Tendo em conta a diferença de densidade entre o Butano e o Propano, no estado liquido e no gasoso, é seguro dizer que uma maior percentagem de Butano teria maior aumento de performance nos sistemas injeção de fase gasosa ou injeção directa liquida?
Reparem também na tabela abaixo, que o poder calorifico/kg é quase idêntico, mas por volume, o Butano leva vantagem relevante.
https://image.ibb.co/h0205G/Butano_Vs_Propano.jpg
Abre em Portugal 1º Posto com Butano
-
sergioadriao
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 345
- Registado: 26 jan 2007, 01:28
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Volkswagen
- Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
- Ano: 2015
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Abre em Portugal 1º Posto com Butano
Isso já foi largamente explicado aqui no fórum.
Uma maior percentagem de butano favorece marginalmente a potência nos sistemas gasosos, por menor deslocamento de ar, que é a razão pela qual os carros com combustíveis gasosos apresentam uma menor potência.
Uma maior percentagem de butano favorece marginalmente a potência nos sistemas gasosos, por menor deslocamento de ar, que é a razão pela qual os carros com combustíveis gasosos apresentam uma menor potência.
-
E 200 kompressor
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 517
- Registado: 14 jul 2006, 22:37
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Marca do Veículo: Opel
- Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
- Ano: 2010
Re: Abre em Portugal 1º Posto com Butano
Pelos vistos não durou muito tempo o gpl com butano.
Estive lá ontem e o gpl que vendem já é o que infelizmente se comercializa em todo o país...
Estive lá ontem e o gpl que vendem já é o que infelizmente se comercializa em todo o país...
-
rdd48856
- Moderador(a)
- Mensagens: 9454
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Abre em Portugal 1º Posto com Butano
É a velha história...o pessoal com carros "normais" não está para pagar mais...e eu que vou para Coimbra para a semana e também estava a pensar dar lá um salto...
-
forunista
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1584
- Registado: 14 fev 2007, 14:49
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Tartarini
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio II 1.2 16v
- Ano: 2002
Re: Abre em Portugal 1º Posto com Butano
Sem querer desfazer, acho que há aqui qualquer coisa que não bate certo.
O posto comercializava mistura butano e propano desde Outubro e em 10 meses quantas pessoas vieram aqui dizer que abasteceram lá e fizeram mais kms ? Zero. :-?
O posto comercializava mistura butano e propano desde Outubro e em 10 meses quantas pessoas vieram aqui dizer que abasteceram lá e fizeram mais kms ? Zero. :-?
-
davidfocus
- Utilizador Frequente
- Mensagens: 297
- Registado: 28 mar 2006, 04:32
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins
- Marca do Veículo: Ford
- Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
- Ano: 2013
Re: Abre em Portugal 1º Posto com Butano
Eu já abastecia lá muitas vezes e ao longo de muitos anos, basicamente desde que o Carlos se estabeleceu em Tentugal.
Inicialmente ele tinha contrato com a Repsol e notava-se que o gpl dele fazia mais kms.
Nas últimas vezes que abasteci lá notei que, comparativamente ao gpl da Gasprocar faço menos kms.
Por isso habitualmente vou à Gasprocar.
Sem dúvida que o gpl de Espanha faz mais kms e, por exemplo, quem vai para o sotavento algarvio, V R Santo António, Castro Marim, Tavira e até mesmo Olhão, vale a pena ir abastecer gpl na Cepsa na zona industrial de Ayamonte, a 0,71 €/litro, no meu caso faço em média mais 80 kms com um depósito de 40 litros abastecido em Espanha.
É significativo.
Gasprocar vs outros: em média mais 20 a 30 kms.
A Gasprocar usa mais percentagem de Butano no gpl ou será que a qualidade do gpl é melhor?
Sabemos que não há milagres e que a percentagem de Butano influência o rendimento/consumo.
Inicialmente ele tinha contrato com a Repsol e notava-se que o gpl dele fazia mais kms.
Nas últimas vezes que abasteci lá notei que, comparativamente ao gpl da Gasprocar faço menos kms.
Por isso habitualmente vou à Gasprocar.
Sem dúvida que o gpl de Espanha faz mais kms e, por exemplo, quem vai para o sotavento algarvio, V R Santo António, Castro Marim, Tavira e até mesmo Olhão, vale a pena ir abastecer gpl na Cepsa na zona industrial de Ayamonte, a 0,71 €/litro, no meu caso faço em média mais 80 kms com um depósito de 40 litros abastecido em Espanha.
É significativo.
Gasprocar vs outros: em média mais 20 a 30 kms.
A Gasprocar usa mais percentagem de Butano no gpl ou será que a qualidade do gpl é melhor?
Sabemos que não há milagres e que a percentagem de Butano influência o rendimento/consumo.