fuligem (sim, fuligem em gasolina), resolvido parcialmente com novas EGRs e catalisadores próprios. A temperatura da câmara de combustão mais elevada levanta problemas técnicos dos injectores e afins.... e poderia continuar .......
Qualquer motor de queima pobre, sobretudo de carga estratificada como os ciclo Diesel, emitirá mais NOx e partículas, mas desde o lançamento comercial do primeiro motor de injeção direta que este assunto está resolvido. É mais caro ter uma acumulador de NOx mas como o fator consumo é cada vez mais importante a longo prazo será esse o caminho.
uma vez que ninguém fala nas desvantagens da injecção liquida de GPL....tb as tem....
Paulo eu referi as desvantagens da injeção líquida no final.
os kits de inj indirecta são praticamente universais..para inj directa o kit é especifico para cada motorização.
Todos os kits para motores de injeção direta a gasolina são específicos.

Isto não é propriamente uma desvantagem, é uma garantia de reprodutibilidade de resultados que torna o kit mais caro, mas isso já está incluído na desvantagem do preço.

80% das deslocações são inferiores a 70Km, que é a autonomia do Ampera em modo elétrico, logo é possível carregar o Ampera à noite e utilizá-lo nas deslocações quotidianas em modo totalmente elétrico. Obviamente que para isto um pack de baterias muito pequeno, como o dos Toyotas, não serve. O Ampera tem um pack robusto.

Se for preciso fazer uma viagem de Lisboa para o Algarve então entre o motor térmico e não é preciso um outro carro, ou parar 4 vezes para mudar ou carregar baterias, como o anedótico Nissan Leaf promete.

Só 2 problemas...é preciso ter garagem para o carregar e a eletricidade que consumimos só parcialmente é produzida por renováveis.

Nada impede que o motor térmico do Ampera possa ser movido a GPL...
rdd48856 Escreveu:Se o objetivo fosse a mera utilização do motor térmico para acionar o gerador que por sua vez alimentaria o motor elétrico, o rendimento seria pior do que a simples utilização de um motor térmico. Mesmo que um motor térmico a funcionar num regime restrito de rotações possa ser optimizado, o ganho não compensa as perdas no gerador.
... já não recordo onde li que a perda de eficiencia no gerador (motor eletrico) é bem menor que o ganho de eficiencia no motor a combustão a funcionar otimizado. Basta ver assim por alto um balanço relativamente à topologia atual:
1. introduzem-se perdas motor/motores eletricos de tração, motor eletrico gerador, pack baterias
2. introduzem-se ganhos desde logo o motor combustão otimizado, diminuem as perdas por atrito na transmissão, as perdas por fricção no próprio motor, podem tb diminuir as perdas termicas no grupo motor/gerador e outros componentes mecanicos seriam desnecessários
O balanço disto tudo tenho a perceção que seria bem positivo.....mas não tenho certeza a 100%...já não recordo onde li...
rdd48856 Escreveu:Não, o Ampera tem uma filosofia completamente diferente.
Sim, o Ampera/Volt tem a filosofia distinta, no entanto falei dele pois é o que mais se aproxima do que referi. Tambem existem uns protótipos feitos pela toyota com esta topologia....já não recordo quais....

Para pequenas deslocações..... muito mais económico são as scoters eléctricas....tipo Vectrix....

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por pcta » 20 abr 2012, 08:51

já agora, uma das desvantagens tb da injecção liquida é ter os mesmos problemas típicos da injecção a gasolina.... estes estavam típicos não se faziam sentir na injecção vapor....ok têm-se outros..... :( :)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por rdd48856 » 28 mai 2012, 21:37

Bom, e tal como referi, isto não vai parar mais...

Mais um fabricante que se rende à injeção direta:

http://auto.sapo.pt/Novos/Ensaios/Prime ... 5-285.aspx

Espero sinceramente que a BRC se despache, porque embora o trabalho da Vialle seja notável, não é nada bom a falta de concorrência.

pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 4048
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por pcta » 29 mai 2012, 08:50

rdd48856 Escreveu:Bom, e tal como referi, isto não vai parar mais...

