Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Moderador: rdd48856
-
pcta
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 4048
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
O CO2 é deveras preocupante...
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Brincadeiras a parte, fiquei muito curioso sobre esse valor.
É real? Há documentação sobre isso? Algum orçamento ou fatura real em Portugal?
-
toze23
- Utilizador
- Mensagens: 158
- Registado: 05 ago 2019, 18:01
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Encontrei um orçamento aqui https://forum.motorguia.net/forum-geral ... 1070528858
De resto só vê alguns relatos o que pode bater certo com as afirmações que há poucas baterias com problemas. No entanto a Nissan parece ter lançado em alguns países um programa de recondicionamento de baterias o que parece indicar que não estão a apostar no fabrico de novas...
A minha teoria é que os preços elevados dos relatos se devem à Nissan não estão a construir baterias novas para modelos antigos e deve tudo ser importado de longe cliente a cliente.
De resto só vê alguns relatos o que pode bater certo com as afirmações que há poucas baterias com problemas. No entanto a Nissan parece ter lançado em alguns países um programa de recondicionamento de baterias o que parece indicar que não estão a apostar no fabrico de novas...
A minha teoria é que os preços elevados dos relatos se devem à Nissan não estão a construir baterias novas para modelos antigos e deve tudo ser importado de longe cliente a cliente.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Para a marca uma bateria com problemas é uma bateria que deixa pura e simplesmente de funcionar(algo quase impossível) ou uma bateria que apresenta uma capacidade abaixo de 67% da nominal antes dos 5 anos (ou 100000Km), o que a Nissan também esperava que fosse raro e não foi na 1ªgeração de baterias.o que pode bater certo com as afirmações que há poucas baterias com problemas
Para um utilizador normal uma bateria com problemas e que custe 9000€(o preço subsidiado) ou ainda mais, será uma bateria com a qual seja humanamente impossível de viver.
Mais lá para trás vimos o caso do Táxi espanhol que andou a trabalhar com autonomias de 50km, um particular deve ir até aos 20Km, antes de pagar por uma bateria nova.
Aliás com este preço a Nissan poderá garantir que a bateria é tão fiável que ninguém a troca.
Voltando à única relevância que vejo neste assunto aqui, que é o das baterias dos híbridos, isto deixa-me de pá atrás em relação ao preço das baterias fora do universo Toyota.
O @pcta já tinha referido que a bateria de um Peugeot 508 SW RXH (Hybrid 4) custava cerca de 10000€ (uma mísera bateria de 1,1 kwh).
As baterias dos Volvo Plug-in também vão para valores estratosféricos.
Quanto custarão as baterias de iões de lítio de um Kia Niro ou de Hyundai ioniq HEV? E a as do Clio HEV que vai ser lançado para o ano?
@APHenriques, e que tal pedir um orçamento para a bateria do Outlander PHEV?
-
Renault19
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 307
- Registado: 07 fev 2018, 18:14
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Hyundai
- Modelo: GETZ
- Ano: 2003
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
E está dito.com este preço a Nissan poderá garantir que a bateria é tão fiável que ninguém a troca
Eu só acrescentaria que a garantia da maioria das marcas só cobre a bateria quando ela perde + de 40% da capacidade. Se ainda conseguir carregar 60% está BOA!
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Essa é uma boa questão... que ninguém tenha duvidas.
Mas não vou sofrer por antecipação... nem perguntei ao vendedor quando decidi pela compra do carro.
Para já, tenho a garantia... depois é aguentar a pancada. :(
Garantia de 5 anos geral... mas devo esgotar os 100 mil kms em 4 anos.
E garantia de 8 anos de bateria mas devo esgostar os 160 mil em 6 anos provavelmente.
O preço que me derem hoje não tem qualquer relação com o preço daqui a 6 anos.
No forum onde tenho o DB já o disse. Não foi uma opção económica. Com esse objetivo um Dacia a GPL é imbatível.
