As Alterações - Novidades a saber...

Problemas e Questões levantadas nos IPO's (centros de inspecção) devido as alterações do processo de legalização das Viaturas para uso de GPL
voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagem por voltinhas » 25 out 2006, 22:44

antonio Escreveu:Mas atenção são 75€ por pneu de multa, e a BT (principalmente) não costuma facilitar, para mais com as megas operações STOP.
Querem um concelho de amigo, coloquem uns pneus para passar sem anotações e depois sim coloquem os outros.
Eu não facilitei e olhem que os meus são caros 185/55/15 (medida de rico, os de marca xxxx 75€).
Basta estar inscrito na folha de inspecçã, a anotação dos pneus, pra irem todos janotas ver.... :evil: cambada de .... :lol: 8)

polen
Cidadão Virtual
Mensagens: 2518
Registado: 08 mar 2006, 23:18
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Dodge
Modelo: Caliber 1.8 VVT
Ano: 2010

Mensagem por polen » 25 out 2006, 23:22

Para tratar da alteração de livrete tem de ser na AUTOINFORMA em Belem e não na BMW, foi assim que tratei da alteração para o ACCORD, pode ser por fax ou por carta e são 36€.

Na minha ultima inspecção, a inspectora estava a perguntar ao colega porque é que o meu carrito tinha pneus com medidas diferentes... o que dá vontade de fazer ???? mas as medidas de livrete são 235/45/17 e 255/35/17.

CUMPS

a17873
Utilizador Frequente
Mensagens: 254
Registado: 18 jul 2006, 20:59
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: BMW
Modelo: e36 316
Ano: 1994

Mensagem por a17873 » 26 out 2006, 00:01

polen Escreveu:Para tratar da alteração de livrete tem de ser na AUTOINFORMA em Belem e não na BMW, foi assim que tratei da alteração para o ACCORD, pode ser por fax ou por carta e são 36€.

Na minha ultima inspecção, a inspectora estava a perguntar ao colega porque é que o meu carrito tinha pneus com medidas diferentes... o que dá vontade de fazer ???? mas as medidas de livrete são 235/45/17 e 255/35/17.

CUMPS
"TEM QUE SER EM BELÉM"?? Belem pq? Portugal não é só Lisboa! (Não leves a mal mas tenho mesmo que dizer!) Se tenho a BMW em Faro (Baviera para quem conhece) perto de casa? Sei bem que basta ir lá pedir a informação e pagar uma determinada quantia que não deve ser muito e dão-me um documento para colocar junto ao livrete quando for pedir a alteração na DGV. Todas as marcas o fazem nos seus postos de atendimento ao público.

Belos sapatinhos que tens na tua máquina! :D

Mas logo vejo isso! Quero é ver se vejo o meu carro finalmente a gas!

Cumprimentos

polen
Cidadão Virtual
Mensagens: 2518
Registado: 08 mar 2006, 23:18
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Dodge
Modelo: Caliber 1.8 VVT
Ano: 2010

Mensagem por polen » 26 out 2006, 00:34

a17873 !

Estás totalmente enganado, a lei mudou.... agora tudo tem de passar pela AUTOINFORMA, eles é que tratam disso, já não pode-mos ir á marca (isso já era) e o facto de ser em BELEM... é que é lá a sede, e foi lá que a HONDA disse que era !!!!!! e são mais uma vez 36€, é uma burocracia rápida de tratar +- 2 semanas !

Confirma e vais ver como tenho razão !!!

Se não fosse assim eu não postava aqui !!! e tinha começado a frase com ... eu acho que ....

CUMPS

a17873
Utilizador Frequente
Mensagens: 254
Registado: 18 jul 2006, 20:59
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: BMW
Modelo: e36 316
Ano: 1994

Mensagem por a17873 » 07 nov 2006, 19:11

Pois é, tens razão polen. Na BMW entregaram-me um documento para contactar a Auto Informa e o processo está a andar. 8) Mas não foram 36€, foram 30€. Chulice por chulice ao menos que seja mais barato! Antes não se pagava nada por pedir esta declaração, pela experiência que tenho pela Renault, agora já se paga... :evil: Agora é só esperar que venha a declaração!

Cumprimentos,
Nuno

Avantime
Utilizador
Mensagens: 130
Registado: 18 out 2005, 09:47
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por Avantime » 07 nov 2006, 23:58

3 questões:

1º Polem no tem caso tens medidas diferentes pois a tracção é traseira, mas como no meu livrete tem as medidas 225/50r17 e 235/50r17 posso colocar por exemplo uma media à frente e outra atrás se não conseguir arranjar 4 pneus iguais, certo? :wink:

2º Quer dizer em vez de ir à Renault Portugal pedir uma declaração de conformidade para por exemplo colocar jante de 19" com um máximo de 5º de diferênça vou a essa empresa Auto Informa? :shock:

3º Como é que essa empresa tem alguma autoridade em relação à DGV uma vez que é Unipessoal ???? :?