Mais um fabricante que se rende à injeção direta:

http://auto.sapo.pt/Novos/Ensaios/Prime ... 5-285.aspx

Espero sinceramente que a BRC se despache, porque embora o trabalho da Vialle seja notável, não é nada bom a falta de concorrência.
A Prins tambem já tem o Direct LiquiMax http://www.prinsautogas.com/en/products ... ystem.html

Agora uma questão que provavelmente não faz sentido...... não é possível injectar gpl gasoso pelos injectores de um motor de injecção directa? Terá alguma vantagem? Claro com reprogramação adequada....

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9454
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por rdd48856 » 29 mai 2012, 09:01

não é possível injectar gpl gasoso pelos injectores de um motor de injecção directa
Não, porque a essa pressão(50-100bar) o GPL é líquido, tal como o que está no depósito...

Seria possível com gás natural, mas um injetor para combustíveis gasosos é totalmente diferente de um para combustíveis líquidos.

Poderia substituir-se o injetor por um dual-fuel mas isso é economicamente inviável...

Quanto ao sistema da Prins seria ótimo, mas para já parece-me que ainda não está a ser comercializado(problemas com patentes)...

SrSniper
Utilizador Frequente
Mensagens: 406
Registado: 12 mar 2012, 19:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por SrSniper » 25 jul 2012, 23:32

rdd48856 Escreveu:Bom, e tal como referi, isto não vai parar mais...

Mais um fabricante que se rende à injeção direta:

http://auto.sapo.pt/Novos/Ensaios/Prime ... 5-285.aspx

Espero sinceramente que a BRC se despache, porque embora o trabalho da Vialle seja notável, não é nada bom a falta de concorrência.
Também é do que estou à espera, este KIT devia ser mais barato,pois é menos complexo que os de injeção gasosa, mas é quase o dobro do preço...

lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5226
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: F-PACE 30T
Ano: 2018

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por lobito » 27 jul 2012, 23:13

Estes kits têm de ser desenvolvidos por modelo porque utilizam componentes do próprio veiculo. Os kits tradicionais funcionam totalmente de forma autonoma do veiculo, apenas lêm valores como tempos de injecção, vacuo ou os mais recentes as correcções (ligação OBD). Os Kits de injecção directa da Vialle são outra coisa bastante diferente, a tecnologia á mais dedicada a cada modelo e não tão universal.

danielribeiro
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 13 ago 2012, 03:51
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Ano: 2005

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por danielribeiro » 15 ago 2012, 14:31

alguem me sabe dizer como estao neste momento os kit`s de GPL para injeçao directa? neste caso em concreto para o MCS R56 ?
ja é possivel a sua instalaçao?
sao fiaveis?
sao capazes de funcionar completamente a GPL ou estao a gastar uma percentagem de gasolina permanentemente? :-?
ja andei a pesquisar sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao em concreto :S

PEREIRA83
Cidadão Virtual
Mensagens: 662
Registado: 24 ago 2011, 12:45
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.2 TSI
Ano: 2011

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por PEREIRA83 » 07 set 2012, 01:14

danielribeiro Escreveu:alguem me sabe dizer como estao neste momento os kit`s de GPL para injeçao directa? neste caso em concreto para o MCS R56 ?
ja é possivel a sua instalaçao?
sao fiaveis?
sao capazes de funcionar completamente a GPL ou estao a gastar uma percentagem de gasolina permanentemente? :-?
ja andei a pesquisar sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao em concreto :S
se ja pesquisaste, entao pesquisaste mal porque os kits para injeçao direta nao gastam gasolina.. apenas gpl

só os há da marca VIALLE e os motores para os quais há ou não há kit têm que ser previamente consultados..
consulta o instalador oficial em PT que é a Front Fuels no seixal!

Gamelas
Utilizador
Mensagens: 212
Registado: 22 mar 2012, 02:02
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 93
Ano: 2003

Re: FAQ sobre motores de injeção direta.

Mensagem por Gamelas » 11 set 2012, 17:36

isso nos de injecçao directa. ja os de injecçao liquida de gpl LPI e nao LPDI gastam gasolina tambem pois é "bifuel"(os ultimos kits vendidos pela vialle. nao os antigos). é o que tenho. basicamente gasta um pouco de gasolina para fazer o efeito do flashlub. a maioria gasta 1 litro de gasolina aos 200km segundo o manual

Responder