Depois de ter visto muita coisa, de um momento para o outro a escolha recaiu apenas entre o Outlander PHEV e o Outlander Kaiteki (só gasolina).
Conclui depois de varias simulações que apesar da diferença de preço inicial bastante elevada, os dois chegarão ao fim da garantia praticamente com o mesmo valor e tendo-me custado praticamente o mesmo.
Depos, mesmo com a bateria sem grande autonomia, o PHEV continuará mais económico que o outro.
E o PHEV agrada-me muito mais.
Temi que algo no carro me desagradasse, com a utilização... Pelo contrário, cada vez gosto mais. Mas não foi amor a primeira vista. :smile:
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Mas sobre as baterias tenho algo a partilhar:
Ontem no final do dia, com uma hora de espera junto a um PCN, decidi aproveitar alguma energia gratuita. Daria 12 kms... mais que suficiente para chegar a casa. Na verdade ainda tinha alguma carga.
Por norma faço uma carga completa durante a noite e uma carga parcial durante o dia em casa... excecional mente alguma carga nos PCN.
Os PCR nunca usei, mesmo porque o manual do carro, avisa que os carregamentos rápidos frequentes não são muito "saudáveis".
Só que o PCN estaca bloqueado... entre telefona para a assistência e reiniciar o posto... carreguei 20 min. :(
Mas fiquei a conversa com o proprietário de dois BMW i3.
Um dos i3 da primeira serie (2013) e o outro de bateria maior e recente.
Aproveitei para perguntar pelas baterias do mais antigo... pois! resumindo é assim:
Quando comprou disseram-lhe que após a garantia, substituição das baterias ficaria por +/-10 mil euros... conversa de vendedor. Nada escrito, mas toda a publicidade indicava a simples substituição, a construção modular, etc.
Agora que a autonomia já não é o que era, depois da garantia, ele estava disposto a colocar uma bateria, gastando os ditos 10 mil euros e aproveitar aquela para complementar uma instalação de painéis fotovoltaicos.
Resposta da BMW: Já não vendemos baterias dessas. :-o
Uma possibilidade seria colocar uma bateria de um carro abatido: não é possível... uma vez desligado, só a BMW o pode voltar a ativado e não o faz...
Estamos a falar de um cliente da marca que entretanto já tinha comprado um segundo i3.
Segundo ele, a BMW não tem interesse em vender baterias, mesmo porque estes carros não dão lucro de manutenção aos concessionários... o que lhes interessa é vender novos. Se vendessem novas baterias os carros durariam milhões de kms sem qualquer lucro significativo para o fabricante.
É a famosa estratégia das laminas de barbear... uma suposta evolução, visando a substituição e produção continua do descartável.
Ontem no final do dia, com uma hora de espera junto a um PCN, decidi aproveitar alguma energia gratuita. Daria 12 kms... mais que suficiente para chegar a casa. Na verdade ainda tinha alguma carga.
Por norma faço uma carga completa durante a noite e uma carga parcial durante o dia em casa... excecional mente alguma carga nos PCN.
Os PCR nunca usei, mesmo porque o manual do carro, avisa que os carregamentos rápidos frequentes não são muito "saudáveis".
Só que o PCN estaca bloqueado... entre telefona para a assistência e reiniciar o posto... carreguei 20 min. :(
Mas fiquei a conversa com o proprietário de dois BMW i3.
Um dos i3 da primeira serie (2013) e o outro de bateria maior e recente.
Aproveitei para perguntar pelas baterias do mais antigo... pois! resumindo é assim:
Quando comprou disseram-lhe que após a garantia, substituição das baterias ficaria por +/-10 mil euros... conversa de vendedor. Nada escrito, mas toda a publicidade indicava a simples substituição, a construção modular, etc.
Agora que a autonomia já não é o que era, depois da garantia, ele estava disposto a colocar uma bateria, gastando os ditos 10 mil euros e aproveitar aquela para complementar uma instalação de painéis fotovoltaicos.
