Página 3 de 3

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 26 jan 2019, 00:53
por lobito
Se estava a encher uma botija, talvez este caso sirva de exemplo para quem vai às bombas de GPL auto encher as botijas para casa. Existem botijas destas (que passam a chamar-se depósitos), com multiválvula limitadora de enchimento, coisa que as botijas de troca não têm. Se têm o azar de encher até ao cimo abotija e depois na sua utilização sair GPL em estado liquido, podem-se dar mal quando acenderem o fogão ou esquentador.

Mas neste caso ainda não consigo perceber como é que se consegue encaixar o bocal sem que este salte com a pressão.

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 26 jan 2019, 12:40
por mpsfilho
Apesar dos prejuízos financeiros para os intervenientes ainda bem que não houve danos (vitimas). deste modo este incidente poderá ter sido benéfico para o futuro...

Isto é, quem desenvolve e comercializa pode aperfeiçoar "os sistemas" e, os consumidores terão certamente aprendido que não se pode facilitar nem embarcar em aventuras que ponham em perigo a sua segurança e a de terceiros.

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 28 jan 2019, 15:35
por Renault19
rdd48856 Escreveu:
25 jan 2019, 17:48
Se o carro que abasteceu no Caia fosse a GNC e tivesse colocado GPL no depósito.
Não acontecia nada uma vez que o depósito não teria pressão suficiente para o redutor deixar passar gás...
Isso quer dizer que não podemos ter uma instalação num carro com a valência de utilização dos dois gases ?

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 28 jan 2019, 15:55
por PauloAns
Se tiveres dois depósitos e dois sistemas de injecção e duas centralinas etc.... enquanto o motor puder receber, e houver espaço para os sistemas...

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 29 jan 2019, 15:06
por rdd48856
Por acaso a centralina e os injetores até podiam ser os mesmos, mas o software teria de ser alterado para "escolher" entre os combustíveis.

Re: Condutor de carro a GPL abastece em posto de GNC e destrói o carro

Enviado: 06 fev 2019, 09:22
por Renault19
Houve uma outra situação na Alemanha relacionada com o Gás Natural.

Neste caso o carro era mesmo de gás Natural e o deposito rebentou. Vejam aqui:
https://www.focus.de/auto/ratgeber/sich ... 02289.html

(podem utilizar o tradutor automático do google)

Isto leva-me à pergunta do porquê do grupo volkswagen estar a apostar no GNC em detrimento do GPL. A SEAT tem carros novos a GNC que não tem a GPL.
Obviamente não é por causa de um acidente com GNC - ou até de vários, conforme reporta a noticia - que podemos colocar em causa a segurança geral do Gás Natural. Mas a verdade é que muitos dos videos da net que referenciam "explosões de GPL" são na verdade de GNC.

Por outro lado,
As vantagens ambientais não são muito maiores e o preço / por kilo de gás não justifica:
Instalações mais caras, Depósitos mais pesados, Carros mais pesados, autonomia mais pequena, performance automóvel inferior, maiores dificuldades de armazenamento; risco inerente a 200 bars de pressão.

Não sei se terá alguma vantagem com a instalação em motores de injecção directa... mas não deve ser por os alemães terem acesso ao manancial do gasoduto russo.