polen
Cidadão Virtual
Mensagens: 2518
Registado: 08 mar 2006, 23:18
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Dodge
Modelo: Caliber 1.8 VVT
Ano: 2010

Mensagem por polen » 08 nov 2006, 01:20

Depois de eu contactar a AUTOINFORMA, cheguei á conclusão que eles autorizam tudo desde que se pague! mesmo que sejam alterações tuning etc


CUMPS

jonas
Utilizador Frequente
Mensagens: 370
Registado: 16 abr 2005, 01:18
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S70 GLT
Ano: 1997

Mensagem por jonas » 02 nov 2007, 10:45

tirem-me uma duvida eu ainda nao tenho o livrete do meu carro uma vez que o comprei a 2 meses ,e para a semana vou instalar o gpl ,sera que o instalador nao vai ter problemas por eu nao ter o livrete (tenho a folha do stand com as caracteristicas do carro)

FFGPL
Cidadão Virtual
Mensagens: 718
Registado: 14 jan 2007, 22:23
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: BMW
Modelo: E34 2.5i
Ano: 1990

Mensagem por FFGPL » 02 nov 2007, 14:33

Sem o livrete não pode fazer a inspeção :wink:

lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5226
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: F-PACE 30T
Ano: 2018

Re:

Mensagem por lobito » 02 jan 2008, 17:14

FF Escreveu:Sem o livrete não pode fazer a inspeção :wink:
É mesmo FF? é que eu fiz a inspecção B com o documento da DGV (o que dão enquanto não vem o livrete, ou neste caso o documento único com o novo proprietário). Só se os Centors de Inspecção têm politicas diferentes, mas a lei é a mesma em todo o país (sei que às vezes não parece, até porque os ministros vivem num país diferente do que o que conhecemos) :wink:

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

retro

Mensagem por voltinhas » 02 jan 2008, 21:28

lobito Escreveu: (...)sei que às vezes não parece, até porque os ministros vivem num país diferente do que o que conhecemos :wink:
Podes crer... Agora já nem juntam com 1 ensinho... Mandaram comprar 1 retro com lança extensiva... para poderem ir buscar mais longe e trazerem mais, de 1 vez só... :evil: 8) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:x
:cry:

Cthulhu
Utilizador Junior
Mensagens: 44
Registado: 23 jun 2006, 13:10

Re:

Mensagem por Cthulhu » 06 mar 2008, 20:23

jonas Escreveu:tirem-me uma duvida eu ainda nao tenho o livrete do meu carro uma vez que o comprei a 2 meses ,e para a semana vou instalar o gpl ,sera que o instalador nao vai ter problemas por eu nao ter o livrete (tenho a folha do stand com as caracteristicas do carro)
A folha emitida pelo stand não tem qualquer valor legal. Para fazer inspecção só é possivel com os documentos originais ou guias de substituição, carimbadas e dentro da validade. No teu caso, essa práctica é o pão nosso de cada dia, os stands emitem uma declaração, e ficam com os documentos e/ou guias até terem uma quantidade suficiente que justifique ir à conservatoria (não vão lá só por um), ou só os entregam quando pagas o carro totalmente. Com essa declaração carro pode (e a meu ver deve) ser apreendido, pois não é um documento oficial e legal, depende é do policia que fiscalizar. Tenta obter os originais ou guias (se é que já foram à conservatoria mudar o carro de nome) junto do stand.

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Novidades a saber...

Mensagem por voltinhas » 19 set 2008, 11:02

Novidades a saber.

http://www.guiadoautomovel.pt/index.php ... 1&Itemid=1
Apesar de no mesmo dizer... "a partir de hoje"... relembro k o hoje era em 21 de Agosto de 2008...


Aproveitando o tópico, ouvi um zom...zom.. sobre o "selo" k tb tem k ser tirado até à data da matrícula... Alguém sabe?
Última edição por voltinhas em 22 set 2008, 21:05, editado 2 vezes no total.

ssantinho
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 13 jul 2006, 16:00

Re: As Alterações - Novidades a saber...

Mensagem por ssantinho » 22 set 2008, 20:40

Boa noite. Convem ter em atenção que, nos carros importados, a data da matrícula inicial no país de origem conta para efeitos de inspecção, enquanto que a data da matricula em portugal conta para o pagamento do imposto de circulação. No caso dos veículos nacionais, esta questão não se põe, porque o mês da matrícula em portugal conta para as duas coisas. Bom trabalho.

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Novidades a saber...

Mensagem por voltinhas » 22 set 2008, 21:06

voltinhas Escreveu:Novidades a saber.

http://www.guiadoautomovel.pt/index.php ... 1&Itemid=1
Apesar de no mesmo dizer... "a partir de hoje"... relembro k o hoje era em 21 de Agosto de 2008...


Aproveitando o tópico, ouvi um zom...zom.. sobre o "selo" k tb tem k ser tirado até à data da matrícula... Alguém sabe?
Ouvi outro "zom...zom..." de que as inspecções feitas depois da data, ou seja, posterior à data da matrícula, tb estão sujeitas a coima?
Alguém sabe alguma coisa?
:roll:

Responder