Resposta da BMW: Já não vendemos baterias dessas. :-o
Uma possibilidade seria colocar uma bateria de um carro abatido: não é possível... uma vez desligado, só a BMW o pode voltar a ativado e não o faz...
Estamos a falar de um cliente da marca que entretanto já tinha comprado um segundo i3.
Segundo ele, a BMW não tem interesse em vender baterias, mesmo porque estes carros não dão lucro de manutenção aos concessionários... o que lhes interessa é vender novos. Se vendessem novas baterias os carros durariam milhões de kms sem qualquer lucro significativo para o fabricante.
É a famosa estratégia das laminas de barbear... uma suposta evolução, visando a substituição e produção continua do descartável.
-
PauloAns
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 6166
- Registado: 12 abr 2005, 08:50
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
para mim era simples, uma multa por abuso de posição dominante.
mas eu tenho mau feitio...
mas eu tenho mau feitio...
-
mpsfilho
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1882
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Se for apenas por querer justiça e dizer a verdade não é mau feitio...
Tenho dó é de alguns consumidores "destes produtos" que estarão a pagar uma grande multa na vez dos construtores na expectativa de que estarão a poupar, ou seja, "a multa" está incluída no valor da aquisição do produto, pagam dois carros e só levam um para casa :-?
-
rafsantos
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 375
- Registado: 16 nov 2013, 11:25
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Carros a pilhas nunca serão solução.
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
@APHenriques, essa informação poderia ser útil para outros.
Eu pessoalmente não gosto de aconselhar nada a ninguém sem alguma segurança.
E não acredito que um preço que seja apresentado hoje varie significativamente daqui a 6 anos.
Se olharmos para o histórico vemos isso, por exemplo. no preço das baterias da Toyota, que se tem mantido praticamente constante nos últimos 7 ou 8 anos.
A situação do Leaf não pode ser extrapolada, porque desde o princípio que foi assumido que o preço era subsidiado como forma de compensação por uma duração das baterias de 24 kwh da 1ªgeração inferior ao previsto(pela marca).
Mas os plug-in têm uma vantagem, quando a bateria já estiver a 50% da capacidade nominal, é deixar de carregar e usar só HEV, dessa forma acabará por durar muito mais.
Eu pessoalmente não gosto de aconselhar nada a ninguém sem alguma segurança.
E não acredito que um preço que seja apresentado hoje varie significativamente daqui a 6 anos.
Se olharmos para o histórico vemos isso, por exemplo. no preço das baterias da Toyota, que se tem mantido praticamente constante nos últimos 7 ou 8 anos.
A situação do Leaf não pode ser extrapolada, porque desde o princípio que foi assumido que o preço era subsidiado como forma de compensação por uma duração das baterias de 24 kwh da 1ªgeração inferior ao previsto(pela marca).
Mas os plug-in têm uma vantagem, quando a bateria já estiver a 50% da capacidade nominal, é deixar de carregar e usar só HEV, dessa forma acabará por durar muito mais.
-
APHenriques
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1026
- Registado: 29 out 2012, 14:47
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
O problema está no tipo de pilhas.
Os interesses do petróleo fizeram a investigação sobre baterias ficar na gaveta durante dezenas de anos.
E as limitações das baterias mantêm-se...
Aguarda-se uma nova tecnologia...
Os interesses do petróleo fizeram a investigação sobre baterias ficar na gaveta durante dezenas de anos.
E as limitações das baterias mantêm-se...
Aguarda-se uma nova tecnologia...
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
O que vale é que os interesses do petróleo têm as costas muito largas.Os interesses do petróleo fizeram a investigação sobre baterias ficar na gaveta durante dezenas de anos.
De certeza que são eles que andam a boicotar a construção do ITER, para não termos acesso a energia barata e não intermitente como as renováveis.
-
j_verne
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3904
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Certamente estarão a esfregar as mãos de contentes por casa dia que passa sem avanços nesse campo... Qual é a dúvida?
De resto, que venha a fusão.
De resto, que venha a fusão.