Inspecção a gás ou a gasolina?

Problemas e Questões levantadas nos IPO's (centros de inspecção) devido as alterações do processo de legalização das Viaturas para uso de GPL
mustang
Cidadão Virtual
Mensagens: 1242
Registado: 01 fev 2006, 02:33
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por mustang » 20 mai 2008, 09:46

voltinhas Escreveu: Por ex.: Os novos subaru's Bi-fuel... GPL/Gasolina , pagam menos IA e irão pagar menos IUC
outro ex.: carros importados já com GPL abrevado no "livrete estrangeiro" , pagam menos IA e irão pagar menos IUC...

:wink:
errado.

podem dizer GPL/gasolina, caso o deposito de gasolina não ultrapasse os 15 litros e ai sim é considerado um monofuel a GPL tendo mais 10% de desconto no IA/IUC e pagando menos IMV no entanto tem de ter mencionada a gasolina porque tambem a usa, mas como o deposito é muito pequeno eles consideram ser apenas em casos de emergencia ou para arranques, dai ficar GPL/gasolina.

A redução de IA nos subarus novos não se deve ao facto de estes dizerem GPL/gasolina ou gasolina/GPL mas sim porque esta alteração foi pedida antes da matricula, estes tem sempre de ter Gasolina/GPL, isto porque podem sempre andar com o combustivel mais caro e como tal pagam pelo mais caro.

Tenho um carro importado com GPL ja averbado no documento de origem e sim tive desconto no IA/IUC, mas no documento unico está lá Gasolina/GPL

itisix
Cidadão Virtual
Mensagens: 644
Registado: 07 fev 2006, 12:07
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 1.1
Ano: 2002

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por itisix » 20 mai 2008, 09:56

E sabes como é no caso de um importado de injecção líquida? Nesse caso será só monofuel, ou não?

mustang
Cidadão Virtual
Mensagens: 1242
Registado: 01 fev 2006, 02:33
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por mustang » 20 mai 2008, 09:59

itisix Escreveu:E sabes como é no caso de um importado de injecção líquida? Nesse caso será só monofuel, ou não?
não tem nada a ver uma coisa com a outra.

só tem a ver com o caso de o carro ter ou não capacidade de circular a gasolina. Se tiver injecção liquida e não tiver sequer deposito de gasolina, é considerado um mono-fuel, mas caso tenho o deposito de gasolina de tamanho convencional e logo capacidade de poder circular a gasolina nesse caso é considerado um bi-fuel gasolina/GPL

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por voltinhas » 20 mai 2008, 10:43

mustang Escreveu:
voltinhas Escreveu: Por ex.: Os novos subaru's Bi-fuel... GPL/Gasolina , pagam menos IA e irão pagar menos IUC
outro ex.: carros importados já com GPL abrevado no "livrete estrangeiro" , pagam menos IA e irão pagar menos IUC...

:wink:
errado.

podem dizer GPL/gasolina, caso o deposito de gasolina não ultrapasse os 15 litros e ai sim é considerado um monofuel a GPL tendo mais 10% de desconto no IA/IUC e pagando menos IMV no entanto tem de ter mencionada a gasolina porque tambem a usa, mas como o deposito é muito pequeno eles consideram ser apenas em casos de emergencia ou para arranques, dai ficar GPL/gasolina.

A redução de IA nos subarus novos não se deve ao facto de estes dizerem GPL/gasolina ou gasolina/GPL mas sim porque esta alteração foi pedida antes da matricula, estes tem sempre de ter Gasolina/GPL, isto porque podem sempre andar com o combustivel mais caro e como tal pagam pelo mais caro.
Mustang,
Estava a referir-me à redução de 40% no IA... não nos monofuel k a redução é sim, de mais 10%, k perfaz 50% no total de redução de IA.
Tenho um carro importado com GPL ja averbado no documento de origem e sim tive desconto no IA/IUC, mas no documento unico está lá Gasolina/GPL
Asneira da DGV... mas o importante foi teres a redução.... :D

mustang
Cidadão Virtual
Mensagens: 1242
Registado: 01 fev 2006, 02:33
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por mustang » 20 mai 2008, 11:16

voltinhas Escreveu:
Tenho um carro importado com GPL ja averbado no documento de origem e sim tive desconto no IA/IUC, mas no documento unico está lá Gasolina/GPL
Asneira da DGV... mas o importante foi teres a redução.... :D
Mas a redução de 40% tens sempre desde que o carro venha já averbado a GPL no documento de origem, para teres 50% é que é preciso que o mesmo seja mono-fuel, para a redução não tem nada a ver dizer gasolina/gpl ou gpl/gasolina

Tu já viste algum carro importado a dizer GPL/gasolina nos documentos?

itisix
Cidadão Virtual
Mensagens: 644
Registado: 07 fev 2006, 12:07
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 1.1
Ano: 2002

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por itisix » 20 mai 2008, 14:19

Peço desculpa. Era 1750 e não 1800 :oops:

E é verdade... a nossa sociedade daqui a nada é 100% diesel. Quer dizer, estamos cá nós :mrgreen:

voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8318
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Inspecção a gás ou a gasolina?

Mensagem por voltinhas » 20 mai 2008, 17:43

mustang Escreveu: (...) Tu já viste algum carro importado a dizer GPL/gasolina nos documentos?
Já vi 1 ou 2 importados a GPL, mas os documentos não... :oops:
Mas já vi num GPL/GASOLINA... :roll:

Responder