Por que razão é necessária uma limitação do enchimento dos depósitos de GPL a 80% e como esta é efetuada?

Aqui poderá encontrar e/ou colocar questões de mecânica relacionadas com GPL

Moderator: chorao

Post Reply
rdd48856
Posts: 49
Joined: Tue Jan 28, 2025 11:28 am

Por que razão é necessária uma limitação do enchimento dos depósitos de GPL a 80% e como esta é efetuada?

Post by rdd48856 »

O propano (principal constituinte do GPL-Auto), ao contrário da água e mesmo de outros hidrocarbonetos, tem um coeficiente de dilatação térmico elevado, isto é, um aumento de 10ºC na sua temperatura provoca um aumento de volume em cerca de 6%, isto significa que se abastecermos a uma temperatura de 10ºC e ao longo do dia a temperatura aumentar até os 30ºC, o volume do GPL iria aumentar em cerca de 12%!

Se não deixarmos 20% do reservatório livre para acolher esta dilatação o reservatório poderia explodir(na realidade isso não aconteceria, porque para além da limitação de enchimento há outros mecanismos de segurança, como a válvula de segurança, que, libertando GPL gasoso para a atmosfera, impedem a explosão).

E como é feita esta limitação?
Na figura abaixo isso é facilmente percetível. Existe uma boia, com um mecanismo semelhante ao dos autoclismos, que fecha o orifício de entrada do GPL quando este atinge cerca de 80% da capacidade do reservatório.
Limitador de enchimento pequeno.png
Limitador de enchimento pequeno.png (237.04 KiB) Viewed 511 times
Adaptado de: https://www.tomasetto.com/
Post Reply