Página 3 de 4

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 11:07
por APHenriques
Como já tenho dito várias vezes o foco europeu a nível de gases está no GNV.
Especialmente em veículos pesados mas também ligeiros.
Reparem que o Grupo VW tem oferta de veículos ligeiros a GNC de origem nas marcas Seat, VW, skoda.
E fabricantes de pesados como a IVECO, por exemplo.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 12:09
por Renault19
Há mais fabricantes a apostar no GPL que no GNV: Grupo renault, com a Dacia à cabeça, Fiat, Kia, Ford, e outros.

Mas há dois problemas na opção pelo Gás Natural fundamentais: 1 - Rede abastecimento inexistente; 2 -O que fazer com a primeira refinação do Petróleo( GPL) Ou seja, a solução para o GPL é queimar na fábrica, ou queimar no motor. A produção de gasolina e gasóleo vai sempre gerar o propano e butano.

Para além de outros problemas que o GNC apresenta face ao GPL: Armazenamento pressão de 200bars / maior peso dos carros / menor autonomia / maior desgaste das válvulas dos motores / pouca diferença ambiental face ao GPL.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 12:18
por Lgvafonso
Uma vez que existe interesse em acabar com a utilização da gasolina e gasóleo, percebe-se a indicação de uma não aposta no GPL.
Se deixar de haver produção de gasolina e gasóleo, já não se verifica esse "problema" de geração de propano e butano.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 13:53
por APHenriques
Na totalidade de consumo de GPL, o GPL Auto é uma fração pouco significativa.

O consumo que tem realmente volume de consumo é o propano para fins domésticos e industriais.
E até o butano é muito mais consumido em Portugal que o GPL Auto.

E a oferta de carros de origem a GPL é insignificante... praticamente o consumo deve-se a carros velhos adaptados e não a carros novos de origem.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 15:38
por Renault19
Sim, mas os carros a GPL parecem ser são cada vez mais. Pelo menos aqui na zona de Lisboa.
É raro ir abastecer e não ver chegar um outro carro a GPL para o fazer também.

Com o autocolante no para-brisas, notam-se menos na estrada, e mais na bomba.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 17:27
por mpsfilho
APHenriques Escreveu:
17 dez 2019, 13:53

E a oferta de carros de origem a GPL é insignificante... praticamente o consumo deve-se a carros velhos adaptados e não a carros novos de origem.
Não esquecer que como eu fiz para evitar a compra de um diesel também já existem outros a comprar novo a gasolina e de seguida, conversão a :GPL: isto quando de origem não existe o carro que queremos a GPL de origem.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 17 dez 2019, 23:45
por APHenriques
mpsfilho Escreveu:
17 dez 2019, 17:27
APHenriques Escreveu:
17 dez 2019, 13:53

E a oferta de carros de origem a GPL é insignificante... praticamente o consumo deve-se a carros velhos adaptados e não a carros novos de origem.
Não esquecer que como eu fiz para evitar a compra de um diesel também já existem outros a comprar novo a gasolina e de seguida, conversão a :GPL: isto quando de origem não existe o carro que queremos a GPL de origem.
Claro que sim...
Eu tenho na família um Dácia comprado novo, mas também já tive um velho adaptado.
Só que, para a quantidade de postos que realmente existem, os concessionários deveriam disponibilizar muito mais oferta.
Mas não o vão fazer por que há o problema das emissões de CO2.
Os fabricantes precisam urgentemente de vender carros que reduzam as emissões de CO2... Eu continuo a afirmar que não é o mais importante, mas agora é o que conta.
Vai lá ao novo site da Dacia ver se encontras as versões de GPL...
Ou de qualquer marca.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 12:05
por Renault19
Vai haver novos Dacias a GPL, bem como Renaults e duvido muito que a FIAT, mesmo tendo-se fundido com a PSA, venha a abdicar do GPL.
É só esperar até 2020.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 14:25
por jogador
Já há ideia do valor que pode aumentar?
Isso poderá dizer se o GPL continua a ser sinônimo de poupança ou não e consequentemente muita gente voltar ao diesel ou elétricos

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 21:10
por Renault19
Está a falar do Litro, pressuponho. Mas por que havia o GPL de aumentar por litro?
Foi referido que o beneficio fiscal para empresas acabava. Ou seja deduções em IRC e IRS (categoria B) e tributação autónoma para empresas. Nada de valor litro.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 22:07
por jogador
Mas provavelmente as empresas de distribuição teriam alguns desses benefícios e se assim for quem irá pagar é o consumidor final daí a minha questão

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 22:52
por Renault19
Infelizmente, parece-me que poucas empresas estariam a usufruir desse benefício. Seria bom sinal para o mercado de GPL se assim fosse.
E outros nem o conheciam.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 19 dez 2019, 23:04
por Renault19
A questão aqui é que o recente Green Deal da comissão europeia traçou uma data - 2050 - para emissões zero. Ora como isso não é para já possivel (nem sei se nessa data será...) ou continuamos com o gasóleo e gasolina exclusivamente ou vamos diversificando para energias fosseis mais limpas, onde se integra o GPL e o GNV, diversificando as fontes de energia como objetivo da U.E.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 20 dez 2019, 16:40
por APHenriques
Outro problema é que o GPL deriva sempre do petróleo... não fosse assim chamar-se-ia outra coisa.

Já o GNV pode e deve ser de origem biológica. Obviamente nunca será todo, mas uma parte pode ser.

O futuro não muito distante será do hidrogénio.... os restantes combustíveis servem para suprir as nossas limitações tecnológicas atuais.

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Enviado: 20 dez 2019, 18:09
por pcta
Pois, ou ajustamos as nossas emissões enquanto ainda há tempo ou a natureza se encarregará à força.
Para uma espécie inteligente, a opção está à vista.
Quanto às energias, só as renováveis não chegam... portanto, ou reduzimos muito, ou só vejo a energia nuclear (fissão) para mitigar o problema até às chegada de uma forma verdadeiramente limpa :)